Secretaria Especial de Comunicação

Exibindo 1 para 1 de 2
Quinta-feira, 11 de Outubro de 2007 | Horário: 09:50
Compartilhe:

No Dia da Criança, Prefeitura entrega três abrigos na região da Penha

Celebração do dia das crianças não é feita apenas de forma simbólica, a reiserção do jovem cidadão em sua família e na sociedade são os objetivos almejados pelos abrigos que serão inaugurados nesta sexta-feira (12/10).
A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) inaugura nesta sexta-feira (12/10), Dia das Crianças, três abrigos na região da Penha.

Às 10h30, será inaugurado o Abrigo Porta de Entrada Nosso Lar II, para crianças de 0 a 6 anos. O abrigo fica na rua Dr. Emanuel Dias, 371, em Artur Alvim. Às 11h, a Smads inaugura o Abrigo Nosso Lar IV, para crianças de 0 a 17 anos e 11 meses de idade, na mesma rua Dr. Emanuel Dias, 373. Às 11h30, é a vez de o Abrigo Nosso Lar III ser inaugurado na rua José Flávio, 211, na Penha.

Os três abrigos são conveniados com a organização Centro de Assistência e Promoção Social Nosso Lar, que também gerencia outros sete convênios com a Smads: um Abrigo Porta de Entrada Nosso Lar I e dois Abrigos Jovem Nosso Lar I e II; dois Núcleos de Convivência dos Idosos Nosso Lar I e II; um Núcleo Sócio-Educativo Nosso Lar; e um Centro Nosso Lar de Educação Profissional (Cenlep). A organização mantém ainda convênio com a Secretaria Municipal de Educação no gerenciamento de 14 creches.

Os quatro abrigos (Abrigo Porta de Entrada Nosso Lar I e II e Abrigo Nosso Lar III e IV) eram conveniados com a Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads) e foram municipalizados no ano passado, mas estavam fora do padrão da política do Programa São Paulo Protege, que estabelece o número de 20 crianças e/ou adolescentes por casa. “Os quatro abrigos eram, na verdade, um só, que funcionavam no mesmo endereço, atendendo 80 crianças no total. Agora, com a divisão do equipamento em quatro abrigos, o atendimento se restringe a 20 crianças e/ou adolescentes, o que é o ideal”, explica o secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

“O objetivo do nosso trabalho aqui é reinserir a criança em sua família e na sociedade. Elas precisam ser preparadas para se interagir na sociedade”, explica Simone Ripari Pinto, gerente do Abrigo Nosso Lar III.

Segundo Vilma Algoes Corsi Cartura, gestora da organização Centro de Assistência e Promoção Social Nosso Lar, as duas casas onde funcionam o Abrigo Porta de Entrada Nosso Lar II e o Abrigo Nosso Lar IV estavam fechadas há cinco anos. “As casas são geminadas, e o proprietário tinha dificuldade em alugá-las, mas, ao saber que estávamos procurando imóvel na região para transferir esses abrigos, fez questão de alugar pra gente”, conta.

A história é confirmada pela proprietária, que se diz satisfeita com a locação do imóvel para a organização. “Já conhecia o trabalho deles, e, quando fiquei sabendo para quem e para que o imóvel seria usado, não pensei duas vezes”, diz a oftalmologista Fernanda Petroni, proprietária do imóvel. Ela se disse surpresa ao conhecer de perto o tratamento que as crianças dos abrigos recebem. “Quem vê de fora não tem idéia de como essas crianças são tão bem amparadas e cuidadas”.

A rede de proteção social da Secretaria é composta atualmente de 54 abrigos (cinco são porta de entrada para crianças de 0 a 6 anos de idade), além de 14 Centros de Referência da Criança e do Adolescente (Crecas), quatro Casas de Acolhida e 400 Núcleos Sócio-Educativos (NSE). No total, são atendidas diariamente 60 mil crianças.

collections
Galeria de imagens