Secretaria Especial de Comunicação

Sexta-feira, 29 de Setembro de 2006 | Horário: 15:35
Compartilhe:

Bovespa apóia lançamento do selo da diversidade

O objetivo do pacto, firmado na quarta-feira (27/09), é combater a discriminação - em especial de raça e gênero - no mercado de trabalho. O lançamento do selo será no dia 22 de novembro, em local a ser definido.
Respeitar a diversidade e promover a responsabilidade social nas empresas. Com esse objetivo, a Prefeitura de São Paulo - por intermédio da Secretaria Municipal do Trabalho - firmou nesta quarta-feira (27/09), uma parceria com a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) para a divulgação do Pacto pela Valorização e Promoção da Diversidade de Gênero e Raça no Trabalho.

O acordo foi feito durante reunião com o secretário municipal do Trabalho e o presidente da Bovespa, Raimundo Magliano.

Ao aderir ao pacto, a empresa receberá o “selo da diversidade de S.Paulo” em reconhecimento. A medida - inédita no Brasil - foi criada pela Secretaria Municipal do Trabalho por meio da Comissão Intersecretarial de Monitoramento e Gestão da Diversidade (CIM-Diversidade), em parceria com organizações empresariais, sindicais e do terceiro setor.

O objetivo do pacto é combater a discriminação - em especial de raça e gênero - no mercado de trabalho. O lançamento do selo será no dia 22 de novembro, em local a ser definido.

Criatividade

Segundo um estudo desenvolvido pela Society for Human Resource Management - organização norte-americana - 63% dos executivos das 500 maiores empresas do país vêm na diversidade um componente que torna o trabalho mais criativo. Se nos Estados Unidos as diferenças são comuns nas empresas, no Brasil a situação é inversa.

Pesquisa recente realizada pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) demonstra que o desemprego entre os negros é 51,4% maior que entre os brancos.

Em relação às mulheres, a situação também é desfavorável. Em 2004, as mulheres trabalhadoras com até quatro anos de estudo recebiam, por hora, 80,8% do rendimento dos homens com esse nível de escolaridade. O dado faz parte da síntese dos indicadores sociais do IBGE.

collections
Galeria de imagens