Secretaria Especial de Comunicação

Segunda-feira, 18 de Junho de 2007 | Horário: 11:09
Compartilhe:

Seminário debate exploração sexual e combate ao tráfico de crianças

O evento, que tem entrada franca, conta com o apoio do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual e da agência do governo dos Estados Unidos para o Desenvolvimento (Usaid) e será realizado na quarta-feira (20/06).
A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), juntamente com a Partners of The Americas e a Organização Internacional do Trabalho (OIT), realiza o seminário “Desafios para a prevenção e combate ao tráfico de crianças e adolescentes para fins de exploração sexual e proteção das vítimas”, com o objetivo de elaborar propostas e ações articuladas entre a rede de proteção e de defesa para garantir parâmetros de atendimento e segurança às vítimas. O evento, que tem entrada franca, conta com o apoio do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual e da agência do governo dos Estados Unidos para o Desenvolvimento (Usaid) e será realizado na quarta-feira (20/06), das 8h às 17h, no Auditório Instituto Sedes Sapientiae (rua Ministro de Godói, 1.484 - Perdizes).

Durante o seminário será lançada a campanha nacional de prevenção ao tráfico de crianças e adolescentes para fins de exploração sexual, criada pela agência Mr. Brain, que pretende sensibilizar a população, estimular a denúncia e dar visibilidade ao tema em todo o País. A campanha será veiculada em todos os aeroportos e emissoras de televisão do Brasil. Na programação haverá ainda a conferência sobre o paradigma deste crime numa sociedade globalizada, sexista, adultocêntrica e discriminatória e a discussão sobre o papel das redes de proteção e enfrentamento ao tráfico e exploração sexual.

O secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social ressalta que o “tráfico de crianças e adolescentes para fins de exploração sexual ultrapassa as fronteiras culturais, físicas e legais. Em função disso, é fundamental a construção de estratégias conjuntas com diferentes instituições de diversas áreas para um resultado mais eficaz na prevenção e combate a este crime que constitui grave violação dos direitos”.

A prática do turismo sexual conta, cada vez mais, com a participação de crianças e adolescentes e grandes centros empresariais como São Paulo e Rio de Janeiro são os principais destinos de muitos desses jovens que saem de outras regiões do País em busca de nova vida, distante das condições de miserabilidade de suas cidades de origem.

“A confirmação dessa triste realidade na capital paulista tem provocado uma série de ações e discussões visando não só um maior conhecimento dessa problemática, como também o atendimento integral às vítimas. Nesse seminário, pretendemos articular a rede de proteção e de defesa para combater a criminalidade e assegurar a proteção a essas crianças e adolescentes”, esclarece Letícia Massula, coordenadora do Programa TSH na Região Sudeste da Partners of The América.

A parceria entre a Smads e a Partners of The Americas já resultou na implantação do Programa de Assistência a Crianças e Adolescentes Vítimas de Tráfico para fins de Exploração Sexual no município; na realização de duas Oficinas de Formação para Construção de Metodologias de Atendimento em Abrigo; e em dois abrigos da Prefeitura, que juntos atendem 40 crianças e adolescentes. Todas as ações do programa foram viabilizadas com a verba de US$ 22 mil doada pela Usaid.

Programação do Seminário

8h às 8h30 - Credenciamento

9h às 10h - Mesa de Abertura
Floriano Pesaro - Secretário Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social
Leila Paiva - Partners of The Americas
Dr. José Gregori - CMDH
Dalka Chaves de Almeida Ferrari - Instituto Sedes Sapientiae

10h às 10h30 - Lançamento da Campanha de Prevenção ao tráfico de crianças e adolescentes para fins de exploração sexual - Programa TSH/Abrigos
Carlos Ely - ANDI
Ézio de Castro - Agência Mr. Brain

10h30 às 13h - Conferência: O paradigma do tráfico de crianças e adolescentes para fins de exploração sexual numa sociedade globalizada, sexista, adultocêntrica e discriminatória
Renato Roseno - Advogado consultor da Anced e do Comitê Nacional de Enfrentamento
Joseleno Santos - Psicólogo Profº Universidade de Goiás

13h às 14h30 - Almoço

14h30 às 16h30 - Conferências

O Papel das redes de Proteção e Enfrentamento ao Tráfico para fins de Exploração Sexual
Mediadora: Dalka Chaves de Almeida Ferrari
Leila Paiva - Partners of The Americas
Fábio Ramazzini Bechara - Promotor de Justiça do Gaeco
Coronel Casado - Guarda Civil Metropolitana
Tatiana Amendola Barbosa Lima Didion – Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social

16h30 às 17h - Coffe Break


collections
Galeria de imagens