Secretaria Especial de Comunicação

Sábado, 23 de Junho de 2007 | Horário: 14:45
Compartilhe:

AMA Sítio da Casa Pintada é a 50ª inaugurada

Novo equipamento conta com 18 clínicos gerais, 12 pediatras, três enfermeiros, 12 auxiliares de enfermagem, além de pessoal administrativo. A unidade tem capacidade para realizar uma média de 350 atendimentos por dia.
O prefeito de São Paulo, acompanhado do governador do Estado, inaugurou na manhã deste sábado (23/06) a 50ª Assistência Médica Ambulatorial (AMA) da Cidade. A AMA Sítio da Casa Pintada, que fica na Vila Carolina, em São Miguel Paulista, Zona Leste, atenderá os moradores da Vila Progresso, Cidade Nova São Miguel, Vila Jacuí, Jardim das Camélias, além do Sítio da Casa Pintada. A unidade é resultado de parceria entre a Prefeitura, o governo do Estado e a Casa de Saúde Santa Marcelina.

O prefeito enalteceu o trabalho conjunto entre município e Estado e destacou a criação das AMAs como uma das principais ações da atual gestão. “Essa é uma iniciativa que deu certo. Os números são impressionantes, e as pessoas percebem que estão sendo bem atendidas. Queremos ter condições de expandir o programa o mais rápido possível”, disse o prefeito, ressaltando que, gradualmente, as AMAs passarão a funcionar durante 24 horas.

O projeto das AMAs foi implantado em março de 2005 com o objetivo de facilitar o atendimento sem agendamento e desafogar os prontos socorros e hospitais. As AMAs prestam atendimento para casos de baixa e média complexidade, nas áreas de clínica médica, pediatria, pequenas cirurgias e ginecologia.

Levantamento da Secretaria de Saúde mostra que as AMAs já realizaram mais de 2,1 milhões de atendimentos, 920 mil exames e 620 mil procedimentos básicos, como inalações, pequenas suturas e serviços de observação em pacientes jovens e adultos. Pesquisa Ibope realizada em abril deste ano aponta que 89% dos usuários aprovam o serviço nas AMAs, com destaque para a rapidez, bom atendimento médico e instalações.

“As AMAs evitam que as pessoas tenham de ir para pronto socorros e hospitais para examinar questões simples, como uma consulta, um curativo. Nesse sentido, as AMAs têm funcionado excepcionalmente bem”, afirmou o governador. “Na Saúde, o que é preciso é melhorar. Que hoje seja melhor do que ontem, que amanhã seja melhor do que hoje”, raciocinou o governador.

A AMA Sítio da Casa Pintada conta com 18 clínicos gerais, 12 pediatras, três enfermeiros, 12 auxiliares de enfermagem, além de pessoal administrativo. A infra-estrutura é formada por cinco consultórios médicos, salas de observação, emergência, medicação, inalação, raios-x e câmera escura, sala de espera e recepção, dois banheiros para pacientes (um deles para deficientes físicos) e almoxarifado. A unidade tem capacidade para realizar uma média de 350 atendimentos por dia.

collections
Galeria de imagens