Secretaria Especial de Comunicação

Exibindo 1 para 1 de 2
Sábado, 2 de Junho de 2007 | Horário: 16:05
Compartilhe:

Prefeito entrega obras de revitalização na Haia do Carrão, Zona Leste

A Prefeitura realizou uma série de benfeitorias envolvendo a canalização do córrego Taboão, a urganização da favela Haia do Carrão e trabalho no sistema viário. Neste sábado, o prefeito, com as últimas 52 unidades habitacionais, entregou o conjuto de melhorias.
A diferença da situação de antes e depois é bem visível na antiga favela Haia do Carrão, situada na divisa dos distritos de Aricanduva com Sapopemba, Zona Leste. Para melhorar a qualidade de vida dos moradores da antiga área de risco, a Prefeitura realizou uma série de benfeitorias que envolveram a canalização do córrego Taboão, a urbanização da favela - com entrega de 52 unidades habitacionais - e trabalho no sistema viário para facilitar o acesso de quem sai de Sapopemba com destino à Radial Leste. Tudo isto foi conferido na manhã deste sábado (02/06) pelo prefeito, que entregou este conjunto de melhorias à população.

As obras de canalização e implantação do sistema viário do córrego Taboão foram realizadas entre a avenida Aricanduva e a rua Mutunópolis, totalizando 4.350 metros de canalização e 4.784 metros no sistema viário. Entre agosto de 2005 e fevereiro de 2007 foram investidos 12,5 milhões de reais na canalização e na implantação do sistema viário, sendo 9,1 milhões da Prefeitura e 3,4 milhões financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O córrego Taboão é afluente do córrego Aricanduva, que por sua vez, desemboca no rio Tietê. O Taboão passa pelos seguintes bairros: Sapopemba, Jardim Colorado, Vila Rica, Jardim Santo Eduardo, Vila Antonieta e Aricanduva. O serviço de canalização beneficia cerca de 104 mil habitantes.

As obras no sistema viário no entorno do córrego Taboão tornaram-se uma nova alternativa para os moradores de Sapopemba que desejam se dirigir rumo à Radial Leste. "Este sistema viário aberto hoje à população vem se somar às outras obras que já estão em execução na Zona Leste como a expansão da Radial Leste e as obras de prolongamento da avenida Jacu-Pêssego, que se tornará um importante corredor de escoamento da produção com destino ao Porto de Santos e ao aeroporto de Guarulhos", explicou o prefeito.

Já o trabalho de urbanização feito em Haia do Carrão conferiu mais dignidade às 52 famílias atendidas. As casas de alvenaria sobrepostas, cada uma pintada de uma cor, substituem os barracos de madeira. As novas unidades trouxeram outros tipos de melhorias. Com a pavimentação de vielas e ruas (que antes eram de terra), iluminação pública, redes de água e esgoto, além de áreas de lazer e paisagismo, a população passou a ter acesso a serviços antes inexistentes como atendimento de emergência por ambulância, coleta de lixo e de correio, por exemplo.

Ao todo, a Prefeitura construiu na região 130 moradias, das quais dezoito foram entregues em maio de 2006 sessenta em fevereiro deste ano, mais as 52 de hoje. Além da antiga favela Haia do Carrão, cujas obras foram totalmente concluídas, a favela Santo Eduardo - também próxima ao córrego do Taboão - está sendo urbanizada.

Após vistoriar a canalização do córrego Taboão, o prefeito conversou com os moradores beneficiados com as novas construções. "Desde o início da gestão já atingimos cerca de 50 mil famílias. É um número bastante expressivo. Com as nossas verbas e com as parcerias com os governos estadual e federal, nós avançamos bastante e até o final da gestão iremos avançar ainda mais", concluiu.

Satisfeito com as obras de urbanização na favela Haia do Carrão, o casal Claudiomar e Rosemeire Ferreira dos Reis, mudou no último dia 25 para a casa de alvenaria. "Em vista do barraco onde a gente morava, agora estou no céu. Antes, quando chovia alagava tudo. Não podia colocar móveis bons dentro de casa", relembra a dona de casa Rosemeire.


collections
Galeria de imagens