Secretaria Especial de Comunicação

Quinta-feira, 4 de Outubro de 2007 | Horário: 18:45
Compartilhe:

Prefeito faz exposição sobre Lei Cidade Limpa em Campinas

Para uma platéia formada também por vereadores, o prefeito destacou que a transformação visual de São Paulo, a partir da proibição dos outdoors e da regulamentação de placas indicativas, levou a população a acreditar que ''é possível enfrentar esse desafio e superá-lo''.
O prefeito de São Paulo fez nesta quinta-feira (04/10) exposição sobre a Lei Cidade Limpa em auditório da Prefeitura de Campinas. A legislação que proibiu a publicidade exterior em São Paulo tem um ano e mudou a paisagem urbana da Capital. O prefeito foi convidado para explicar os detalhes da Cidade Limpa a convite do prefeito de Campinas, Hélio de Oliveira Santos. Ele anunciou que pretende aproveitar a legislação paulistana para criar regras semelhantes em Campinas. Todo o secretariado local ouviu a exposição do prefeito de São Paulo.

"Toda a nossa experiência é baseada na premissa de que era preciso melhorar a qualidade de vida do paulistano", afirmou o prefeito de São Paulo. "As pessoas às vezes associam esse programa ao combate à poluição visual, mas isso é só uma das fases de um projeto mais amplo, que envolve o objetivo básico de nossa gestão que é melhorar a qualidade de vida das pessoas como um todo", explicou.

"Melhorar a qualidade de vida significa melhorar o ensino público e a saúde pública e, cumpridas essas premissas, combater também as poluições sonora, visual, do ar e da água", prosseguiu. "Além disso, procuramos desenvolver ações nos campos da Cultura, do Esporte, do Verde e Meio ambiente, num conjunto de ações integradas cujo objetivo é melhorar a qualidade de vida, voltar o Governo Municipal para atividades que procurem atender as necessidades das pessoas".

Para uma platéia formada também por vereadores, o prefeito destacou que a transformação visual de São Paulo, a partir da proibição dos outdoors e da regulamentação de placas indicativas do comércio, levou a população a acreditar que "é possível enfrentar esse desafio e superá-lo". De acordo com o prefeito, a credibilidade alcançada com a Cidade Limpa garantiu à Prefeitura o apoio a outras ações de combate a outros tipos de poluição, como a inspeção do nível de emissão de gases dos ônibus e a inspeção veicular.

Para o prefeito de Campinas, "a iniciativa de São Paulo não é apenas uma preocupação com as placas, é uma luta antipoluição, mas o respeito à cidadania e ao espaço público do cidadão". Santos anunciou que enviará um grupo de técnicos a São Paulo para aprofundar conhecimentos sobre a legislação. "O prefeito de São Paulo nos trouxe um pouco da experiência que já desperta o interesse de muitas cidades no Brasil e no mundo, e agora vamos fazer um intercâmbio dos setores técnicos", afirmou o prefeito de Campinas.

O prefeito de São Paulo recebeu convite do prefeito do Rio, César Maia, para também falar sobre a Lei Cidade Limpa. A data do encontro ainda não foi definida.

collections
Galeria de imagens