Secretaria Especial de Comunicação

Quarta-feira, 19 de Dezembro de 2007 | Horário: 09:49
Compartilhe:

Casa do Bandeirante recebe exposição sobre o período colonial

Após dois meses fechada para obras de manutenção a Casa do Bandeirante recebe a exposição O cotidiano colonial paulista- entre o real e o imaginário. A exposição traça um panorama das relações sociais do período
Após dois meses fechada para obras de manutenção, a Casa do Bandeirante reabre ao público com a exposição O Cotidiano Colonial Paulista - entre o Real e o Imaginário.

Com curadoria de Camila Duprat, a mostra apresenta uma síntese do período colonial paulista a partir de seus principais personagens: o índio, o colonizador europeu e o jesuíta.

Para resgatar o dia-a-dia desses três representantes, marcado por apropriações e adaptações em vários aspectos, como alimentação, costumes, vestimentas e organização social, a exposição reconstrói o passado por meio de documentos originais - inventários, atas da Câmara, mapas e relatos jesuíticos - e produções iconográficas realizadas por alguns artistas no século 20. "Pautada nos testemunhos documentais, a mostra compara o relato factual a uma produção de imagens criadas por viajantes e artistas que, não raro, se contradizem", explica a curadora.

Além de traçar um panorama sobre as relações sociais do período, o acervo reúne fatos históricos para fomentar reflexões a respeito de questões contundentes, como as que dizem respeito à utilização do espaço urbano na contemporaneidade.

O formato multimídia garante originalidade à abordagem temática: peças exclusivas dividem espaço com fotos e recursos de áudio e vídeo. Um dos destaques é o Cenário Original, um ambiente que projeta sons e imagens captados na Mata Atlântica, conectando o visitante à diversidade da fauna e flora brasileiras.

Percorrendo a mostra, é possível observar, ainda, o encontro dos personagens, espaço com apresentação simultânea de três vídeos que mostram a chegada do colonizador e do jesuíta na terra desconhecida e suas relações com os índios. As incursões dos bandeirantes pelo interior brasileiro e a organização das bandeiras também são reveladas nas imagens. Ao lado das projeções, objetos referentes aos três personagens estão dispostos em uma vitrine iluminada.

Serviço

Casa do Bandeirante
Data: de terça a domingo
Horário: das 9h às 17h, até junho/2008
Endereço: praça Monteiro Lobato, s/nº, Butantã
Tel.: 3031-0920
Grátis


collections
Galeria de imagens