Secretaria Especial de Comunicação

Sexta-feira, 29 de Setembro de 2006 | Horário: 17:33
Compartilhe:

Prefeitura entrega obra que vai interligar Zona Leste à marginal Tietê

A administração municipal entregou os dois quilômetros restantes da pavimentação da avenida, abrindo o trecho final da pista que margeia o córrego Franquinho. As obras na Calim Eid se arrastaram por oito anos.
O prefeito de São Paulo liberou ao trânsito nesta sexta-feira (29/09) a avenida Calim Eid, importante ligação viária entre os bairros de Arthur Alvim, Penha e Ermelino Matarazzo, na Zona Leste.

A administração municipal entregou os dois quilômetros restantes da pavimentação da avenida, abrindo o trecho final da pista que margeia o córrego Franquinho. As obras na Calim Eid se arrastaram por oito anos.

A conclusão da avenida, associada a outras intervenções, interligará a região por meio da Nova Radial Leste (avenida José Pinheiro Borges), completando um sistema viário de quase 20 quilômetros, desde Guaianases até a Marginal Tietê. Quando estiver pronto, 1 milhão de pessoas serão beneficiadas.

“Esta é uma das principais obras da atual administração para a Zona Leste", afirmou o prefeito. "Com a implantação do Expresso Cidade Tiradentes, vamos estar proporcionando soluções importantes para as pessoas que dependem de transporte público e também àquelas que usam veículos particulares”.

O córrego Franquinho é um dos principais afluentes do córrego Tiquatira (deságua próximo ao cruzamento com a avenida São Miguel). Passa pelos bairros de Arthur Alvim, Penha e Ermelino Matarazzo. O acesso de Arthur Alvim para a marginal Tietê passa a ser feito nas proximidades da avenida Águia de Haia, pelas novas pistas da Calim Eid. Antes, o trânsito tinha de fluir por ruas estreitas do bairro até a rua Nhatumani, o primeiro acesso ao trecho de três quilômetros em operação da avenida.

Com a obra, os motoristas dispõem agora de duas pistas de 10,5 metros de largura, com três faixas de rolamento em cada sentido, iluminadas por 159 luminárias, até a marginal Tietê.

Com várias paralisações desde a contratação, em 1995, as obras previam a canalização de 4.825 metros e a execução de duas pistas marginais ao córrego, cada uma com 5.274 metros de extensão. Desde 1998, com a interrupção das obras em razão de problemas com as desapropriações e remoções de famílias, ficaram sem finalização os dois quilômetros da avenida Calim Eid.

Em agosto de 2005, a Prefeitura retomou o trabalho e priorizou a execução de pavimentação, calçadas e travessias, além da instalação de iluminação, limpeza das margens do córrego e microdrenagem. E concluiu 140 metros de canalização do Franquinho.

A obra foi executada pela Secretaria Municipal de Infra-Estrutura e Obras (Siurb) e pela Secretaria de Coordenação das Subprefeituras. Ao longo do córrego, foi instalado pela Sabesp um coletor de esgoto que já recebe 50% dos dejetos.

A Prefeitura mantém entendimentos com a empresa de saneamento para destinar a outra metade do esgoto ao coletor. A medida possibilitará a limpeza do córrego e a implantação de um canteiro linear. Em alguns trechos do córrego, já foram plantados girassóis e outras espécies de flores.

Acompanharam o prefeito os secretários municipais de Infra-Estrutura Urbana e Obras, Coordenação das Subprefeituras, Planejamento, Verde e Meio Ambiente e Participação e Parceria. Além deles, os subprefeitos de Itaquera, Penha e Ermelino Matarazzo.

Nova Radial

Além da entrega da avenida Calim Eid, o prefeito vistoriou vários trechos da obra de implantação da Nova Radial, com 9,5 quilômetros de pista dupla e três faixas de tráfego em cada sentido. A ligação entre Itaquera e Arthur Alvim tem duas pistas com dois quilômetros de extensão, e está em fase final de execução.

A conclusão desse trecho é prevista para o próximo mês. A execução do viaduto Arthur Alvim sobre a avenida Águia de Haia já foi iniciada. Tem previsão de entrega para o primeiro semestre de 2007.

O projeto de construção do viaduto previa inicialmente 400 metros de travessia. Isso exigiria a desapropriação de 116 imóveis. A atual administração redefiniu o traçado e reduziu a extensão para 230 metros, com a desapropriação de apenas 41 imóveis. O redimensionamento do projeto gerou economia de R$ 12 milhões aos cofres públicos.

Eis os principais trechos do sistema viário de prolongamento da Radial Leste entregues desde 2005: túnel jornalista Odon Pereira, construído sob os trilhos da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos); alça de acesso do viaduto que liga a nova via ao centro de Itaquera; e pavimentação nos baixos do viaduto da avenida José Pinheiro Borges. Neste local funciona a Estação de Transferência de Ônibus, por onde circulam 350 coletivos de 58 linhas que servem a região.

collections
Galeria de imagens