Secretaria Especial de Comunicação

Segunda-feira, 24 de Setembro de 2007 | Horário: 15:48
Compartilhe:

UBS vai atender vítimas de contaminação na Vila Carioca

Além de oferecer atendimento de saúde a uma população estimada em 30 mil moradores do Ipiranga, nova UBS vai oferecer serviço especial para pessoas contaminadas por produtos agroquímicos despejados no solo da região por empresa que funcionava no bairro desde a década de 1940.
O prefeito de São Paulo inaugurou nesta segunda-feira (24/09) a Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Carioca, na Zona Sul da Cidade. Além de oferecer atendimento de saúde a uma população estimada em 30 mil moradores do Ipiranga, a nova UBS vai oferecer serviço especial para pessoas contaminadas por produtos agroquímicos despejados no solo da região por empresa que funcionava no bairro desde a década de 1940. O caso foi denunciado pelo Ministério Público em 1993.

A UBS Vila Carioca é resultado de parceria entre a Prefeitura e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Vai contar com 31 funcionários. O prefeito foi acompanhado na solenidade de inauguração pelo secretário municipal de Saúde e pelo subprefeito do Ipiranga.

"É uma unidade diferenciada que procura, antes de mais nada, dar acompanhamento a eventuais vítimas do solo contaminado. Era algo esperado há muito tempo pela população da região", explicou o prefeito. "A unidade terá um atendimento especializado, acompanhando anualmente as pessoas que moram na região e que possam ter sido atingidas pela contaminação. Além disso, oferecerá os serviços médicos normais de uma UBS, disponibilizando esses atendimentos a toda a população", acrescentou.

A UBS fará monitoramento domiciliar com médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem. Mais de 4 mil moradores já foram cadastrados e receberão visitas para detectar problemas de saúde que podem ter sido causados pela contaminação do solo. Em casos suspeitos, serão realizados exames e, confirmados os diagnósticos, os pacientes serão cadastrados e orientados sobre as formas de tratamento. Caso haja necessidade, a UBS será capaz de oferecer atendimento especial a até 16 mil pessoas.

A empresa multinacional instalou-se na região da Vila Carioca para armazenar petróleo e produzir agroquímicos e organoclorados, que contaminaram o solo. A Companhia Estadual de Tecnologia de Saneamento Básico e de Defesa do Meio Ambiente (Cetesb) identificou a presença de Aldrin, Dieldrin, DDT, DDE, DDD, Benzopireno e BHC no solo. "A população precisa ser acompanhada porque essas substâncias químicas e pesticidas podem desencadear doenças hepáticas e neurológicas", afirmou a coordenadora regional de saúde Edjane Torreão.

As Secretarias Estadual e Municipal de Saúde vistoriaram 890 imóveis e realizaram estudos que identificaram chumbo, arsênio, manganês, HCH, Aldrin, Dieldrin, Heptaclor, op'DDD, op'DDE, op'DDT e pp.DDT nos organismos de 238 moradores.

A nova UBS também oferece consultas médicas e de enfermagem, além de exames, inalações, medicamentos e grupos de orientação no controle de doenças crônicas como diabetes e hipertensão. A unidade possui quatro consultórios médicos e um de enfermagem, e salas de curativo, inalação e aplicação de vacinas. Será referência para os Hospitais Estaduais Ipiranga e Heliópolis, UBSs Almirante Delamare e Dr. Joaquim Rossini e para a unidade de Assistência Médica Ambulatorial (AMA) Sacomã. A UBS Vila Carioca funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

collections
Galeria de imagens