Secretaria Especial de Comunicação
Obras e reformas em prontos-socorros e hospitais melhoram estrutura da Saúde
Dos 10 hospitais e cinco prontos-socorros da rede municipal de saúde em reforma, cinco estão na Zona Sul da Cidade, região com mais de três milhões de habitantes. São ações coordenadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e pela Secretaria Municipal de Infra-Estrutura Urbana (Siurb) que têm recuperado os prédios, levando mais qualidade ao atendimento e até novas especialidades para a região. Em alguns casos, as obras estão adiantadas em relação ao cronograma.
Um desses casos é o pronto-socorro Dr. José Sylvio de Camargo, conhecido como pronto-socorro Santo Amaro, onde foram reformadas as salas de urgência e emergência, medicação e todas as enfermarias. Além disso, o hospital ganhou novo espaço, a brinquedoteca. Esses locais contribuem para a recuperação de crianças internadas que, mesmo hospitalizadas, conseguem esquecer a doença, participar de atividades lúdicas e tirar proveito da convivência com outras crianças em situação similar.
Mais de R$ 800 mil foram investidos na recuperação deste pronto-socorro, que chega a atender quase nove mil pessoas por mês. "Saúde e educação são as nossas prioridades máximas, e por isso têm recebido os maiores esforços da Prefeitura. Queremos melhorar as condições de atendimento à população, e acho que, nesse sentido, já conseguimos um bom avanço. Além dos hospitais, estamos recuperando as estruturas dos postos de saúde e inaugurando novas unidades de Assistência Médica Ambulatorial", informa o prefeito de São Paulo.
As mudanças no PS de Santo Amaro foram bem recebidas pela população. E pelo perfil dos pacientes, boa parte de outros bairros, é possível ter a dimensão da importância deste hospital para a Zona Sul. O lutador de jiu-jitsu Anderson Teodoro, de 25 anos, por exemplo, é morador de Valo Velho e sempre usa os serviços desta unidade hospitalar. "Sempre venho com fraturas por ser lutador. Com a reforma, melhorou bastante, tem mais salas, ficou bem mais amplo e está mais bonito".
Outra freqüentadora do PS é Terezinha Dias, de 68 anos. Moradora da região da Guarapiranga, ela conta que sempre vai ao hospital. No dia em que a reportagem visitou a unidade ela acompanhava a nora, que estava para entrar em trabalho de parto. "Antigamente era horrível. Melhorou tudo. Antes não tinha nem banheiro perto e agora tem. Melhorou muito".
Também de grande importância para a região, outra unidade de saúde que passa por reparos é o Hospital Municipal Dr. Fernando Mauro Pires da Rocha, em Campo Limpo. Está em execução um trabalho de recuperação das enfermarias, além da reforma das coberturas e pintura interna. Essa unidade hospitalar atende em seu pronto-socorro mais de 12 mil pessoas por mês e faz quase 17 mil consultas nas triagens de pediatria e de clínica médica. "As reformas em andamento nas unidades de saúde da Capital têm levado à população o conforto e a qualidade a que ela tem direito. Com a ampliação do acesso da população aos serviços, torna-se fundamental oferecer ao usuário um espaço físico e equipamentos modernos, em condições de proporcionar o seu acolhimento adequado", diz o secretário municipal da Saúde.
Confira a lista de hospitais em reforma na Zona Sul
Jabaquara- Hospital Municipal Dr. Arthur Ribeiro de Saboya
Ipiranga- Hospital Municipal Dr. Augusto Gomes de Matos
Campo Limpo- Hospital Municipal Dr. Fernando Mauro Pires da Rocha
Parelheiros- Pronto-Socorro Balneário São José
Santo Amaro - Pronto-Socorro Dr. José Sylvio de Camargo
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk