Secretaria Especial de Comunicação

Terça-feira, 18 de Setembro de 2007 | Horário: 09:15
Compartilhe:

Prefeitura faz mutirão de limpeza nas margens da represa Guarapiranga

Limpeza das margens e retirada do lixo flutuante da Represa Guarapiranga integram ação que visa a redução da carga poluidora da represa. Com o aproveitamento do baixo volume das águas a obra se estende até esta sexta-feira (21/09).
Mesmo sob o forte calor da manhã do sábado passado (15/09), a Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, por meio da Subprefeitura da Capela do Socorro e da Sabesp, com apoio da comunidade da região, reuniu cerca de 120 voluntários da comunidade para realizar a limpeza das margens e do lixo flutuante da Represa Guarapiranga, um dos principais mananciais da Cidade. O prefeito se uniu a um grupo de escoteiros e ajudou a recolher o lixo no local. As ações do sábado tiveram início às 9h, no Corpo de Bombeiros na avenida Robert Kennedy, de onde saíram os participantes da comunidade local, além do efetivo de 35 funcionários da subprefeitura e da Sabesp.

O objetivo do mutirão é envolver a comunidade na conscientização da necessidade de redução da carga poluidora da Represa Guarapiranga. Foram utilizados quatro caminhões - um munk, um carroceria e dois compactadores de lixo -, três barcos, duas máquinas retroescavadeiras e 20 contêineres para a colocação do volume recolhido, que, às 11h, já havia chegado a oito toneladas.

"A atividade que realizamos é parte de um esforço maior da Cidade, no sentido de proteger nossas águas. Para tanto, temos nos empenhado com ações em diversas frentes, integradas pela Operação Defesa das Águas. Essas ações caminham no mesmo sentido do programa Córrego Limpo, que também realizamos em parceria com a Sabesp, com a meta de despoluir 42 córregos, entre os quais sete que desembocam aqui na Represa Guarapiranga", afirmou o prefeito durante o mutirão.

Entre os meses de março e setembro, foram retiradas cerca de 200 toneladas de lixo do local. Desde o último dia 12, quando a limpeza foi intensificada pela parceria da Prefeitura com a Sabesp, são 70 toneladas de lixo. "A retirada do lixo das águas e das margens da Represa Guarapiranga é um dos passos da Prefeitura para ajudar na despoluição das águas que abastecem a Cidade. Esta iniciativa chega como um complemento à Operação Defesa das Águas", afirma o secretário das Subprefeituras.

A ação intensiva de limpeza, que aproveita o baixo volume das águas nesta época de estiagem, deverá se estender até esta sexta-feira (21/09), limpando mais de 10 quilômetros de margens da Represa Guarapiranga entre a foz do córrego São José e as comportas da barragem no bairro do Socorro. A Subprefeitura da Capela do Socorro tem realizado um trabalho de conscientização junto aos moradores e proprietários de terrenos nas margens para que colaborem com a limpeza do local. A Prefeitura mantém, em outros dias da ação, os 20 contêineres onde o lixo recolhido pela comunidade deve ser depositado.

A Sabesp fica com a responsabilidade de retirar a carga poluidora localizada nas águas, por meio de máquinas específicas, como as dragas, e a Prefeitura realiza a limpeza do entorno das margens.

collections
Galeria de imagens