Secretaria Especial de Comunicação

Sábado, 6 de Outubro de 2007 | Horário: 14:20
Compartilhe:

Prefeitura firma acordo para melhorar atendimento em prontos-socorros

O Hospital das Clínicas vai dar suporte técnico-administrativo para dois prontos-socorros da rede municipal, como prevê um acordo firmado entre a Secretaria de Saúde e a Faculdade de Medicina da USP na útlima sexta-feira (05/10).
Na última sexta-feira (05/10), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) fechou acordo de cooperação com o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP) que dará suporte técnico-administrativo a dois prontos-socorros da rede da Prefeitura, na região Centro-Oeste da Capital. Dentro de no máximo 60 dias, os prontos-socorros João Catarin Mezomo, na Lapa, e Caetano Virgílio Netto, no Butantã, passarão a contar com gerenciamento otimizado. O intuito é torná-los aptos a acolher parte da demanda de urgências e emergências que, atualmente, procura o Hospital das Clínicas.

Com a novidade, os dois prontos-socorros municipais se transformam em opções de atendimento qualificado para a população que, tradicionalmente, recorre ao Hospital das Clínicas. "Eles funcionarão como postos avançados do Hospital das Clínicas, auxiliando na triagem dos diferentes tipos de urgência", assinala o secretário de Saúde.

Pelo convênio, a Fundação Faculdade de Medicina (FFM) passará a ser responsável pelo gerenciamento das unidades, pela realização de reformas na estrutura física e pela contratação de profissionais para reforçar a equipe, incluindo médicos e enfermeiros.

O pronto-socorro João Catarin Mezzomo, na Lapa, foi inaugurado em 1967. Atualmente, atende cerca de 10.800 pacientes por mês e conta com uma equipe de aproximadamente 200 profissionais. A unidade é referência para a população das regiões administrativas da Lapa, Jaraguá, Jaguaré, Vila Leopoldina, Perdizes, Alto de Pinheiros, Pinheiros, Itaim Bibi, Jardim Paulista. O pronto-socorro Caetano Virgílio Netto foi fundado em 1990 e realiza, em média, nove mil atendimentos por mês. Sua área de abrangência inclui os bairros de Butantã, Morumbi, Vila Sônia, Rio Pequeno e Raposo Tavares.

A decisão integra o conjunto de medidas que estão sendo adotadas pela SMS para auxiliar o HC no processo de redistribuição da demanda de pacientes que buscam aquele pronto-socorro. Além da parceria entre as duas unidades hospitalares da Prefeitura, a SMS criou uma equipe de profissionais que ajudará o Hospital das Clínicas a orientar os pacientes com problemas de saúde de baixa complexidade, encaminhando-os à rede de atenção básica.


collections
Galeria de imagens