Secretaria Especial de Comunicação
Réveillon na Paulista terá estrutura para garantir acesso e segurança
A Prefeitura de São Paulo e o Santander realizam a 11ª edição do Réveillon na Paulista, considerada uma das dez maiores celebrações no mundo. A cenografia preparada para esta edição pela Playcorp, empresa organizadora do evento, tem a intenção de valorizar as belezas e a cultura da Cidade. A expectativa dos organizadores é atrair mais de 2 milhões de visitantes.
Com o tema "São Paulo - a cidade de todos nós", a festa deste ano terá o comando do ex-BBB Alemão e shows da banda Tihuana, MC Leozinho, Leonardo, Lulu Santos e da bateria da Escola de Samba Mocidade Alegre. O palco reunirá elementos simbólicos da paisagem paulistana, como o viaduto Santa Ifigênia, o Masp, o Edifício Altino Arantes (Banespão) e outros que incluirão grandes obras em homenagem ao centenário do arquiteto Oscar Niemeyer, como o Edifício Copan, o Memorial da América Latina e a Oca do Ibirapuera. O local também contará com uma estrutura de painéis eletrônicos full color de alta resolução.
Para o momento da virada 2007-2008, muitas novidades e efeitos especiais. Entre as ruas Pamplona e Ministro Rocha Azevedo, grandes torres com números de 10 a 1 se acenderão no ritmo da contagem regressiva. O som terá 600 mil watts de potência, que reproduzirão o áudio do palco ao longo dos quase três quilômetros da Paulista. Além disso, 10 telões e dois painéis reproduzirão todo o espetáculo, integrando artistas e platéia durante o evento.
A iluminação terá cerca de um milhão de watts. Somada aos demais equipamentos, será suportada por cerca de 30 geradores, com capacidade de cinco milhões de watts, energia suficiente para iluminar uma cidade. Após a meia-noite, os 15 minutos de espetáculo pirotécnico serão produzidos por 80 mil tiros e 4 mil bombas multicoloridas, acompanhados por uma chuva de 5 milhões de confetes metalizados e uma revoada de 10 mil balões brancos.
E, para que todos possam esperar a chegada de 2008 com conforto e segurança, 3.500 pessoas trabalharão na montagem e realização do evento. Com 800 m² de área e sete metros de altura, o palco será instalado entre as ruas Ministro Rocha Azevedo e Frei Caneca. A festa terá início a partir das 20h do dia 31 de dezembro e se estenderá até as 2h30 do dia 1º de janeiro de 2008.
Infra-estrutura do evento
Transporte
A melhor opção é o Metrô, que vai operar ininterruptamente as três linhas durante a madrugada do dia 1º, com as estações abertas para embarque e desembarque até as 2h da madrugada. Após esse horário as estações Paraíso e Clínicas ficarão abertas para embarque, enquanto as demais estações continuarão funcionando para desembarque. As estações Trianon e Consolação serão fechadas às 19h do dia 31 e reabertas às 4h40 do dia 1º. A frota de trens será reforçada e haverá aumento do contingente de encarregados do tráfego, estações e segurança. O Metrô solicita que os usuários adquiram antecipadamente o bilhete para a volta.
Trânsito
A avenida Paulista será interditada para o tráfego de veículos a partir das 12h do dia 31 de dezembro. Faixas de rua sinalizarão as rotas alternativas. As duas faixas da avenida serão liberadas novamente para veículos a partir das 5h do dia 1º de janeiro.
Segurança
Cerca de 1,5 mil policiais e agentes da Polícia Militar, Guarda Civil Metropolitana e CET, além de cerca de 500 seguranças particulares contratados pela Playcorp, estarão ao longo da avenida Paulista. Eles contarão com o apoio de viaturas, motocicletas e das bases comunitárias e de um sofisticado sistema de câmeras de controle remoto em pontos estratégicos da avenida. Haverá reforço de policiamento nas entradas das estações Brigadeiro, Paraíso e Clínicas.
Um esquema especial de revista será montado com apoio da Policia Militar e a avenida será totalmente gradeada com mais de 7 quilômetros de estruturas metálicas. Materiais cortantes ou pontiagudos, garrafas e fogos estão proibidos e serão retidos nesses acessos.
Serviço médico
Serão instalados 10 ambulatórios com médicos e enfermeiros de plantão, colocados em pontos estratégicos da Paulista. Todos terão ambulâncias e UTIs móveis que cuidarão da remoção dos pacientes que precisarem de cuidados especiais.
Bebidas e alimentos
80 pontos de venda serão instalados ao longo da avenida Paulista com alimentos e bebidas variados.
Área para pessoas com deficiência - uma área para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida será instalada bem em frente do palco, com acesso na barricada frontal do palco.
Limpeza
Uma equipe de 200 pessoas cuidará da limpeza, retirando mais de cinco toneladas de lixo (copos e papéis) após o término do espetáculo.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk