Secretaria Especial de Comunicação

Segunda-feira, 16 de Outubro de 2006 | Horário: 16:05
Compartilhe:

Crianças constroem a Ludi-Cidade dos sonhos em SP

Programa desenvolvido pela Secretaria de Esportes contagiou o Parque das Bicicletas, localizado na região de Moema, durante quatro dias.
Milhares de pessoas de todas as idades deram vida à uma mini-cidade neste feriado de Nossa Senhora Aparecida. De 12 a 15 de outubro (último domingo), o Parque das Bicicletas abrigou a Ludi-Cidade, a tenda gigante responsável por aflorar o mundo do “faz de conta”.

Desde as 8h45 da última quinta-feira (12/10), crianças de diversos cantos da capital paulista já aguardavam ansiosas pelo início das atividades no espaço de 45m por 25m montado na Zona Sul pela Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação (SEME), que reproduziu uma cidade real, com zoológico, prefeitura, supermercado, casinhas, escola, salão de beleza, petshop, cemitério, casa de música, palco para shows, entre outros atrativos.

Quando os “portões” da Ludi-Cidade se abriram, a festa e diversão logo tomou conta do pedaço. “Eu quero ser médica, vou cuidar de todas as pessoas daqui”, disse a pequena Fernanda Souza, de quatro anos, enquanto brincava no hospital.

Metros adiante, Tiago Scorga, mesma idade, colocava em prática os seus dotes musicais, na companhia do pai. “Ele adora fazer batucada, e para não deixá-lo sozinho o pai coruja aproveita para se divertir também”, afirmou André Scorga.

De fato, não foram apenas as crianças que se encantaram com o ambiente. Os marmanjos também aproveitaram a oportunidade para resgatar os bons tempos de infância, das brincadeiras de pular corda, amarelinha, rodar pião, jogar peteca, etc.

“Que saudade desse tempo maravilhoso”, admitiu João Vicente, de 45 anos. “A gente vem acompanhar as crianças, mas se bobear acaba se divertindo mais do que elas”, acrescentou.

Para os organizadores, o resultado do trabalho foi muito mais do que a concretização de um sonho. “Representou um dever cumprido, a cultivação de mais uma semente no trabalho lúdico desenvolvido na cidade ‘real’”, declarou Magno Augusto de Oliveira, coordenador do programa Ludicidade.

“Precisamos de mais ações como esta, pois a arte do brincar desenvolve uma série de valores: educa, incentiva a integração social, familiar e traz muita alegria”, completou.

Já o secretário de Esportes afirmou: “este é o resultado positivo de um projeto que levou um ano para ser construído. Estamos muito felizes com mais essa conquista, mais uma da SEME”.

Em cada um dos quatro dias de brincadeiras, foram eleitos - por meio de sorteio - dois mini-prefeitos; o da manhã e o da tarde. Cada novo “representante político” recebeu a faixa de prefeito, a chave da cidade e foi encarregado de inaugurar a prefeitura. Além disso, passaram a integrar o painel de fotos instalado no mini-gabinete.

No palco da Ludi-cidade, vários shows artísticos garantiram uma diversão ainda maior do púbico. Prática de medicina tradicional chinesa (Lian Gong), apresentação de orquestra, bandas musicais, teatrinhos e grupos circenses foram algumas das atrações.

Segundo os organizadores, vai ocorrer mais uma edição do programa.


collections
Galeria de imagens