Secretaria Especial de Comunicação

Sexta-feira, 9 de Novembro de 2007 | Horário: 12:40
Compartilhe:

Roda da Cidadania incrementa a Feira da Praça Benedito Calixto

O projeto da Secretaria de Assistência Social chega a uma das mais tradicionais ferias de artesanato do município a partir deste sábado (10/11). Serão oferecidos workshops regulares para os freqüentadores.
Girafinhas vão invadir a Feira da Benedito Calixto em Pinheiros a partir deste sábado (10/11). Mas não é um evento do Jardim Zoológico, trata-se da estréia da Roda da Cidadania - Rede de Comércio Solidário da Cidade de São Paulo, um projeto da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), em uma das mais tradicionais feiras de artesanato do município.

E as girafinhas (feitas de jornal e recobertas com tecidos coloridos) estarão lá, no estande da Roda, para serem comercializadas. O objeto - produzido por uma das organizações que compõe a Roda - já é recordista de vendas, com pedidos até do exterior.

O espaço da Roda da Cidadania na Feira da Benedito Calixto também oferecerá workshops regulares para seus freqüentadores. Três deles estão programados para a estréia: produção de objetos com rolinhos de jornal, peças feitas com amarradinhos e, claro, a montagem da girafinha de jornal. A cada semana um tema diferente será acrescentado, como, por exemplo, produção de tapetes, artigos de cama, mesa e banho e bijuterias, entre outros. Ou seja, é uma oportunidade de o freqüentador da feira aprender a fazer alguns dos produtos com materiais reaproveitáveis e personalizadas da Roda da Cidadania.

Sucesso em todos os locais em que têm participado, os produtos artesanais da Roda, que promove a capacitação dos usuários de diversas organizações sociais conveniadas com a Smads, já mereceram destaque até mesmo em feiras internacionais, como na Tendente, em Frankfurt, na Alemanha, em agosto deste ano; na Birmingham, na Inglaterra, e na Maison et Objet, em Paris, ambas em setembro de 2007.

A Roda da Cidadania procura estimular a autonomia, resgatar e fortalecer a identidade dos usuários da rede de serviços da Smads, principalmente daquela população mais vulnerável, e ajudá-la a exercer sua cidadania. "A proposta da Roda da Cidadania é promover a inserção produtiva, a economia e o comércio solidário para alavancar o desenvolvimento econômico e comercial dessas pessoas", comenta o secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

Para a comercialização dos produtos oferecidos pelas entidades integrantes da Roda da Cidadania são intermediadas cessões de espaços com parceiros: a Alameda das Flores, em convênio com o Banco Real; a Feira de Joalheiros e Design e a Craft Design, com a participação do Oficina Boracea; um espaço cedido pelo Museu Brasileiro de Esculturas (MuBe) no Dia das Mães e no Natal, a Art Mund e Divicom. "Todas essas exposições trouxeram maior visibilidade e possibilidade de novos negócios", explica Ester Rosenberg Tarandach, coordenadora da Roda da Cidade.

Além disso, o Projeto mantém a Loja Escola (rua Líbero Badaró, 561 - Centro), que serve como espaço para divulgação e comercialização de produtos diferenciados elaborados por 15 organizações que fazem parte da Roda. Segundo Ester, a Loja também ajuda na capacitação dos usuários das oficinas das organizações.

Neste semestre, a Roda começou a capacitar também as oficineiras e os usuários das oficinas de geração de renda do Programa Ação Família - Viver em Comunidade, outro pilar da Smads. As oficinas são realizadas nos Centros de Referência Ação Família (CRAFs).


collections
Galeria de imagens