Secretaria Especial de Comunicação

Terça-feira, 7 de Agosto de 2007 | Horário: 15:33
Compartilhe:

Parceria com OS vai otimizar gerenciamento de unidades de saúde

Anúncio do terceiro contrato com entidade para administrar serviços municipais de saúde foi feito durante vistoria à Unidade Básica de Saúde Jardim Paranapanema.
O prefeito de São Paulo inspecionou nesta terça-feira (07/08) a Unidade Básica de Saúde Jardim Paranapanema, em M' Boi Mirim, na Zona Sul. A vistoria marca o início do novo modelo de gestão para 17 Unidades Básicas de Saúde vinculadas ao Programa de Saúde da Família (PSF) e quatro unidades de Assistência Médica Ambulatorial (AMAs) da região. O novo modelo de gestão será administrado pela Organização Social (OS) Centro de Estudos e Pesquisas Doutor Amorim (Cejam). Entre elas, a própria UBS/PSF Jardim Paranapanema, que passou a atender a população em novo local, no qual foram ampliados os serviços do PSF, com a contratação de mais uma equipe. Também entra em funcionamento serviço odontológico no local.

"É mais um avanço da administração municipal na área da saúde. As parcerias são fundamentais para a Cidade. Parcerias com instituições idôneas, que têm espírito público. Aqui na Zona Sul, tenho certeza de que vai melhorar o atendimento de saúde como um todo", afirmou o prefeito. Ele destacou que a Prefeitura é rigorosa no acompanhamento do trabalho das OSs, no cumprimento das recomendações de eficiência, apresentação de recursos humanos, transparência e integração com a comunidade. "Esse é o compromisso do CEJAM com a Prefeitura e com a Cidade", acrescentou.

Localizada na rua Pietro da Milano, 100, a UBS/PSF Jardim Paranapanema fica na área do Jardim Ângela. A região abriga quase 320 mil moradores, dos quais 65% dependem dos serviços públicos de saúde. A unidade atende população de 20 mil habitantes, distribuída em quatro bairros: Jardim Paranapanema, Morro do Índio, Jardim Ranieri e Jardim Jangadeiro. A implementação dos trabalhos da OS será feita de forma gradativa e tem por objetivo a melhoria do atendimento oferecido à comunidade.

A UBS/PSF Jardim Paranapanema funciona em prédio reformado para melhor abrigar os serviços de saúde. Passou a contar com mais uma equipe do PSF, integrada por 10 profissionais. Com isso, o atendimento na UBS agora é realizado por cinco equipes e os serviços odontológicos executados por quatro cirurgiões-dentistas e duas auxiliares de consultório.

No local, funcionam cinco equipes de PSF, compostas por cinco médicos generalistas, pediatra, cinco enfermeiros, 10 auxiliares de enfermagem e 30 agentes comunitários de saúde. São realizados 500 atendimentos diários e, na área de Saúde Bucal, a previsão é de que sejam atendidos, em média, 40 pacientes/dia. O serviço odontológico deverá servir também aos usuários das UBSs Jardim Caiçara e Chácara Santa Maria.

Organização Social

O Centro de Estudos e Pesquisas Doutor Amorim (Cejam) já realiza atividades em parceria com a Prefeitura há cinco anos. Ao assumir a gestão de 17 UBSs e quatro AMAs deverá concentrar esforços para preencher as vagas de médicos e outros profissionais nas unidades de saúde, além da execução de reparos necessários nos prédios onde estão instaladas.

Além das reformas pontuais - já estão programadas intervenções nas UBSs Jardim Souza e Jardim Aracati II - a OS deverá instalar na região de M´Boi Mirim, até fevereiro de 2008, uma nova AMA para funcionar acoplada à UBS Figueira Grande.

A OS também pretende contratar mais 18 dentistas e auxiliares para reforçar o atendimento nas unidades nas quais já existem consultórios odontológicos. De acordo com Fernando Proença de Gouveia, diretor do Cejam, a instituição também desenvolve trabalho preventivo auxiliando a população a evitar situações de risco para a saúde. Segundo Proença, uma das causas mais freqüentes dos traumas atendidos nas unidades de saúde dessa região é a queda de lajes.

A parceria significa, de acordo com Proença, a coroação de um trabalho de muitos anos, numa região onde a entidade concentra ações sociais em vários setores. "Agora, teremos condições de fazer ainda mais pela saúde em São Paulo. Nossa responsabilidade é maior como OS, e vai permitir maior agilidade no trabalho, respeitando a população e buscando atender as necessidades de saúde da população". Acompanharam o prefeito o secretário-adjunto de Saúde e o subprefeito de M´Boi Mirim.

Confira a lista de UBSs gerenciadas pela OS Cejam

· UBS-PSF Alto da Riviera;
· UBS-PSF Chácara Santa Maia;
· UBS-PSF Jardim Aracati;
· UBS-PSF Jardim Caiçara;
· UBS-PSF Jardim Coimbra;
· UBS-PSF Jardim Guarujá;
· UBS-PSF Jardim Herculano;
· UBS-PSF Jardim Kagohara;
· UBS-PSF Jardim Nakamura;
· UBS-PSF Jardim Paranapanema;
· UBS-PSF Jardim Santa Margarida;
· UBS-PSF Parque do Lago;
· UBS-PSF Santa Lúcia;
· UBS-PSF Vila Calú;
· UBS-AMA Jardim Capela;
· UBS-AMA Parque Novo Santo Amaro;
· UARS Jardim Ângela;
· UBS-AMA Jardim São Luiz.

collections
Galeria de imagens