Secretaria Especial de Comunicação

Sábado, 15 de Setembro de 2007 | Horário: 14:35
Compartilhe:

Programas ''Sábado na Escola'' e ''Merenda Legal'' são lançados na cidade

O programa Sábado na Escola oferecerá atividades nas escolas municipais aos pais e alunos durante os sábados, e o Merenda Legal vai incentivar a participação dos pais com críticas e sugestões na elaboração do cardápio da merenda escolar oferecida em cada escola municipal da Cidade.
O prefeito de São Paulo esteve neste sábado (15/09) na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Antonio Lapenna e no Centro de Educação Infantil (CEI) Jardim Vila Pedroso, em São Miguel Paulista, na Zona Leste, para lançar os programas Sábado na Escola, que irá oferecer atividades nas escolas municipais aos pais e alunos durante os sábados, e Merenda Legal, que vai incentivar a participação dos pais com críticas e sugestões na elaboração do cardápio da merenda escolar oferecida em cada escola municipal da Cidade.

“São projetos que serão implantados com muito cuidado, afinal de contas são 1,1 milhão de crianças. É uma mudança de hábito para os alunos e seus familiares”, explicou o prefeito. “Ao longo do tempo vamos fazer os aperfeiçoamentos necessários para que as famílias tenham a alegria e o conforto de ir às escolas aos sábados com seus filhos, conversar com os professores e diretores, conhecer e compreender os programas das escolas”, acrescentou.

Com o Sábado na Escola, a Secretaria Municipal da Educação abrirá as portas das escolas para que os pais possam conhecer melhor os estabelecimentos de ensino. A idéia é que eles participem das atividades escolares, como palestras, sessões de cinema e oficinas, o que contribuirá para estreitar a relação entre pais, filhos, professores e diretores. A Prefeitura vai aproveitar os sábados para fazer a distribuição do Leve Leite. As famílias que não puderem comparecer irão retirar o leite em pó durante a semana. Neste sábado, 116 escolas da região de São Miguel Paulista participaram do lançamento do programa.

Já o programa Merenda Legal, coordenado pela Secretaria Municipal de Gestão, busca aumentar a participação dos pais de alunos no Programa de Alimentação Escolar, que distribui cerca de 1,5 milhões de refeições diariamente às crianças que freqüentam as escolas municipais de São Paulo. A Prefeitura quer a participação cada vez maior dos pais, dos Conselhos de Alimentação Escolar, de Escola e de Centros de Educação Infantil, da Associação de Pais e Mestres (APMs) e da sociedade civil em geral, que poderão fazer críticas, sugestões ou tirar dúvidas sobre a alimentação oferecida na merenda.

Serão distribuídos folderes com as informações do programa. A participação pode ser feita pelo telefone 156, pelo e-mail merendalegal@prefeitura.sp.gov.br, e pelo site do programa Merenda Legal. Lá estarão os cardápios previstos nas escolas, para que a sociedade possa acompanhar os serviços e fazer sugestões. Os cardápios também ficam afixados em todas as escolas, com a programação semanal da merenda.

A Prefeitura tem na educação uma de suas principais prioridades, porque sabe que quanto maior o tempo de escolaridade e qualificação, maior chance terá a criança de, no futuro, ficar menos exposta às desigualdades sociais. Mas, para que a criança consiga desenvolver plenamente seu potencial, é preciso que tenha, entre outras condições, uma alimentação adequada.

collections
Galeria de imagens