Secretaria Especial de Comunicação

Quinta-feira, 12 de Julho de 2007 | Horário: 09:37
Compartilhe:

‘Remédio em Casa’ completa dois anos atendendo cerca de 70 mil pessoas

Somente nos últimos 12 meses, cerca de 35 mil desses usuários passaram a contar com o serviço, que garante a remessa das fórmulas e produtos pelo correio. Programa facilita o acesso a medicamentos para quase 70 mil pacientes na Capital.
Neste 12 de julho, o Programa Remédio em Casa, coordenado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), completa dois anos de funcionamento facilitando o acesso a medicamentos para quase 70 mil pacientes em todo o município de São Paulo. Somente nos últimos 12 meses, cerca de 35 mil desses usuários passaram a contar com o serviço, que garante a remessa das fórmulas e produtos pelo correio. Todos passam por atendimento contínuo, isto é, a cada três meses recebem em casa uma caixa pelos correios contendo a medicação necessária para os 90 dias seguintes.

Além de distribuir os medicamentos, o Programa facilita a vida dos pacientes. Para a dona de casa Neide de Andrade, moradora do bairro do M’Boi Mirim, na Zona Sul da Cidade, que sofre de hipertensão e diabetes, a novidade ajudou no tratamento e eliminou a rotina de correr para a farmácia da Unidade Básica de Saúde (UBS) onde é atendida. "Só tenho a agradecer. Antes tinha dificuldade para buscar o que precisava. Agora recebo tudo em casa. Não preciso mais me preocupar com isso. Ficou bem mais fácil seguir meu tratamento e controlar o meu problema de saúde", ressalta.

O Remédio em Casa beneficia, sobretudo, os pacientes hipertensos e diabéticos estáveis, ou seja, os que não apresentam um grau avançado em seus problemas de saúde. Os médicos que fazem o acompanhamento dessas pessoas nas UBSs efetuam o cadastramento delas no Programa. Isso garante a remessa do medicamento à casa do usuário em quantidade suficiente para um período de três meses. No término desse prazo, o paciente retorna à unidade para submeter-se à nova avaliação. De acordo com a Coordenação do Remédio em Casa, já foram distribuídos 59.222.972 comprimidos desde que o Programa foi implantado, portanto em dois anos.

Até o momento já foram atendidas cerca de 170 mil receitas médicas. Na capital, existem 407 UBSs habilitadas para distribuir os medicamentos que fazem parte do Programa Remédio em Casa. Na lista de remédios do Programa, estão os seguintes produtos: Hidroclorotiazida 25mg, Propranolol 40mg, Atenolol 50mg, Captopril 25mg, Enalapril 20mg e 5mg, Nifedipino 20mg (liberação prolongada), Anlodipino 5mg, Acido acetilsalicílico 100mg, Metformina 850mg e Glibenclamida 5mg. Outras informações podem ser obtidas pela Central 156 ou no site www.prefeitura.sp.gov.br.

collections
Galeria de imagens