Secretaria Especial de Comunicação
Autorizado o início das obras do "Trecho 3" do Expresso Tiradentes
Para construir a alça, a Prefeitura vai investir, inicialmente, R$ 2 milhões, dinheiro economizado durante a execução das obras do terminal Sapopemba, na Zona Leste, que também integrará o sistema do Expresso Tiradentes.
O prefeito de São Paulo assinou nesta quinta-feira (19/10) autorização para a ordem de serviço da construção da primeira parte do "Trecho 3" do Expresso Tiradentes. O trajeto será uma alça que começará no chamado “Trecho do Y”, uma bifurcação existente na altura da rua Brigadeiro Jordão com avenida Juntas Provisórias.
Para construir a alça, a Prefeitura vai investir, inicialmente, R$ 2 milhões, dinheiro economizado durante a execução das obras do terminal Sapopemba, na Zona Leste, que também integrará o sistema do Expresso Tiradentes.
“Esses R$ 2 milhões foram suficientes pra iniciar o novo trecho, que desce em direção à Cidade Tiradentes. Quanto mais cedo pudermos iniciar o trecho, melhor será. Mais cedo terminaremos a obra", afirmou o prefeito. "Assinamos a autorização para que tenhamos o início imediato dos serviços”.
O prefeito destacou que a economia de R$ 2 milhões se soma aos 8% que já haviam sido economizados com a renegociação do contrato para a implantação do Expresso Tiradentes.
A alça terá 960 metros de via elevada, com 7,40 metros de largura, e terminará no nível do solo no canteiro central da avenida Luís Ignácio de Anhaia Melo, na altura da rua Amparo. A partir de agora, terá início a fase de fundações da alça. Ao todo, o trecho custará cerca de R$ 63 milhões e deverá estar concluído até agosto de 2007.
“Queremos antecipar as obras para que, no início do ano que vem, elas estejam em pleno ritmo de execução”, disse o secretário municipal de Transportes, ao explicar que o começo dos trabalhos se dará antes do período de chuvas.
Também participaram da solenidade de assinatura do termo de autorização para início das obras do "Trecho 3" o presidente da São Paulo Transporte e subprefeitos das regiões contempladas.
Testes operacionais
Os testes operacionais dos dois primeiros trechos do Expresso Tiradentes começaram há 10 dias. São 8 quilômetros (cinco em via elevada e três sobre o rio Tamanduateí) que serão definitivamente abertos ao público em janeiro. Das dez estações previstas, seis também já entraram em teste. Todas têm acesso facilitado por elevadores e escadas rolantes.
Nos dois primeiros trechos, o Expresso Tiradentes ligará o terminal Mercado ao terminal Sacomã, na Zona Sul, incluindo as paradas Pedro II, Ana Néri, C.A. Ypiranga e Rua do Grito. Permitirá a integração com a Linha 3 - Vermelha do metrô na estação Pedro II, e com a Linha D da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) no Ipiranga.
Ao todo, o Expresso Tiradentes terá cerca de 32 quilômetros de extensão e ligará o Centro de São Paulo ao bairro de Cidade Tiradentes, na Zona Leste. Beneficiará cerca de 1,5 milhão de habitantes.
Para construir a alça, a Prefeitura vai investir, inicialmente, R$ 2 milhões, dinheiro economizado durante a execução das obras do terminal Sapopemba, na Zona Leste, que também integrará o sistema do Expresso Tiradentes.
“Esses R$ 2 milhões foram suficientes pra iniciar o novo trecho, que desce em direção à Cidade Tiradentes. Quanto mais cedo pudermos iniciar o trecho, melhor será. Mais cedo terminaremos a obra", afirmou o prefeito. "Assinamos a autorização para que tenhamos o início imediato dos serviços”.
O prefeito destacou que a economia de R$ 2 milhões se soma aos 8% que já haviam sido economizados com a renegociação do contrato para a implantação do Expresso Tiradentes.
A alça terá 960 metros de via elevada, com 7,40 metros de largura, e terminará no nível do solo no canteiro central da avenida Luís Ignácio de Anhaia Melo, na altura da rua Amparo. A partir de agora, terá início a fase de fundações da alça. Ao todo, o trecho custará cerca de R$ 63 milhões e deverá estar concluído até agosto de 2007.
“Queremos antecipar as obras para que, no início do ano que vem, elas estejam em pleno ritmo de execução”, disse o secretário municipal de Transportes, ao explicar que o começo dos trabalhos se dará antes do período de chuvas.
Também participaram da solenidade de assinatura do termo de autorização para início das obras do "Trecho 3" o presidente da São Paulo Transporte e subprefeitos das regiões contempladas.
Testes operacionais
Os testes operacionais dos dois primeiros trechos do Expresso Tiradentes começaram há 10 dias. São 8 quilômetros (cinco em via elevada e três sobre o rio Tamanduateí) que serão definitivamente abertos ao público em janeiro. Das dez estações previstas, seis também já entraram em teste. Todas têm acesso facilitado por elevadores e escadas rolantes.
Nos dois primeiros trechos, o Expresso Tiradentes ligará o terminal Mercado ao terminal Sacomã, na Zona Sul, incluindo as paradas Pedro II, Ana Néri, C.A. Ypiranga e Rua do Grito. Permitirá a integração com a Linha 3 - Vermelha do metrô na estação Pedro II, e com a Linha D da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) no Ipiranga.
Ao todo, o Expresso Tiradentes terá cerca de 32 quilômetros de extensão e ligará o Centro de São Paulo ao bairro de Cidade Tiradentes, na Zona Leste. Beneficiará cerca de 1,5 milhão de habitantes.
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