Secretaria Especial de Comunicação

Quinta-feira, 6 de Dezembro de 2007 | Horário: 07:29
Compartilhe:

Encontro de Lonas: Circo Geral apresenta novidades da arte circense

Encontro das Lonas acontecerá entre os dias 07 e 10/12. O evento tem como proposta estampar a nova cara do circo e abandonar a imagem caricata que esse tipo de entretenimento assumiu ao longo dos anos, além de apresentar o que vem sendo desenvolvido sob as lonas de todo o país e de outros países.
Evento promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, com curadoria do Circo Roda Brasil, apresenta o que há de mais moderno nas artes circenses brasileiras e internacionais.

O palhaço tropeça de propósito e arranca risadas da platéia. Em seguida, entram os acrobatas, que realizam movimentos incríveis, e a família de trapezistas, que dança no ar desafiando a gravidade. Essas são, ainda, figuras representativas do circo que povoam o imaginário coletivo.

Com o objetivo de “tirar a poeira” das artes circenses e apresentar ao público o que vem sendo desenvolvido sob as lonas de todo o país e de alguns lugares do mundo, a Secretaria Municipal de Cultura, com a curadoria do Circo Roda Brasil - que pertence às companhias teatrais Parlapatões, Patifes e Paspalhões e PiA FraUs - promove o Encontro de Lonas: Circo Geral, entre os dias 7 e 10 deste mês.

Para receber o público, serão montadas três lonas principais (croquis acima): Circo Roda Brasil, Circo Zanni e Circo Festa, sob as quais se revezarão mais de 50 espetáculos. Em uma quarta lona, sob responsabilidade do grupo Picadeiro Aéreo, ocorrerão oficinas, palestras e esportes radicais. Lá, os freqüentadores poderão experimentar alguns aparelhos que fazem parte do cotidiano circense. Por último, um palco externo, batizado de Praça do Circo, receberá performances e espetáculos ao ar livre.

O evento pode ser definido como uma reunião de gente divertida que leva suas estripulias bastante a sério. E tem como proposta estampar a nova cara do circo e abandonar a imagem caricata que esse tipo de entretenimento assumiu ao longo dos anos. “Queremos mostrar o que há de novidade neste segmento”, explica Hugo Possolo, ator, palhaço e um dos curadores do evento. “Não tem nada a ver com a geração tradicional, é uma seleção de trabalhos contemporâneos”, comenta.

Segundo Possolo, a intenção é mudar o rumo da atividade e não atropelar o estilo convencional. Para quem não vai ao circo há alguns anos, o impacto será grande. Ultimamente, essa arte tem passado por um notável aprimoramento técnico e estético, além da renovação da linguagem empreendida, por exemplo, pelo Acrobático Fratelli, um dos pioneiros no país em buscar uma forma contemporânea de fazer arte.

Mesmo com a invasão de companhias internacionais nos últimos anos - que chegam ao Brasil trazendo espetáculos com muitos recursos visuais e ilusionismo de primeira linha - o circo brasileiro não tem o que temer. Alguns dados apontam que o público freqüentador desse tipo de espetáculo em todo o interior do país é superior àquele que costuma ir a espaços como teatro e cinema - tradicionalmente localizados em grandes centros urbanos. Isso demonstra que um dos principais problemas enfrentados hoje por essa modalidade artística é a escassa divulgação pela mídia, e não a falta de forte apelo popular.

Ao longo de toda a programação do Encontro, que ocorre na Zona Norte da cidade, marcam presença alguns convidados internacionais, como a palhaça Hillary Chaplain (Estados Unidos), os palhaços Oscar (Chile) e Brusca (Espanha), além do acrobata brasileiro Guga Carvalho, atualmente radicado na Espanha e integrante do grupo Gingers. O evento será encerrado na data em que se comemora o Dia Internacional do Palhaço, dia 10, às 21h. Na ocasião, a lona do Circo Festa recebe o Cabaré dos palhaços. Performances do grupo Parlapatões, Patifes e Paspalhões, dos palhaços Zabobrim e Oscar, e de outros convidados se revezarão no picadeiro.

Com um ingresso de dois reais por dia, o público poderá assistir a todos os espetáculos apresentados nas diversas lonas. Para conhecer o cronograma, acesse o portal da prefeitura.


Leia mais:

Praça do Circo traz atrações aéreas e arte de rua
Circo Fiesta provoca reflexões e revela novas tendências

Circo Roda Brasil apresenta a arte circense moderna


collections
Galeria de imagens