Secretaria Especial de Comunicação

Segunda-feira, 2 de Julho de 2007 | Horário: 16:40
Compartilhe:

Seminário debate construções e reformas sustentáveis na Cidade

Acontece nesta segunda-feira (02/06) o 1º Seminário Internacional ''Promovendo Construções e Reformas Sustentáveis na cidade de São Paulo'', que discute estratégias e experiências em construção sustentável.
O prefeito participou na manhã desta segunda-feira (02/06) da abertura do 1º Seminário Internacional "Promovendo Construções e Reformas Sustentáveis na cidade de São Paulo", acompanhado pelo secretário municipal de Verde e Meio Ambiente. O seminário, que se estende até as 19h30, apresenta e debate estratégias e experiências em construção sustentável, com presenças dos especialistas internacionais Rolf Buschman, do International Education Center for Energy Solutions, Guido Pettinelli, do World Green Building Council, e Robert Chapman, da Fundação Clinton.

"Esse seminário permite à Prefeitura mostrar não apenas o que vem fazendo, mas discutir junto à sociedade e à área acadêmica as ações seguintes, que serão adotadas em conjunto pelo poder público, sociedade civil, em parceria com os Governos Federal e Estadual. Cada vez mais estamos convencidos de que administrar uma cidade como São Paulo é melhorar a sua qualidade de vida, isto é, investir em políticas públicas que melhorem as condições climáticas e recuperem o meio ambiente para fazer ver, ao paulistano e ao brasileiro, que é possível criar uma cidade com melhores condições de vida", explicou o prefeito.

"Desde o início desta gestão temos adotado diversas ações. No ano passado foram plantadas 162 mil árvores e neste ano devemos atingir 200 mil. Temos hoje mais 12 parques em construção na cidade. Será implantado já no ano que vem a inspeção veicular, temos ações de combate à poluição das águas, preservação dos mananciais, melhoria da qualidade da água das represas, entre outras ações. Grande parte dessas medidas sai de discussões como esta. À medida que aconteçam essas discussões, vamos identificar novas políticas públicas para termos a oportunidade de, juntos, construir uma cidade com qualidade de vida melhor", lembrou ele.

O evento é realizado em parceria entre a Prefeitura, Secretaria Municipal de Verde e Meio Ambiente, a organização Governos Locais pela Sustentabilidade (Ilcei), Secretariado para América Latina e Caribe (Lacs) e Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (GVces), com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e Iniciativa Clinton sobre o Clima - Fundação Clinton (CCI-CF).

O objetivo é apresentar o conceito de construção sustentável e discutir a adaptação das edificações existentes na cidade pela atualização de instalações hidráulicas, elétricas e dos principais equipamentos, como elevadores e sistemas de ar condicionado, entre outros, visando à eficiência no uso dos recursos naturais.

O seminário aborda conceitos, práticas e exemplos de atualização das construções, incorporando eficiência energética e outras medidas de racionalização na construção e no uso dos edifícios. As chamadas construções verdes beneficiam amplamente o meio ambiente ao promover a redução do uso de energia, de emissões de CO² e do uso de água.

Entre as ações desenvolvidas pela Prefeitura no combate à poluição e na busca do desenvolvimento sustentável estão a Operação Defesa das Águas, em parceria com o Governo do Estado; o programa Diesel Limpo, que a partir de 2008 vai limitar a concentração de enxofre no combustível em 50 partículas por milhão; a criação de parques lineares e o aumento da área verde do Município; o investimento em ciclovias; o aproveitamento de biogás e de créditos de carbono nos aterros Bandeirantes e São João; a implantação de Ecopontos para recebimento de entulho; a coleta seletiva de lixo; a criação em 2005 da Câmara de Compensação Ambiental e do Comitê Municipal de Mudanças Climáticas e Ecoeconomia; a adesão ao programa Cidade Amiga da Amazônia, do Greenpeace, tornando-se a primeira cidade a comprar madeira de origem certificada para suas obras; e a Lei Cidade Limpa.


collections
Galeria de imagens