Secretaria Especial de Comunicação

Terça-feira, 18 de Setembro de 2007 | Horário: 16:15
Compartilhe:

Prefeito apresenta novos uniformes da CET e lança Projeto Novo Agente

O prefeito compareceu nesta terça-feira (18/09) ao Cetet (Zoa Oeste) para lançar o Projeto Novo Agente da CET, que vai qualificar profissionalmente os agentes, além dos novos uniformes que os ''marronzinhos'' vão usar.
O prefeito de São Paulo apresentou nesta terça-feira (18/09) os novos uniformes que serão usados pelos 1.800 agentes de trânsito da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Ele também lançou o projeto Novo Agente da CET. O prefeito estava acompanhado pelo secretário municipal de Transportes e pelo presidente da CET.

O novo uniforme mantém as cores atuais dos "marronzinhos", mas oferece mais conforto e segurança aos agentes. Foram desenvolvidos novos tecidos e modelagem. A fixação de faixas refletivas vai dar mais visibilidade em condições de baixa luminosidade e diminuir o risco de acidentes.

O evento de lançamento ocorreu no Centro de Treinamento e Educação no Trânsito (Cetet), na Barra Funda (Zona Oeste), e marcou o início da Semana Nacional de Trânsito (confira a programação abaixo). O destaque será a assinatura de convênio com o Governo do Estado para a instalação dos chips de identificação nos veículos registrados no município.

O projeto Novo Agente prevê a qualificação profissional dos funcionários e prioriza o cumprimento do Código de Trânsito Brasileiro. Estabelece ações complementares e o plano de carreira dos agentes. "Esse projeto procura trazer tecnologia e ações de valorização do funcionalismo para a CET, com novas atribuições, com performances diferenciadas por regiões e por setores, incluindo a volta da participação da CET na orientação dos alunos da nossa rede pública municipal e privada", explicou o prefeito.

Depois do anúncio, o prefeito foi conferir uma aula de educação no trânsito no Cetet, onde a Prefeitura mantém um circuito que simula o trânsito na cidade. O prefeito dirigiu um dos carros elétricos com o estudante Douglas Oliveira Celestino, aluno da 7ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Lourenço Filho, que participava das atividades.

"O novo uniforme oferece mais qualidade, um visual que chama mais a atenção, que traz mais conforto para os servidores. O mais importante é que, além dos uniformes, existe toda uma estrutura, inteligência da CET e da Secretaria Municipal de Transportes, que fazem o gerenciamento do trânsito da cidade", afirmou o prefeito.

Os “marronzinhos” receberão os novos uniformes até o final da semana. Os trajes começam a ser usados na semana que vem. São mais de 17 mil peças, com custo total de 1,4 milhão de reais. Cada servidor receberá cinco calças, três camisas de manga curta e duas de manga comprida. O novo modelo foi desenvolvido no curso de moda da Faculdade Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial). O Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) ofereceu, sem custos para a Prefeitura, consultoria técnica para definir os padrões de fabricação dos uniformes.

CET

O prefeito anunciou que durante a Semana Nacional de Trânsito será firmado convênio entre a Prefeitura e o Governo do Estado, em ação integrada com o Governo Federal, para tornar obrigatória a instalação de chips de identificação nos veículos. "Com a instalação dos chips, será mais fácil a fiscalização do trânsito na cidade e, mais que isso, será mais fácil melhorarmos as condições de segurança, facilitando a identificação de veículos roubados e de proprietários que não pagam Imposto sobre propriedade de veículo automotivo (IPVA)", disse Kassab. Não haverá custos para o munícipe. Depois de firmado o convênio, um grupo coordenado pela Secretaria Municipal de Transportes e pela CET, em convênio com o Detran, vai traçar as diretrizes para implementar as mudanças necessárias.

Entre as medidas previstas no Projeto Novo Agente da CET, destacam-se as seguintes:

Computador de mão (PDA) - Introdução do novo sistema de comunicação para transmissão de informações on-line à Central de Operações da CET, via computador de mão. Por meio do equipamento, é possível ter acesso às informações sobre a lentidão e às ocorrências de trânsito. Atualmente estão disponíveis 1.181 palmtops para o monitoramento do trânsito.

Renovação da frota - Em janeiro de 2005, a frota da CET era composta por 703 veículos, com idade média de dez anos. Novas viaturas foram adquiridas por meio de pregão eletrônico, com economia de cerca de 20%. Um total de 198 viaturas foram entregues até setembro de 2006, ao custo de 8 milhões de reais. A idade média da frota foi reduzida para sete anos no final de 2006. A previsão é que, até 2008, a idade média da frota passará para três anos e meio. Houve aumento da disponibilidade dos veículos de 60% para 81%, e redução do consumo de combustíveis e de gastos com manutenção. Atualmente, a frota é de 740 veículos.

Semáforos inteligentes - O projeto é estimado em 162 milhões de reais. Já foi concluída a primeira etapa, com a revitalização interna de quatro Centrais de Tráfego em Área. A segunda etapa, a de revitalização das redes de campo, está em andamento, com previsão de conclusão no ano que vem.

Câmeras de monitoramento - O sistema é uma ferramenta importante para monitorar as condições do trânsito e identificar as ocorrências nas vias, agilizando as intervenções operacionais. Das 268 câmeras de monitoramento, 133 estão em funcionamento. A especificação técnica foi concluída e encaminhada a documentação para início do processo de licitação para a recuperação das câmeras danificadas.

Parque de Informática - Para atender o aumento de acessos ao site da CET, foram adquiridos dois servidores com maior capacidade de processamento e armazenamento de dados, ampliando o link de acesso à internet.

