Secretaria Especial de Comunicação

Segunda-feira, 27 de Agosto de 2007 | Horário: 12:38
Compartilhe:

Cine Olido apresenta mostra de documentários sobre 26 bairros

Histórias de bairros paulistanos são contadas pelos roteiros selecionados do projeto Documentário dos Bairros de São Paulo promovido pelas Secretarias Municipais de Cultura e Educação.
Estima-se que a cidade de São Paulo tenha mais de 1.500 bairros. Para relatar a história de alguns deles, as Secretarias Municipais de Cultura e Educação criaram o projeto Documentário dos Bairros de São Paulo, que selecionou 26 roteiros entre mais de 240 inscritos. O resultado desse trabalho poderá ser visto a partir de terça-feira (28/08), na mostra que será realizada na Galeria Olido.

Para André Klotzel, diretor de “O Bom Retiro é o mundo”, contar a história de um bairro que reúne uma população tão diversificada em apenas 26 minutos foi um desafio. “O Bom Retiro é uma colcha de retalhos, tem gente de todas as partes do mundo. Ao final, tínhamos 16 horas de gravação. E o processo de edição durou cerca de dois meses. Dava pra fazer um longa”.

Diretora do documentário “Vila Madalena: uma história e seus atores”, Ana Luiza Penna concorda com Klotzel. “Havia material para algumas horas de filme, no entanto, como se tratava de uma proposta com enfoque educacional, procuramos ser mais objetivos”, explica. A escolha de Vila Madalena como tema do documentário foi, sobretudo, afetiva, conta Ana Luiza. “É o bairro que eu mais conheço, sempre estive nas feiras abertas que eram realizadas na Vila e organizadas pelo meu tio”. Tanta familiaridade com o local fez com que a busca por personagens fosse feita de porta em porta. “Foram quase seis meses de entrevistas”.

Klotzel contou com a ajuda de estudantes de cinema da USP para encontrar seus entrevistados. A idéia inicial do roteiro era abordar apenas quatro personagens e relacionar acontecimentos pessoais que se confundiam com a história do bairro. “Quando começamos a colher os depoimentos, notamos que não dava para reduzir o filme em apenas quatro pessoas. Então, optamos por 13 histórias de um minuto. Cada um dos entrevistados nos remeteria a um fato do passado, ao qual dedicaríamos também um minuto”, explica.

Em breve, o público também poderá conferir os filmes no Canal Futura e na TV Cultura, que já negociaram os direitos de sua exibição. Além do Bom Retiro e da Vila Madalena, a mostra reúne documentários sobre a Barra Funda, Perdizes, Mooca, Brás, Vila Matilde, Vila Maria, Jardim Felicidade, Perus, Capão Redondo, Capela do Socorro, Cidade Tiradentes, Freguesia do Ó, Itaim Paulista, Jabaquara, Vila Barreto, Jardim São Paulo, São Miguel Paulista, Higienópolis, Campos Elíseos, Liberdade, Luz, Pacaembu, Brasilândia e Vila Prudente.

Curiosidades sobre alguns bairros

Vila Madalena: quem vê a agitada vida noturna da Vila Madalena nem imagina que, no início do século 20, o bairro era considerado área rural por não apresentar nenhum sinal da infra-estrutura encontrada no Centro. O bonde, principal meio de transporte da época, só chegou lá em 1953. Há rumores de que os nomes de algumas ruas da Vila Madalena, como Aspicuelta, Purpurina e Harmonia, foram escolhidos pelo poeta Oswald de Andrade, antigo morador da região.

Bom Retiro: o futebol brasileiro nasceu no Bom Retiro e foi trazido por Charles Miller, brasileiro que foi estudar na Inglaterra. No início, os times eram formados por operários.

Vila Maria: a maior enchente ocorrida na Vila Maria foi em 1929 e o nível da água chegou a dois metros. O bairro, construído sobre a várzea do rio Tietê, era constantemente inundado.

Higienópolis: o bairro recebeu esse nome porque, em função do ar puro e da rica vegetação que havia no local, muitas pessoas iam até o bairro para se tratar de doenças respiratórias, como a tuberculose.

Mooca: o bairro da Mooca, um dos mais tradicionais da Cidade, foi criado em 1556, apenas dois anos após a fundação de São Paulo. No início, o local servia de passagem para jesuítas e bandeirantes que seguiam rumo ao litoral sul de São Paulo.

Serviço

Programação completa: www.prefeitura.sp.gov.br/cultura.

Endereço:
Cine Olido - avenida São João, 473. Grátis.
collections
Galeria de imagens