Secretaria Especial de Comunicação

Exibindo 1 para 1 de 2
Sexta-feira, 5 de Outubro de 2007 | Horário: 09:00
Compartilhe:

Prefeitura entrega CEU Jaçanã com 12 mil m² de área construída

Mais um Centro Educacional Unificado é inaugurado, neste sábado (06/10). A Zona Norte de São Paulo, que já tinha parte do complexo em funcionamento, conta agora com nova estrutura esportiva, cultural e educacional.
O prefeito inaugura oficialmente neste sábado (06/10), às 11h, o Centro Educacional Unificado (CEU) Jaçanã, na Zona Norte da Cidade. Agora, moradores da região poderão utilizar a estrutura esportiva, cultural e educacional do novo complexo. O Bloco Didático já havia entrado em funcionamento no início do ano.

Em 2008, as três escolas do CEU Jaçanã - Centro de Educação Infantil (CEI), Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) e Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) - passam a abrigar alunos do terceiro turno de outras duas escolas municipais do Jaçanã. Além do novo Bloco Esportivo e Cultural, recém-concluído, o CEU oferece à comunidade um novo Telecentro, com 20 computadores ligados à internet, e uma Biblioteca.

A Prefeitura dá prioridade às obras na área de educação, com destaque à entrega de novas escolas e novos CEUs. "Até o final desta administração municipal, esperamos iniciar e se possível concluir as obras de 23 CEUs mais o complexo educacional de Heliópolis. Isso significa um aumento aproximado de 80 mil vagas", explicou o prefeito, acrescentando: "Além da construção dos CEUs, já entregamos 103 novas escolas e estamos construindo mais 70. Quando as obras forem concluídas, teremos eliminado o terceiro turno nas escolas da rede pública municipal de ensino".

O CEU Jaçanã fica na esquina das ruas Costa Brito e Maria Amália Lopes de Azevedo. Em área construída de 12 mil m², reúne educação, esporte, lazer e cultura. Será um novo espaço de convívio para a comunidade daquela parte da Zona Norte. Este é o segundo complexo construído com piscina semi-olímpica aquecida (o outro é o Vila Rubi, na Zona Sul, entregue pela Prefeitura na semana passada). Tem ainda duas piscinas para uso infantil e recreativo.

No Bloco Esportivo e Cultural foi construída quadra poliesportiva coberta, com piso flexível flutuante. Esse tipo de piso tem revestimento de isopor que causa efeito amortecedor. A técnica é utilizada em quadras oficiais para minimizar o esforço dos músculos durante a prática de esportes. Há ainda quadra externa, sala de dança, vestiários, áreas para recreação, sala de ginástica e teatro com palco elisabetano (a platéia circunda três faces do palco), com capacidade para 420 lugares.

O Bloco Didático tem capacidade para 2.600 vagas. O CEI possui sete salas de aula e dois berçários; a EMEI tem seis salas de aula e 16 professores; e a EMEF atende alunos dos ciclos I e II e dispõe de 1.260 vagas. Esta unidade tem 26 professores e 18 salas de aula.

Também integram o Bloco Didático o prédio administrativo, o refeitório, a Biblioteca e o Telecentro. Em todos os prédios foram instalados solários - cercados próximos das janelas do piso inferior, que permitem maior claridade e oferecem aos professores espaço extra para atividades com os alunos.

As obras do CEU Jaçanã foram iniciadas em janeiro de 2006. Incluíram a execução de cerca de 200 metros de contenção da margem do córrego Piqueri, que passa ao lado do Centro Educacional. Essa obra deverá prosseguir com a execução de mais 800 metros de contenção da margem, a fim de minimizar eventuais alagamentos nos períodos de chuva.

collections
Galeria de imagens