Secretaria Especial de Comunicação
Prefeito vai ao autódromo de trem e entrega o troféu a Kimi Raikkonen
O percurso de cerca de 18 quilômetros da estação Cidade Jardim, local do embarque, à recém-inaugurada estação Autódromo foi feito em apenas 23 minutos. Com melhorias na pista e no entorno do autódromo, São Paulo continuará sediando o Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1 pelo menos até 2014.
O prefeito de São Paulo seguiu de trem, na manhã deste domingo (21/10), para o autódromo municipal José Carlos Pace, em Interlagos, Zona Sul da Capital, onde acompanhou a última corrida do campeonato mundial de Fórmula 1 de 2007 e entregou o troféu de campeão ao finlandês Kimi Raikkonen. O percurso de cerca de 18 quilômetros da estação Cidade Jardim, local do embarque, à recém-inaugurada estação Autódromo foi feito em apenas 23 minutos.
"Esta é uma excelente opção, que se mostra cada vez mais confiável, mais segura, e que todos deveriam seguir", disse o prefeito durante o trajeto. Ele foi acompanhado do secretário municipal de Transportes, do secretário estadual de Transportes, José Luiz Portella, e do presidente da Companhia Paulista de Transportes Metropolitanos (CPTM), Álvaro Armond.
O trem também foi a opção de sete mil pessoas que foram a Interlagos assistir aos treinos de sábado (20). Na manhã deste domingo, o movimento da linha da CPTM que leva ao autódromo foi 20% maior do que o registrado na manhã anterior - e a expectativa é que até o fim do dia atenda dez mil pessoas. O representante comercial Eduardo Leal, de 48 anos, veio de Campinas com o filho para ver o 36º Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1 e aprovou a ida ao autódromo de trem: "Ano passado viemos de carro e desta vez decidimos experimentar a viagem de trem. Estacionamos próximo à marginal Pinheiros e por R$ 2,30, sem tumulto, chegaremos lá em no máximo 20 minutos", disse Leal. "Isso é fantástico, hoje meu filho e eu estamos descobrindo coisa de Europa em São Paulo", completou.
A receptividade ao uso deste meio de transporte não se limita aos brasileiros. De acordo com a CPTM, os estrangeiros que visitam a cidade para acompanhar a última corrida do ano da Fórmula 1 também encontram, nas estações, equipes preparadas para orientar os turistas em espanhol, italiano e inglês.
O volume de pessoas em visita à cidade é motivo de comemoração para os paulistanos. A corrida faz crescer a arrecadação de Imposto Sobre Serviços (ISS), gera novos postos de trabalho e renda para a cidade com o turismo. O autódromo recebe nos três dias do evento cerca de 120 mil pessoas, entre o público da Capital e visitantes e estima-se que a movimentação proporcione 14 mil empregos diretos e indiretos na cidade e renda de R$ 150 milhões. "São Paulo é cada vez mais voltada a grandes eventos, que geram empregos, receitas, e nos dão a oportunidade de mostrar o quão acolhedora é esta cidade", disse o prefeito, que em reunião neste domingo propôs a prorrogação do contrato com a Formula One Management (FOM), e o presidente da entidade, Bernie Ecclestone, acenou com a confirmação do autódromo municipal José Carlos Pace como sede da etapa Brasil de Fórmula 1 pelo menos até 2014.
Esquema de trânsito
De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) da Prefeitura de São Paulo, nenhum ponto de lentidão foi registrado durante a manhã na região do autódromo de Interlagos. Foram deslocados cerca de dois mil agentes em 300 veículos para monitorar o trânsito durante os três dias do GP Brasil - desses, mais de mil agentes trabalham na área neste domingo.
Eles atuam em seis bases operacionais, que utilizarão 2.600 cavaletes, 1.100 cones, 300 cilindros ("conões"), 300 rolos de fita plástica. Este ano, a operação da CET conta com o monitoramento das condições de trânsito em tempo real (mapa de lentidão), monitoramento móvel com câmera, uma instalada em motocicleta e outra na ponte do Socorro com transmitirão via celular e recepção via internet, além de nove novos Postos Avançados de Campo (PACs). As informações do trânsito são transmitidas, em tempo real, aos motoristas e pedestres, por meio de seis Painéis de Mensagens Variáveis.
A Superintendência de Sinalização implantou três mil metros de tela plástica, 700 placas de regulamentação e advertência e 1.500 m² de sinalização horizontal nas imediações do autódromo. Na área interna foram implantadas 150 placas de sinalização vertical (indicação dos portões, extintores, box e serviços), 8.000 m² de sinalização horizontal (grid de largada, pista de emergência, linhas de bordas e zebradas) e lavadeiras.
Já a São Paulo Transporte (SPTrans) criou a linha de ônibus "Autódromo - Circular", que opera somente neste fim de semana, para facilitar o acesso do público que utiliza a estação Autódromo, em complemento à operação especial da Secretaria Municipal de Transportes no GP Brasil. A linha tem frota de quatro microônibus, com funcionamento das 6h às 13h30 e das 15h às 17h30, e deve atender 70 mil usuários nestes três dias. O valor da passagem é de R$ 2,30 e o passageiro pode utilizar seu Bilhete Único normalmente.
