Secretaria Especial de Comunicação

Quinta-feira, 6 de Dezembro de 2007 | Horário: 18:43
Compartilhe:

Telecentro Instituto Paulo Kobayashi é inaugurado na Liberdade

O equipamento está instalado no Edifício Bunkyo, onde fica a Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa. Oferece gratuitamente cursos específicos de capacitação digital, além de acesso à internet. Professores capacitados pela Prefeitura vão dar aula de informática, também gratuitas.
O prefeito de São Paulo participou no início da noite desta quinta-feira (06/12) da inauguração do Telecentro Instituto Paulo Kobayashi. Fica no bairro da Liberdade, no Centro da Cidade. O equipamento está instalado no Edifício Bunkyo, onde fica a Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa. Oferece gratuitamente cursos específicos de capacitação digital, além de acesso à internet. Professores capacitados pela Prefeitura vão dar aula de informática.

Para instalação do Telecentro, a Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa cedeu área de 66 m² do edifício ao Instituto Paulo Kobayashi. A Secretaria Especial para Participação e Parceria realizou a adequação da unidade. O local contará com servidor, terminal para uso administrativo, 17 terminais para uso da população e impressora. Tem capacidade para atender 153 usuários por dia. Com o novo Telecentro, já são 225 unidades em todo o Município em razão da incorporação pela Prefeitura na semana passada dos 49 Infocentros que pertenciam ao Governo do Estado.

"Estamos investindo fortemente na entrega de novos Telecentros, porque a inclusão digital é fundamental para o processo educacional. E, no nosso governo, Educação é prioridade, juntamente com Saúde e Meio Ambiente", afirmou o prefeito. "O acesso à informática aprimora a Educação dos jovens e adultos e aumenta a possibilidade de acesso ao mercado de trabalho", acrescentou o prefeito de São Paulo, destacando a parceria com o Instituto Paulo Kobayashi. "É uma homenagem justa a um grande educador e homem público, que lutou para melhorar a Educação em nosso país", concluiu.

Filho de imigrantes, Paulo Kobayashi era o filho mais velho de sete irmãos. Estudou em escolas públicas do interior de São Paulo e, aos 17 anos, chegou à Capital para completar os estudos. Cursou as faculdades de Economia e Geografia da PUC de São Paulo. Ainda na faculdade, Kobayashi começou a dar aula. Especializou-se na área de Geografia.

Como professor de Geografia, adquiriu base para debater problemas nacionais. Em 1975, candidatou-se pela primeira vez e foi eleito deputado estadual. Após anos de vida pública, faleceu em abril de 2005, vítima de câncer no pulmão. Antes de morrer, quis criar um Instituto para promover ações de cidadania na área da educação. O sonho foi concretizado dois meses após a sua morte. O Instituto Paulo Kobayashi contribui para a formação ética e moral do ser humano e da sociedade.

Estavam presentes à cerimônia o secretário de Participação e Parceria, e o presidente do Instituto Paulo Kobayashi, Victor Kobayashi, entre outras autoridades.

collections
Galeria de imagens