Novo uniforme - Mantém as cores atuais, preservando a identidade já consolidada, e oferece mais conforto e segurança aos profissionais no desempenho do trabalho. Foram desenvolvidos novos tecidos e nova modelagem, e a fixação de faixas refletivas dão maior visibilidade em condições de baixa luminosidade.

O projeto também prevê as seguintes ações complementares:

Plano de Carreira - Implementado em maio deste ano, contempla os 1.800 agentes de trânsito que exercem as funções de operação, orientação e fiscalização do trânsito.

Treinamento e Competências - Capacitação técnica, conduta e procedimentos da operação e fiscalização, atitude e comportamento.

Manual de Conduta - Estabelece padrões de atitude e comportamento com enfoque ao respeito e cortesia ao usuário. Conduz a atenção permanente e a interatividade.

Operador palestrante - Palestras para escolas e organizações sobre operação, orientação e fiscalização do trânsito. O papel do agente de trânsito.

Fiscalização para a segurança - Ênfase na redução de acidentes fatais.

Semana Nacional de Trânsito

A CET marcará a Semana Nacional de Trânsito, de 18 a 25 de setembro, com um programa de eventos, campanhas e atividades educativas para estimular o jovem a ser protagonista de ações preventivas de segurança e de cidadania no trânsito. A programação segue as orientações previstas pelo Código de Trânsito Brasileiro e pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Campanhas e Eventos

Desta terça-feira (18/09) até dia 25 - A CET realiza a campanha "O Jovem e o Álcool - Guia para uma balada segura". De terça a sexta-feira, dez equipes uniformizadas com bonés e camisetas distribuirão um total de 150 mil folhetos com mensagens de alerta para os jovens em 40 faculdades. A campanha conta com o patrocínio do Bradesco Seguros.

Desta terça-feira (18/09) até dia 25 - Serão exibidos por emissoras de TV e no circuito interno das estações da CPTM vídeos publicitários de alerta a motociclistas e motoristas, para estimular o respeito à segurança do pedestre no trânsito.

21/09, sexta-feira - CET e empresas parceiras realizam lançamento do "Documento de Compromisso das Empresas de São Paulo pelo Trânsito Seguro na Contratação de Serviços de Motofrete", na Federação do Comércio de São Paulo, na rua Doutor Plínio Barreto, 285, 3° andar.

Até sexta-feira (21/09) - Acontece a décima fase da Campanha de Estímulo à Manutenção Veicular Preventiva. A iniciativa, que tem o apoio da Secretaria Municipal de Transportes e CET, é promovida pelo site WebMotors e o jornal Oficina Brasil.

22/09, sábado - Dia Mundial Sem Carro, evento internacional realizado anualmente, coordenado em São Paulo pela Secretaria de Verde e Meio Ambiente, convida a população a aderir ao movimento para combater a poluição do ar, a emissão excessiva de gases (efeito estufa) e estimular a adoção de políticas públicas de transporte coletivo de qualidade.

Eventos Educativos

Até sexta-feira (21/09) e dia 25 - "GP do Trânsito" - Nos períodos da manhã (9h, 10h, 11h15) e da tarde (13h e 14h), o Espaço Vivencial de Trânsito Móvel da CET leva aos alunos de 5ª a 8ª série, adolescentes de 11 a 17 anos de escolas públicas, atividades em forma de jogos educativos. Reproduzem o circuito do Autódromo Municipal de Interlagos, onde são abordados temas como segurança para pedestres, motoristas e cidadania no trânsito.

19/09, quarta-feira - 8h às 12h - Encontro de Avaliação da Primeira Turma de Professores do "Projeto Fazendo Escola", no Cetet. Fica na rua Marquês de São Vicente, 2.154, Barra Funda.

22/09 e 23/9, sábado e domingo - Peça Cruzamento de destinos no Sesc Pompéia, às 14h e 16h. A apresentação ocorre depois da peça ser encenada em praças, ruas, avenidas e calçadões da cidade. Trata de um grave acidente envolvendo quatro personagens. Quem foi o culpado? Será que há um inocente? Ao tentar desvendar o mistério que envolve a trama, vamos conhecer a história de Marlene, a motorista que falava ao celular no momento da tragédia; Mila, a pedestre distraída que atravessou a rua sem olhar para os dois lados; Zezinho, o motoboy "cachorro louco" que voava nos corredores de trânsito e o ciclista imprudente. Cenas bem-humoradas para motivar o público a refletir sobre a segurança no trânsito.

24/09 - 9h30 - O boto em trânsito, peça encenada por elenco do Cetet e da Escola Estadual Professor Renato G. O. Prado. A apresentação focaliza os perigos do trânsito para o pedestre e o motorista, com linguagem dirigida ao público adolescente e jovem. Faz abordagens criativas, sem ditar regras. É seguida por um debate. Duração de uma hora.

Atividades no Espaço Vivencial de Trânsito

Desta terça-feira (18/09) até quinta-feira (20/09) e dia 24 (manhã e tarde) - Educação de Trânsito para adolescentes e no dia 25 de setembro para terceira idade. Local: EVT Caio Graco - Rua Marquês de São Vicente, 2.154 - Barra Funda

Dias 18, 20 e 24/09 (manhã e tarde) e 21 e 25/09 (tarde) - Educação de Trânsito com adolescentes

Dias 19/09 (manhã e tarde) e 21 e 25/09 (manhã) - Atividades com a terceira idade
Dias 18 e 24/09 (noite) - Atividades com alunos do Ensino Médio

Local: EVT Chico Landi
Endereço: rua Vilela, 572 - Estação Carrão do Metrô - Zona Leste

20/09 - O boto em trânsito - A peça será encenada no saguão do Cetet


collections
Galeria de imagens