Secretaria Especial de Comunicação

Segunda-feira, 9 de Outubro de 2006 | Horário: 16:48
Compartilhe:

Exposição marca o Jubileu de Ouro da Rede Municipal de Ensino

Um grupo de professores visitou na última sexta (06/10) a exposição na sede da Memória Técnica Documental da Rede Municipal de Ensino.
Um grupo de cinco ex-professoras da Rede Municipal de Ensino visitou na tarde de sexta-feira, dia 6, a exposição Jubileu de Ouro (Ensino Municipal de São Paulo - 1956-2006). As professoras estavam acompanhadas da ex-aluna de Ensino Fundamental Edicléia Carvalho Loureiro dos Santos, que hoje leciona na rede.

As professoras Elizabeth Stella de Oliveira, Marília Antonieta Oliveira Borghi, Lucia de Araújo Silva, Yara Nurchis Gama e Leda Maria Bernardo Marmo viram a mobília escolar antiga, objetos curiosos como mata-borrões, boletins e cartilhas - como a Caminho Suave, de Branca Alves de Lima, e Cartilha Sodré, de Benedicta Stahl Sodré.

Os objetos, ao lado de um belo acervo fotográfico, são alguns dos itens que a Rede Municipal de Ensino está expondo, até janeiro do ano que vem, em sua Memória Técnica Documental, que fica na rua Diogo de Faria, 1.247 – sala 14, Vila Mariana, Zona Sul da Capital.

A exposição Jubileu de Ouro (Ensino Municipal de São Paulo - 1956-2006), a cargo do Memorial do Ensino Fundamental, fica aberta ao público das 8h00 às 18h00. A entrada é gratuita. A Rede Municipal de Ensino chega aos 50 anos com 1.321 escolas, 51 mil professores e cerca de 1,1 milhão de alunos.

Os visitantes da mostra poderão ter contato, também, com a Memória Técnica Documental, órgão da Secretaria Municipal de Educação, que responde por um acervo de 3.550 documentos e está comemorando seu Jubileu de Prata (25 anos). Desde 1981, o departamento pesquisa, registra e arquiva documentos da própria Secretaria, além de teses e trabalhos de relevância para a história do Ensino de São Paulo.

Padre Manoel de Paiva Ao todo, 156 escolas da rede municipal também comemoram seu jubileu de ouro este ano. Uma delas é a EMEF Padre Manoel de Paiva, que comemorou seus 50 anos de história na quartafeira, dia 4 de outubro. A escola tem 20 professores e atende 734 alunos em três turnos.

A unidade de ensino, que pertence à Coordenadoria de Educação do Ipiranga, fica na rua Serafim Orlandi, 254, Chácara Klabin.

A EMEF nasceu em 18 de outubro de 1956 e mudou de nome quatro vezes: Grupo Municipal de Ensino Primário do Jaçanã, 5ª Escola Mista Municipal da Vila São José, Escolas Agrupadas da Vila São José e Escola Municipal de 1º Grau de Vila São José. O nome atual foi adotado em 1999.

O padre jesuíta Manoel de Paiva chegou ao Brasil em 1550, liderando um grupo de 13 padres, e se instalou na Bahia. Quatro anos depois celebrou a primeira missa do novo colégio jesuíta onde hoje fica o Pateo do Colégio. Manoel de Paiva foi ainda o primeiro diretor do Real Colégio de São Paulo, durante 34 anos.


collections
Galeria de imagens