Secretaria Especial de Comunicação
Prefeitura detalha propostas para ampliação do Parque Ibirapuera
As propostas da Prefeitura são duas, subdivididas em seis itens. No primeiro deles, a idéia é rebaixar a avenida Pedro Álvares Cabral, no trecho em frente do Obelisco. Atualmente, a Pedro Álvares Cabral corta as duas partes, separando o Obelisco do Parque.
Na última semana, técnicos e secretários da Prefeitura de São Paulo apresentaram duas propostas para a ampliação do Parque Ibirapuera. Representantes da Assembléia Legislativa de São Paulo (Alesp) também expuseram suas propostas, durante entrevista coletiva no Edifício Matarazzo, sede da Prefeitura, na última terça-feira.
As propostas da Prefeitura são duas, subdivididas em seis itens. No primeiro deles, a idéia é rebaixar a avenida Pedro Álvares Cabral, no trecho em frente do Obelisco. Atualmente, a Pedro Álvares Cabral corta as duas partes, separando o Obelisco do Parque. “Ao fazer a ligação, o Obelisco passaria a fazer parte do Parque”, explica o arquiteto Marcos Cartum, da Secretaria Municipal de Cultura, responsável pelos projetos.
O segundo ponto é a construção de uma laje sobre a avenida 23 de Maio, para ampliar a área verde do Obelisco. Atualmente, um trecho da avenida reduz a área verde do Obelisco. A idéia é preencher a área da laje com grama. Não seria necessário rebaixar a 23 de Maio, cujo trecho coberto ficaria semelhante a um túnel.
O terceiro item trata da construção de duas passarelas para ligar a área do edifício do Detran - que deverá ser transformado pelo governo do Estado em museu - à área de prática de modelismo e do Obelisco. Essa medida ampliaria a área de integração ao parque. Some-se a isso a integração da área de modelismo à praça dos eucaliptos – situada próxima da Assembléia Legislativa, pela eliminação de via que divide as duas regiões, como prevê o item número 6 da proposta.
Um dos principais pontos das duas propostas, que já é consenso entre técnicos da Prefeitura e da Assembléia Legislativa, diz respeito à construção de uma garagem subterrânea sob o pátio da Alesp onde hoje funciona o estacionamento do Legislativo Estadual. A garagem subterrânea está prevista em área de 5.700 metros quadrados sob o atual estacionamento da Assembléia, cuja superfície será transformada em área verde e incorporada ao Ibirapuera. A garagem serviria aos usuários da Assembléia, do Ginásio do Ibirapuera e do próprio Parque.
As duas propostas da Prefeitura diferem-se apenas no item 5 dos projetos que, em um dos esboços, prevê a integração do Monumento às Bandeiras, projetado pelo escultor Victor Brecheret, ao Parque, com a transferência da atual rotatória do trânsito para um trecho à frente do monumento. Isso poderia integrar a área do monumento ao Ibirapuera.
Os técnicos da Assembléia também apresentaram duas propostas, dentre as quais a construção da garagem subterrânea, onde hoje funciona o estacionamento do Legislativo. A segunda idéia é transformar a avenida Pedro Álvares Cabral em via subterrânea, a partir do trecho em frente do prédio da Assembléia, incluindo semáforos e passagem para pedestres. A diferença em relação à idéia da Prefeitura é justamente em relação ao trecho rebaixado da avenida, já que, pela idéia dos técnicos do Executivo, o rebaixamento seria em frente do obelisco.
As propostas da Prefeitura são duas, subdivididas em seis itens. No primeiro deles, a idéia é rebaixar a avenida Pedro Álvares Cabral, no trecho em frente do Obelisco. Atualmente, a Pedro Álvares Cabral corta as duas partes, separando o Obelisco do Parque. “Ao fazer a ligação, o Obelisco passaria a fazer parte do Parque”, explica o arquiteto Marcos Cartum, da Secretaria Municipal de Cultura, responsável pelos projetos.
O segundo ponto é a construção de uma laje sobre a avenida 23 de Maio, para ampliar a área verde do Obelisco. Atualmente, um trecho da avenida reduz a área verde do Obelisco. A idéia é preencher a área da laje com grama. Não seria necessário rebaixar a 23 de Maio, cujo trecho coberto ficaria semelhante a um túnel.
O terceiro item trata da construção de duas passarelas para ligar a área do edifício do Detran - que deverá ser transformado pelo governo do Estado em museu - à área de prática de modelismo e do Obelisco. Essa medida ampliaria a área de integração ao parque. Some-se a isso a integração da área de modelismo à praça dos eucaliptos – situada próxima da Assembléia Legislativa, pela eliminação de via que divide as duas regiões, como prevê o item número 6 da proposta.
Um dos principais pontos das duas propostas, que já é consenso entre técnicos da Prefeitura e da Assembléia Legislativa, diz respeito à construção de uma garagem subterrânea sob o pátio da Alesp onde hoje funciona o estacionamento do Legislativo Estadual. A garagem subterrânea está prevista em área de 5.700 metros quadrados sob o atual estacionamento da Assembléia, cuja superfície será transformada em área verde e incorporada ao Ibirapuera. A garagem serviria aos usuários da Assembléia, do Ginásio do Ibirapuera e do próprio Parque.
As duas propostas da Prefeitura diferem-se apenas no item 5 dos projetos que, em um dos esboços, prevê a integração do Monumento às Bandeiras, projetado pelo escultor Victor Brecheret, ao Parque, com a transferência da atual rotatória do trânsito para um trecho à frente do monumento. Isso poderia integrar a área do monumento ao Ibirapuera.
Os técnicos da Assembléia também apresentaram duas propostas, dentre as quais a construção da garagem subterrânea, onde hoje funciona o estacionamento do Legislativo. A segunda idéia é transformar a avenida Pedro Álvares Cabral em via subterrânea, a partir do trecho em frente do prédio da Assembléia, incluindo semáforos e passagem para pedestres. A diferença em relação à idéia da Prefeitura é justamente em relação ao trecho rebaixado da avenida, já que, pela idéia dos técnicos do Executivo, o rebaixamento seria em frente do obelisco.
collections
Galeria de imagens
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk