Secretaria Especial de Comunicação

Quinta-feira, 13 de Setembro de 2007 | Horário: 11:00
Compartilhe:

Avenida Paulista é a próxima parada de 'O Centro é uma sala de aula'

Com propósito inicial de suprir a necessidade de desenvolver atividades pós-aula para informar os estudante sobre o que há em torno de sua região, o projeto tem a Paulista como próximo roteiro.
Mais uma turma de estudantes vai conhecer os principais pontos turísticos da avenida Paulista, no passeio Redescobrindo a Paulista, desenvolvido pelo Santander Banespa, que compõe um dos roteiros do projeto "O Centro é uma sala de aula". O Centro de Educação de Jovens e Adultos (Cieja) do Cambuci levará 35 alunos para conhecer curiosidades sobre a via mais famosa da Cidade nesta quinta-feira (13/09) , a partir das 8h.

A visita à Paulista foi inspirada no bem-sucedido passeio monitorado realizado desde 2005, na região central de São Paulo, o Redescobrindo o Centro. "É importante que estes jovens aproveitem e se envolvam com o que o Centro de São Paulo tem para oferecer. Dessa forma, eles descobrem a Cidade e ganham o sentimento de pertencerem a este espaço", afirma o secretário das subprefeituras.

"No Redescobrindo, trabalhamos conteúdos de história e cultura de São Paulo, mostramos um pouco da evolução da arquitetura da Cidade, de seu crescimento econômico e estimulamos a cidadania dos estudantes", explica a professora Olga Arruda, coordenadora de Projetos Educacionais da Subprefeitura da Sé. No Centro, o projeto começou atendendo 210 crianças e adolescentes. Hoje, o número chega a 1.200. "A expectativa é que fechemos o ano contabilizando 3.500 estudantes nas duas regiões - Centro e Paulista - onde acontece o projeto", afirma Rafael Maceu Salhabri, analista-sênior do Santander Banespa. Ele também destaca um dos motivos do sucesso do programa: unir educação e cultura de forma lúdica, atraindo a atenção dos estudantes. Durante o passeio, os participantes passam pela Casa das Rosas, pelo prédio da Fiesp, parque Trianon, Masp, Conjunto Nacional e recebem informações que mesclam História, Arquitetura e curiosidades em geral.

Sobre 'O Centro é uma sala de aula'

Implantado no início de 2005, "O Centro é uma sala de aula" - uma iniciativa da Subprefeitura da Sé e da Secretaria Municipal de Educação que tem como parceiros também a ONG Cidade Escola Aprendiz, a Comgás e a Casa Redonda Produções - surgiu da necessidade de desenvolver atividades pós-aula que fizessem com que os estudantes aprendessem e tomassem conhecimento de tudo o que o entorno de sua região pode oferecer. Nestes dois anos, o projeto contou com a participação de 10 mil alunos das 18 escolas municipais da região, que visitaram espaços culturais do Centro, como a Pinacoteca do Estado, Museu de Arte Sacra, prédio do Banespa, Edifício Martinelli, Centro Cultural São Paulo, Biblioteca Mário de Andrade, Cemitério da Consolação, Theatro Municipal, entre outros. No mesmo período foram realizados 900 roteiros com os estudantes e professores da região central.

collections
Galeria de imagens