Secretaria Especial de Comunicação

Quinta-feira, 23 de Agosto de 2007 | Horário: 09:40
Compartilhe:

87 escolas municipais passam para regime de dois turnos diurnos

A partir de 2008, escolas de Ensino Fundamental trabalham com dois turnos diurnos para que entre em vigor o modelo pedagógico de cinco horas diárias de aula. Mais de 114 mil alunos serão beneficiados.
Mais 87 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) iniciam o ano letivo de 2008 com apenas dois turnos diurnos. A divulgação foi feita ontem, quarta-feira (22/08), pela Secretaria Municipal de Educação.

Nessas escolas passa a vigorar o modelo pedagógico de cinco horas diárias. A mudança beneficiará mais 114 mil alunos.

Com isso mais de dois terços de escolas de Ensino Fundamental da rede municipal passam a funcionar em dois turnos diurnos, beneficiando 330 mil alunos.

É uma conquista histórica. Desde os anos 80, o município convive com escolas organizadas em três turnos diurnos, inadequadas ao processo de ensino e aprendizagem. No ano de 2006, 66% das escolas municipais de ensino fundamental ainda eram organizadas dessa forma. Foi feita a primeira reorganização da rede e este número baixou para 51%. Já no início do ano que vem isso se inverte. Esta situação se configura sem levar em conta as 70 novas escolas em construção e possibilitará a erradicação por completo dos três turnos diurnos na cidade.

A divulgação da lista, com seis meses de antecedência, permite a Secretaria informar diretores, gestores e demais integrantes da rede municipal de ensino sobre o novo modelo de funcionamento de cinco horas das unidades no ano que vem.

Além disso, alerta para a importância de programar com antecedência as ações que interferem na organização e no funcionamento das escolas no próximo ano letivo.

Essa divulgação antecipada também garante aos professores tempo hábil para se inscrever nos concursos anuais de remoção, garantindo o quadro docente de cada unidade escolar.

Construções e reformas

Desde o começo do ano, a Prefeitura desenvolve amplo programa que prevê a construção de 70 novas escolas e reforma em 476 unidades da Rede Municipal de Ensino, entre Centros de Educação Infantil (CEIs), Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) e Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs). Essa medida beneficia todas as regiões da cidade.

Para ter uma idéia do que isso significa, 16 novos CEUs estão em construção e outros seis estão em planejamento. Dos 16 em andamento, cinco já funcionam parcialmente, apenas com a parte pedagógica. O Bloco Esportivo e Cultural (BEC) dessas unidades está em fase de finalização.

"Uma hora a mais na sala de aula significa para a criança que entra na primeira série dois anos a mais de aula, ou seja, uma criança que entrar hoje na primeira série e ficar até a oitava, no município, vai ter o equivalente a dois anos a mais na sala de aula", explica o secretário da Educação.

Para o titular da pasta, parte do sucesso pode ser creditada aos coordenadores e diretores de escola. "O envolvimento das direções de nossas escolas, com vistas à melhoria do ensino em nossa cidade, faz com que acreditemos que em breve não teremos escolas com três turnos diurnos".

collections
Galeria de imagens