Secretaria Especial de Comunicação

Domingo, 19 de Agosto de 2007 | Horário: 15:35
Compartilhe:

Prefeitura inaugura Vila dos Idosos no Pari

São quitinetes e apartamentos de um quarto, que têm respectivamente 29 e 43 m², com adaptações voltadas às limitações de mobilidade dos moradores, como largura e altura dos degraus, adequação dos pisos, altura das janelas e espaço para circulação de cadeira de rodas.
O prefeito de São Paulo compartilhou na manhã deste domingo (19/08) da alegria de mais de uma centena de idosos que ganharam um lar. A Vila dos Idosos, conjunto residencial no Pari, entregue oficialmente pelo prefeito, dá a 145 pessoas mais do que uma casa, mas uma grande família.

"A alegria dessas pessoas mostra a importância de se construir moradias para quem não tem onde morar com dignidade. Nós temos que investir mais. Em parceria ou isoladamente, a Prefeitura, o Governo do Estado e o Federal, têm de criar programas para que essas pessoas tenham acesso à sua casa própria", declarou o prefeito.

A Vila dos Idosos abriga pessoas que viviam com outras famílias ou não tinham onde morar. Projetado para receber moradores com idade acima de 65 anos, o conjunto habitacional é uma alternativa para pessoas idosas de baixa renda. É o primeiro conjunto entregue na Cidade construído pelo Programa de Locação Social destinado àqueles que têm mais de 65 anos. Com o programa, os moradores irão desembolsar um quarto do salário da família para o aluguel, mais R$ 40 de condomínio.

Os critérios da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) para a seleção dos moradores foram, além da idade, renda de até três salários mínimos e residir há pelo menos quatro anos em São Paulo. São aquelas pessoas que vivem sozinhas ou com apenas um acompanhante, seja ele marido ou outra pessoa da família ou não. Foram priorizados os que se enquadram nesses requisitos e que apresentam alguma deficiência ou mobilidade reduzida. Caso as unidades sejam desocupadas futuramente, serão redirecionadas para outros cadastrados na secretaria.

As unidades habitacionais são quitinetes e apartamentos de um quarto, que têm respectivamente 29 e 43 m², com adaptações voltadas às limitações de mobilidade dos moradores, como por exemplo largura e altura dos degraus, adequação dos pisos, altura das janelas e espaço para circulação de cadeira de rodas. Todas as unidades têm ventilação cruzada, que foi possível com a colocação das janelas paralelas voltadas para uma face e para o corredor externo, o que mantém os ambientes permanentemente arejados.

Dezesseis quitinetes e nove apartamentos no térreo - são quatro pavimentos no total - foram projetados para uso de pessoas com dificuldade de locomoção e contam com barras para apoio nos chuveiros, apoio para sanitário e espaço para circulação de cadeiras de rodas. Nos outros três pavimentos há 48 apartamentos e 72 quitinetes. O conjunto, construído numa área de quase oito mil metros quadrados, tem três halls de elevadores.

A área externa da Vila dos Idosos é composta por quadra de bocha; área verde; praça externa e espelho d'água; uma horta comunitária; quatro espaços comunitários multiuso que serão utilizados para projeções de vídeo, atividades físicas, salas para tv e jogos, salão comunitário, sala de administração e portaria.

A região escolhida para a implantação do Conjunto Habitacional da Vila dos Idosos conta com infra-estrutura e equipamentos de saúde e de assistência social que favorece a utilização desses serviços públicos pelos moradores. A intenção é fomentar a autonomia e independência dos idosos.

A Secretaria Municipal de Habitação foi responsável pela obra, executada pela Cohab-SP com recursos do Programa Especial de Habitação Popular do Orçamento Geral da União (OGU/PEHP) e do Fundo Municipal de Habitação (FMH) da Prefeitura. Acompanharam o prefeito o secretário municipal de Habitação e os subprefeitos da Mooca e da Penha.

collections
Galeria de imagens