Secretaria Especial de Comunicação

Segunda-feira, 9 de Julho de 2007 | Horário: 18:25
Compartilhe:

Estátua do apóstolo São Paulo é inaugurada em praça do Morumbi

Obra do escultor italiano Galileo Emendabili fica na praça Vinícius de Moraes e foi doada pela iniciativa privada. A estátua em bronze, com 4 toneladas e 4,5m de altura, ganhou o nome ''Andando'', pois São Paulo era andarilho, indo de cidade em cidade para pregar a evangelização.
O prefeito de São Paulo participou na tarde desta segunda-feira (09/07) da inauguração da primeira estátua do apóstolo São Paulo na Capital. A estátua foi instalada na praça Vinícius de Moraes, ao lado do Palácio dos Bandeirantes, no Morumbi. A obra foi projetada há quase 50 anos pelo escultor italiano Galileo Emendabili, já falecido, responsável pelo monumento aos Heróis Constitucionalistas de 1932, também conhecido como Obelisco do Ibirapuera, e o monumento a Ramos de Azevedo, instalado na Cidade Universitária.

O projeto é um presente do empresário Luiz Roberto Silveira Pinto, dono da rede de saúde Samcil, à cidade de São Paulo. Sua construção foi autorizada pela filha do escultor e curadora do acervo, Fiammetta Emendabili. A estátua ganhou o nome "Andando", pois São Paulo era andarilho, indo de cidade em cidade para pregar a evangelização. A obra, feita em bronze, pesa 4 toneladas e mede 4,5 metros de altura.

O prefeito destacou que o monumento estava sendo inaugurado em dia muito especial para o povo paulista e paulistano. "Estamos mostrando que a cidade está preocupada em preservar sua memória e história. Homenageando este importante escultor e a sua família, estamos homenageando nossa cidade, dando demonstrações da importância que a cultura tem em São Paulo. Faltava à nossa metrópole uma homenagem ao apóstolo São Paulo de tamanha estatura. Este monumento está instalado em uma bela praça e sua inauguração ocorre num dia importante, o 9 de Julho".

Ele destacou que apesar de todos os problemas que envolvem a metrópole, a cidade consegue manter suas tradições e preservar sua memória. "São Paulo é uma cidade que tem dado, nos últimos meses, demonstrações de que quer restaurar e recuperar seus bons momentos. A cidade abraçou a causa da qualidade de vida e juntos, sociedade e poder público estão fazendo desta bandeira uma verdadeira cruzada", disse o prefeito numa referência ao trabalho que sua administração está fazendo no combate à poluição em suas mais diversas faces como a visual, da água, a sonora e a da água. O prefeito ainda ressaltou os investimentos realizados em áreas prioritárias para a população como saúde e educação.

Referindo-se ao escultor italiano Galileo Emendabili, o secretário de Coordenação das Subprefeituras observou a importância de se relembrar os nomes de pessoas importantes que ajudaram a escrever a história de São Paulo. Citou que um dos grandes sonhos do artista era fazer uma praça em homenagem ao Trabalhador.

O presidente da Samcil disse que o monumento está sendo inaugurado numa data especial para todos os paulistas. "Comemora-se hoje a Revolução Constitucionalista de 32, onde meu pai e meus tios lutaram bravamente. Agradeço a todos os órgãos de governo que estiveram envolvidos no projeto e viabilizaram a construção deste monumento. Para nós que estamos há 47 anos em São Paulo é uma honra poder colaborar com a história desta cidade", afirmou.

collections
Galeria de imagens