Secretaria Especial de Comunicação
''Trânsito Agora'', novo site da CET, amplia as vias monitoradas
Direcionado à imprensa, o ''Trânsito Agora'' amplia de 561 para 800 os quilômetros de vias monitoradas pela CET. O lançamento do site aconteceu nesta segunda-feira (16/07).
ATUALIZADA ÀS 18h - O prefeito lançou nesta segunda-feira (16/07), na Central de Operações da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), o "Trânsito Agora", o novo site da CET para a divulgação de dados sobre o trânsito de São Paulo. A página traz diversas novidades, dentre elas a ampliação de 561 quilômetros para 800 quilômetros das vias monitoradas, que servem de base para a medição dos índices e médias de congestionamento.
"É um avanço na prestação de serviços da Prefeitura para o cidadão", afirmou o prefeito. "A partir de hoje, a CET continua apresentando à cidade os mesmos dados que apresentava, mas adiciona a esses outros importantes. Com mais quilômetros sendo cobertos, dá a oportunidade ao motorista de ver que tem outras opções de trânsito".
Segundo o secretário municipal de Transportes a ampliação alcança principalmente os corredores da periferia de São Paulo. "A realidade da cidade é outra hoje, diferente de anos atrás. Vias que antes não eram relevantes passaram a ser importantes", disse o secretário.
Também há mudança dos índices de congestionamento. Em vez de quilômetros de lentidão, o novo padrão passa a ser o percentual de trânsito lento em relação ao total das vias monitoradas. A alteração visa a estabelecer uma medida apropriada que possa comportar futuras ampliações no monitoramento e possibilitar comparação com as medições anteriores. O diretor de operação da CET, explica que os quilômetros de lentidão em relação à base antiga de 561 quilômetros e à nova de 800 quilômetros continuam a ser divulgados para que a população não perca a referência e se acostume ao novo padrão.
Trânsito Agora
O site "Trânsito Agora" está disponível apenas para a imprensa, para evitar problemas decorrentes de números excessivos de acesso. Contudo, a CET já estuda a divulgação do novo serviço para toda a população.
A página oferece um conjunto de informações para auxiliar na indicação dos melhores trajetos e horários para deslocamentos e, assim, contribuir para melhorar a qualidade de vida e a segurança no trânsito. As informações são atualizadas em tempo real. A cada 30 minutos aponta o índice de lentidão, medido das 7h às 20h, por meio estatístico, nas vias monitoradas, principalmente naquelas com maior volume de tráfego.
O "Trânsito Agora" apresenta a cidade dividida em cinco regiões para facilitar a identificação do local das lentidões. Dessa forma, o usuário pode definir, com informações mais detalhadas, os melhores trajetos para deslocamentos.
Outra novidade é indicar, em tempo real, quais as vias que estão sendo efetivamente monitoradas. O site sinaliza com cores quais são e, ainda, onde o monitoramento está ativo ou inativo. Isso caracteriza um conceito novo denominado "monitoramento com base móvel".
Também divulga a relação de vias, com seus respectivos sentidos de circulação, que contribuem para o índice de lentidão no momento da consulta, apresentada em trecho, na ordem decrescente, de acordo com a extensão da lentidão. Essa relação aponta também, para cada dia, o percentual da lentidão em relação à lentidão total da cidade e o percentual acumulado.
A CET monitora o trânsito, avalia e controla os índices de congestionamento diariamente. Os técnicos de trânsito realizam as atividades operacionais em viaturas ou se posicionam no alto dos prédios e transmitem, via computador de mão e celular, as informações sobre as lentidões e ocorrências nas vias à Central de Operações, onde os dados são processados, armazenados e apresentados em forma de mapas, gráficos e tabelas. Os novos dados que estão incluídos no "Trânsito Agora" já eram medidos pela CET mas não incluídos nos índices divulgados.
"É um avanço na prestação de serviços da Prefeitura para o cidadão", afirmou o prefeito. "A partir de hoje, a CET continua apresentando à cidade os mesmos dados que apresentava, mas adiciona a esses outros importantes. Com mais quilômetros sendo cobertos, dá a oportunidade ao motorista de ver que tem outras opções de trânsito".
Segundo o secretário municipal de Transportes a ampliação alcança principalmente os corredores da periferia de São Paulo. "A realidade da cidade é outra hoje, diferente de anos atrás. Vias que antes não eram relevantes passaram a ser importantes", disse o secretário.
Também há mudança dos índices de congestionamento. Em vez de quilômetros de lentidão, o novo padrão passa a ser o percentual de trânsito lento em relação ao total das vias monitoradas. A alteração visa a estabelecer uma medida apropriada que possa comportar futuras ampliações no monitoramento e possibilitar comparação com as medições anteriores. O diretor de operação da CET, explica que os quilômetros de lentidão em relação à base antiga de 561 quilômetros e à nova de 800 quilômetros continuam a ser divulgados para que a população não perca a referência e se acostume ao novo padrão.
Trânsito Agora
O site "Trânsito Agora" está disponível apenas para a imprensa, para evitar problemas decorrentes de números excessivos de acesso. Contudo, a CET já estuda a divulgação do novo serviço para toda a população.
A página oferece um conjunto de informações para auxiliar na indicação dos melhores trajetos e horários para deslocamentos e, assim, contribuir para melhorar a qualidade de vida e a segurança no trânsito. As informações são atualizadas em tempo real. A cada 30 minutos aponta o índice de lentidão, medido das 7h às 20h, por meio estatístico, nas vias monitoradas, principalmente naquelas com maior volume de tráfego.
O "Trânsito Agora" apresenta a cidade dividida em cinco regiões para facilitar a identificação do local das lentidões. Dessa forma, o usuário pode definir, com informações mais detalhadas, os melhores trajetos para deslocamentos.
Outra novidade é indicar, em tempo real, quais as vias que estão sendo efetivamente monitoradas. O site sinaliza com cores quais são e, ainda, onde o monitoramento está ativo ou inativo. Isso caracteriza um conceito novo denominado "monitoramento com base móvel".
Também divulga a relação de vias, com seus respectivos sentidos de circulação, que contribuem para o índice de lentidão no momento da consulta, apresentada em trecho, na ordem decrescente, de acordo com a extensão da lentidão. Essa relação aponta também, para cada dia, o percentual da lentidão em relação à lentidão total da cidade e o percentual acumulado.
A CET monitora o trânsito, avalia e controla os índices de congestionamento diariamente. Os técnicos de trânsito realizam as atividades operacionais em viaturas ou se posicionam no alto dos prédios e transmitem, via computador de mão e celular, as informações sobre as lentidões e ocorrências nas vias à Central de Operações, onde os dados são processados, armazenados e apresentados em forma de mapas, gráficos e tabelas. Os novos dados que estão incluídos no "Trânsito Agora" já eram medidos pela CET mas não incluídos nos índices divulgados.
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