O público também pode chegar a pé ao autódromo utilizando a estação Autódromo, na rua Plinio Schmidt, a cerca de 600 metros do setor G. Neste domingo, excepcionalmente, há ainda a interligação entre as estações Cidade Universitária da CPTM e Vila Madalena do metrô.
"Esta é uma excelente opção, que se mostra cada vez mais confiável, mais segura, e que todos deveriam seguir", disse o prefeito durante o trajeto. Ele foi acompanhado do secretário municipal de Transportes, do secretário estadual de Transportes, José Luiz Portella, e do presidente da Companhia Paulista de Transportes Metropolitanos (CPTM), Álvaro Armond.
O trem também foi a opção de sete mil pessoas que foram a Interlagos assistir aos treinos de sábado (20). Na manhã deste domingo, o movimento da linha da CPTM que leva ao autódromo foi 20% maior do que o registrado na manhã anterior - e a expectativa é que até o fim do dia atenda dez mil pessoas. O representante comercial Eduardo Leal, de 48 anos, veio de Campinas com o filho para ver o 36º Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1 e aprovou a ida ao autódromo de trem: "Ano passado viemos de carro e desta vez decidimos experimentar a viagem de trem. Estacionamos próximo à marginal Pinheiros e por R$ 2,30, sem tumulto, chegaremos lá em no máximo 20 minutos", disse Leal. "Isso é fantástico, hoje meu filho e eu estamos descobrindo coisa de Europa em São Paulo", completou.
A receptividade ao uso deste meio de transporte não se limita aos brasileiros. De acordo com a CPTM, os estrangeiros que visitam a cidade para acompanhar a última corrida do ano da Fórmula 1 também encontram, nas estações, equipes preparadas para orientar os turistas em espanhol, italiano e inglês.
O volume de pessoas em visita à cidade é motivo de comemoração para os paulistanos. A corrida faz crescer a arrecadação de Imposto Sobre Serviços (ISS), gera novos postos de trabalho e renda para a cidade com o turismo. O autódromo recebe nos três dias do evento cerca de 120 mil pessoas, entre o público da Capital e visitantes e estima-se que a movimentação proporcione 14 mil empregos diretos e indiretos na cidade e renda de R$ 150 milhões. "São Paulo é cada vez mais voltada a grandes eventos, que geram empregos, receitas, e nos dão a oportunidade de mostrar o quão acolhedora é esta cidade", disse o prefeito, que em reunião neste domingo propôs a prorrogação do contrato com a Formula One Management (FOM), e o presidente da entidade, Bernie Ecclestone, acenou com a confirmação do autódromo municipal José Carlos Pace como sede da etapa Brasil de Fórmula 1 pelo menos até 2014.
Esquema de trânsito
De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) da Prefeitura de São Paulo, nenhum ponto de lentidão foi registrado durante a manhã na região do autódromo de Interlagos. Foram deslocados cerca de dois mil agentes em 300 veículos para monitorar o trânsito durante os três dias do GP Brasil - desses, mais de mil agentes trabalham na área neste domingo.
Eles atuam em seis bases operacionais, que utilizarão 2.600 cavaletes, 1.100 cones, 300 cilindros ("conões"), 300 rolos de fita plástica. Este ano, a operação da CET conta com o monitoramento das condições de trânsito em tempo real (mapa de lentidão), monitoramento móvel com câmera, uma instalada em motocicleta e outra na ponte do Socorro com transmitirão via celular e recepção via internet, além de nove novos Postos Avançados de Campo (PACs). As informações do trânsito são transmitidas, em tempo real, aos motoristas e pedestres, por meio de seis Painéis de Mensagens Variáveis.
A Superintendência de Sinalização implantou três mil metros de tela plástica, 700 placas de regulamentação e advertência e 1.500 m² de sinalização horizontal nas imediações do autódromo. Na área interna foram implantadas 150 placas de sinalização vertical (indicação dos portões, extintores, box e serviços), 8.000 m² de sinalização horizontal (grid de largada, pista de emergência, linhas de bordas e zebradas) e lavadeiras.
Já a São Paulo Transporte (SPTrans) criou a linha de ônibus "Autódromo - Circular", que opera somente neste fim de semana, para facilitar o acesso do público que utiliza a estação Autódromo, em complemento à operação especial da Secretaria Municipal de Transportes no GP Brasil. A linha tem frota de quatro microônibus, com funcionamento das 6h às 13h30 e das 15h às 17h30, e deve atender 70 mil usuários nestes três dias. O valor da passagem é de R$ 2,30 e o passageiro pode utilizar seu Bilhete Único normalmente.
O público também pode chegar a pé ao autódromo utilizando a estação Autódromo, na rua Plinio Schmidt, a cerca de 600 metros do setor G. Neste domingo, excepcionalmente, há ainda a interligação entre as estações Cidade Universitária da CPTM e Vila Madalena do metrô.
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