Secretaria Especial de Comunicação

Exibindo 1 para 1 de 2
Terça-feira, 21 de Novembro de 2006 | Horário: 14:32
Compartilhe:

Campanha busca reduzir acidentes e mortes no trânsito

Os filmes publicitários, cujos temas são ''Trânsito e Motociclistas'' e ''Álcool e Direção'', serão exibidos entre os dias 21 de novembro e 12 de dezembro nas principais emissoras de televisão.
A imprudência dos motoristas e a possível desatenção dos pedestres fazem com que o índice de mortes no trânsito aumente assustadoramente a cada ano. Preocupada com essa taxa específica de mortalidade entre os paulistanos, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Área Técnica de Cultura de Paz, coloca no ar uma campanha na televisão para orientar a população sobre a importância da educação e da segurança no trânsito.

Os filmes, cujos temas são “Trânsito e Motociclistas” e “Álcool e Direção”, serão exibidos entre os dias 21 de novembro e 12 de dezembro nas principais emissoras de televisão (Globo, Record, Bandeirantes, RedeTV! e SBT).

Outra iniciativa da SMS, com o apoio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e da Secretaria Municipal de Transportes, será a distribuição de adesivos com a mensagem “O Caminho É a Paz” aos motoboys que trabalham na capital e da cartilha educativa “Acelerado”.

A publicação, preparada em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Motociclistas de São Paulo, contém textos e informações que tratam da criação da faixa cidadã e da regulamentação das empresas do setor. Além disso, houve uma preocupação em conscientizar os condutores de motos sobre a responsabilidade de cada um em relação ao meio ambiente e à construção da cidadania.

Segundo Jonas Melman, assessor da Área Técnica de Cultura de Paz da Secretaria Municipal de Saúde, “os acidentes de trânsito causam um impacto muito grande em termos de mortalidade e de morbidade na cidade de São Paulo”.

Acidentes

Os acidentes de trânsito são a segunda causa de morte no município, perdendo apenas para os homicídios. Em 2005, foram contadas 1.586 mortes e 9.321 internações no SUS, motivadas por acidentes de trânsito. Boa parte dessas ocorrências poderia ter sido evitada por medidas de prevenção por parte dos motoristas e condutores de motos e bicicletas, assim como pelos pedestres. Um dado que chama a atenção é que, dentre todas as ocorrências no trânsito, a principal causa de morte ainda é o atropelamento.

Em 2005, foram registrados 757 óbitos de pedestres que foram atingidos por carros, ônibus, caminhões ou motos no município. Das internações derivadas de colisões, 35,4% são causadas por atropelamentos, superando ligeiramente os procedimentos gerados por acidentes com motociclistas (34,6%).

Conscientização

Com a ação educativa, a SMS pretende conscientizar o motorista, o motociclista, o ciclista e o pedestre sobre sua responsabilidade na proteção da própria saúde, bem como na da de outros cidadãos.

De acordo com os assessores da Área Técnica da Cultura de Paz da SMS, a campanha será mais um elemento numa estratégia que visa a despertar a atenção de cada um sobre seu papel na melhora da qualidade de vida e na manutenção do seu estado de saúde bem como de outros moradores da região, inclusive nas vias urbanas. “É preciso modificar a cultura da violência que ainda predomina nas relações de trânsito na nossa cidade e pensar em estratégias, que de uma maneira efetiva possam contribuir para minimizar esse problema”, acrescentou Melmann.

collections
Galeria de imagens