Secretaria Especial de Comunicação

Sexta-feira, 9 de Novembro de 2007 | Horário: 11:00
Compartilhe:

Bibliotecas da Zona Leste inauguram acervo de contos de fadas e música

Na biblioteca que leva o nome de um dos mais importantes autores de livros infantis do mundo, a inauguração do acervo contará com narração de história e apresentação das peças Les Sylphides, Fada Açucarada e Soldadinhos, com alunos da Escola Municipal de Bailado.
As bibliotecas Hans Christian Andersen e Cassiano Ricardo, na Zona Leste, recebem neste sábado (10/11) acervos especializados em contos de fadas e música, respectivamente. A programação das unidades, que funcionarão como centros de referência para interessados nos gêneros, tem shows, cursos, palestras, rodas de história e espetáculos teatrais.

Na biblioteca que leva o nome de um dos mais importantes autores de livros infantis do mundo, o dinamarquês Hans Christian Andersen, a inauguração do acervo de contos de fadas contará com narração de história - realizada pela Cia. Contos de Todos os Cantos - e apresentação das peças Les Sylphides, Fada Açucarada e Soldadinhos, com alunos da Escola Municipal de Bailado.

Ao acervo já existente, de 17 mil livros infantis, serão acrescidos mais 801 títulos específicos e 78 DVDs. A ambientação do local, criada pelo cenógrafo Sidney Caria em parceria com o designer gráfico Randolfo Neto, traz ainda reproduções, em peças de até dois metros de altura, de desenhos dos personagens de Andersen, além das réplicas de um castelo e do ambiente de trabalho do escritor.

A unidade abrigará também o primeiro Centro de Formação para Contadores de Histórias da Cidade, que terá caráter permanente e gratuito.

Música

Da coleção de discos de 78 rotações de Salatiel Coelho, primeiro sonoplasta da televisão brasileira, 15 mil canções digitalizadas farão parte do acervo especializado da Biblioteca Cassiano Ricardo. "São cerca de mil CDs com repertório de músicas brasileiras produzidas desde 1902 até 1964", explica o coordenador de programação Evaldo Piccino. Entre as raridades do acervo estão composições de Pixinguinha e as primeiras gravações de Roberto Carlos e Elis Regina.

A proposta de digitalização do acervo, que contou com o apoio da Petrobrás, possibilitou, além da democratização da informação musical, a criação de um selo fonográfico com a edição, em primeiro registro, da música contemporânea brasileira. O Selo Discoteca Oneyda Alvarenga agrupa uma coleção de catálogos, partituras e CDs com obras inéditas de compositores brasileiros da atualidade como Almeida Prado, Edino Krieger e Edmundo Villani-Côrtes.

A programação da unidade conta com o show “Sem pensar, nem pensar”, dia 10, às 17h, com o violonista Sergio Molina e a cantora Miriam Maria. No repertório estão letras inéditas do compositor Itamar Assumpção, escritas especialmente para a dupla de músicos. A trajetória musical de Itamar também ressurge no debate “São Paulo tem música ou foi pro Beleléu?”, com participação de Walter Garcia Júnior, que responde pela curadoria da biblioteca. O show de Luiz Tatit, às 15h do dia 24, completa a programação do mês.

São quatro agora as bibliotecas temáticas em São Paulo. Antes das duas inaugurações deste dia 10, já estão funcionando a Alceu Amoroso Lima, dedicada à poesia, e a Belmonte, especializada em cultura popular.

O projeto de tematização prevê ainda a inauguração de unidades especializadas em arquitetura e urbanismo (Biblioteca Prestes Maia), cinema (Biblioteca Roberto Santos), meio ambiente, (Biblioteca Raul Bopp) e ciências (Biblioteca Mário Schenberg).

Serviço

Biblioteca Hans Christian Andersen
Endereço: avenida Celso Garcia, 4142, Tatuapé
Telefone: 2295-3447
Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h; sábado, das 9h às 16h

Biblioteca Cassiano Ricardo Endereço: avenida Celso Garcia, 4.200, Tatuapé
Telefone: 6192-4570
Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30; sábado, das 9h às 15h30

collections
Galeria de imagens