Secretaria Especial de Comunicação

Quinta-feira, 19 de Outubro de 2006 | Horário: 15:48
Compartilhe:

Prefeito abre exposição sobre reciclagem no Centro Cultural São Paulo

A exposição, que já foi realizada em Belo Horizonte, ficará em São Paulo até 8 de novembro. Depois percorrerá as cidades de Porto Alegre, Caxias do Sul, Londrina, Salvador, Natal, Fortaleza, Goiânia e Hortolândia. A entrada é franca.
Sofá-cama confeccionado com garrafas pet. Descanso de panela feito com caixinhas de filme fotográfico. Cadeiras produzidas com jornais velhos. Estes e outros objetos, todos em material reciclado, poderão ser apreciados na exposição “Reciclasa - Novos Usos Para Antigos”. O evento foi aberto pelo prefeito de São Paulo nesta quinta-feira (19/10), no Centro Cultural São Paulo, ao lado da estação Vergueiro do metrô.

A proposta da mostra é apresentar na prática como transformar materiais, a princípio descartáveis e jogados pelas pessoas no lixo, em peças decorativas e modernas, e em utilidades domésticas de qualidade. O visitante vai percorrer o ambiente de uma casa - com sala, cozinha, quartos e escritório - totalmente mobiliada, com materiais reciclados oriundos do que, para muitos, é apenas lixo industrial e urbano.

O Reciclasa é um projeto de educação ambiental desenvolvido pela área de Responsabilidade Social da IBM do Brasil. A curadoria é da ONG Leia Brasil.

A exposição conta com monitores para explicar ao público como são confeccionados as mobílias e os objetos. Os artigos foram feitos por artesãos das mais diversas regiões do Brasil. Os produtos não serão comercializados, mas o público poderá levar para casa catálagos com informações sobre a criação de cada um dos objetos, com os telefones dos autores.

O prefeito ressaltou que a exposição vai colaborar para mostrar à população a importância de se recuperar e reciclar os materiais que muitas vezes vão para o lixo. “Esse é o motivo pelo qual a cidade de São Paulo acolheu esta exposição. Com o uso dos vários materiais, vemos como é possível preservar o meio ambiente”. afirmou.

Ele acrescentou que a criatividade do povo brasileiro, aliada ao uso da tecnologia, vão ensinar a população que, muitas vezes, o que é considerado lixo pode ser transformado em material reciclável.

A exposição, que já foi realizada em Belo Horizonte, ficará em São Paulo até 8 de novembro. Depois percorrerá as cidades de Porto Alegre, Caxias do Sul, Londrina, Salvador, Natal, Fortaleza, Goiânia e Hortolândia. A entrada é franca.

Ações da Prefeitura no reaproveitamento de materiais

A Prefeitura de São Paulo recolhe mensalmente cerca de 2,2 mil toneladas de material reciclado, nos 68 distritos da cidade beneficiados com a coleta seletiva.

Todo material é levado para 15 centrais de triagem da Prefeitura, onde são separados, prensados e comercializados. Cada catador fatura com a venda do material, em média, R$ 400,00 por mês.

A cidade de São Paulo produz cerca de 15 mil toneladas de lixo por dia. Só de resíduos domiciliares são coletadas cerca de 9 mil toneladas. Cada morador gera de 0,8 a 1,2 quilo de lixo/dia. Deste lixo, 57% constituem matéria orgânica, 17% plásticos e 11% papéis e papelões. O restante é dividido entre vidros, metais e outros materiais.

collections
Galeria de imagens