Secretaria Especial de Comunicação
Exposição de fotografias reflete sobre os Direitos Humanos
A Comissão Municipal de Direitos Humanos (CMDH) abre as comemorações pelo 59º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos com uma série de eventos. A mostra "Um Olhar Fotográfico sobre os Direitos Humanos", com curadoria do fotógrafo Eduardo Muylaert, procura "interpretá-los livremente, através de um olhar fotográfico solidário e fraterno".
No mesmo local acontecerá ainda uma mostra especial de curtas-metragens em direitos com uma seleção especial de 26 produções que participaram do 1º Festival "Entretodos" de Direitos Humanos, realizado em maio deste ano, dentre elas uma realização do ator Selton Mello.
A exposição inclui os trabalhos das fotógrafas: Andrea da Veiga Pereira com a instalação "Deu na TV"; Betina Samaia Martins Ferreira com "Identidade", Vera Dorsa com "Gente Livre"; Luciana Cattani, com "Fé" e Maria Célia Monteiro de Barros, com "Arte na Rua".
A seleção de fotografias, expostas a partir de 11/12 na Caixa Cultural Sé, foram produzidas especialmente para a mostra, composta de 12 trabalhos que abordam de forma livre os artigos e conceitos da Declaração Universal dos Direitos Humanos proclamada em 10 de dezembro de 1948.
O presidente da CMDH, Dr. José Gregori destaca a importância de que as idéias contidas na Declaração sejam incorporadas por todos no seu dia-a-dia inclusive no âmbito da cultura: "os direitos humanos devem estar presentes no nosso cotidiano e na melhor do que uma arte tão democrática como a fotografia para nos ajudar a refletir sobre o tema", aponta.
Sobre cada um dos trabalhos, a curadoria da exposição aponta:
Andrea da Veiga Pereira: invoca a liberdade de expressão e de manifestação do pensamento, garantido na nossa Constituição. Andreia trabalha com imagens captadas da própria televisão, o mais popular dos meios de comunicação, que nem mesmo existia ao tempo da Declaração
Betina Samaia Martins Ferreira: trabalha o tema revelando o direito que cada homem, mulher ou criança tem ao reconhecimento de sua personalidade, livre de qualquer discriminação. Ao mesmo tempo, seus cinco retratos valorizam as várias origens de formação do nosso povo
Vera Dorsa: um canto à liberdade na sua acepção mais simples. Liberdade das pessoas de todas as condições ou origens andarem na rua, conviver pacificamente, produzir, trabalhar, comprar, vender, se divertir.
Luciana Cattani: tema constante dessa fotografa, Luciana celebra a liberdade de consciência e de culto e, ao mesmo tempo, as festas populares que preservam alegremente as tradições brasileiras.
Maria Célia Monteiro de Barros: trabalha ao mesmo tempo com os temas contemporâneos da apropriação de imagens e de apropriação dos espaços públicos pela arte. Homenageia os artistas de rua, cujas imagens incorpora às suas próprias, festejando a liberdade de criação e de expressão num painel onde se percebem também idéias de família e familiaridade.
Serviço
"Direitos Humanos - Um Olhar Fotográfico" e mostra especial de curtas-metragens em direitos humanos
Data: de 11/12 a 16/12
Horário: à partir das 12h
Local: Caixa Cultural Sé
Endereço: Praça da Sé, 111
Grátis
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk