Secretaria Especial de Comunicação

Quinta-feira, 30 de Novembro de 2006 | Horário: 08:00
Compartilhe:

São Paulo, a terceira melhor cidade do Brasil para fazer turismo

Além de ter batido recorde de ocupação hoteleira em outubro (78,21% em 2006, com crescimento de 23,26% em relação ao mesmo mês de 2005), a cidade foi eleita a terceira melhor do Brasil para fazer turismo, pela revista Viagem & Turismo.
A cidade de São Paulo se firma como um dos principais destinos turísticos do País. Além de ter batido recorde de ocupação hoteleira em outubro, a cidade foi eleita a terceira melhor do Brasil para fazer turismo, pela revista Viagem & Turismo.

A média de ocupação dos hotéis da Capital bateu 78,21% em outubro de 2006, com crescimento de 23,26% em relação ao mesmo mês de 2005 e de 20,39% em relação ao mês de setembro de 2006. E os hotéis não têm do que reclamar - a diária média também cresceu 14,16% em relação ao último mês de setembro e 26,78% se comparado ao mesmo período do ano passado. Em agosto, a cidade já havia batido um recorde de ocupação hoteleira: 70,12%.

Em outubro, São Paulo sediou eventos como o GP Brasil de Fórmula 1, o Salão Internacional do Automóvel, a 27ª Bienal das Artes de São Paulo (que segue até dezembro), a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e o Boat Show. Pesquisa realizada pela Coordenadoria de Informação e Estatística da São Paulo Turismo (SP Turis) aponta que o turista que vem a São Paulo para assistir ao Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1 gasta aproximadamente R$ 615 por dia, entre hospedagem, alimentação, lazer, transporte e compras.

O valor gasto foi, em média, 23% maior do que o estimado. O visitante permaneceu na cidade por cerca de três dias e a grande maioria (65,12%) tem renda mensal acima de 11 salários mínimos. Quase a totalidade dos turistas entrevistados (89,6%) veio à cidade por conta da Fórmula 1 e a maioria (52,8%) ficou hospedada em hotéis e flats. Foram aplicados 1,7 mil questionários.

Os hotéis da cidade sempre se ressentiram da sazonalidade do turismo de negócios - durante a semana os estabelecimentos costumavam registrar 70% de ocupação, mas, nos fins de semana, esse índice chegava a cair para 15% a 20%. Agora, os bons resultados do investimento efetivo em uma política que visa a desenvolver a cidade de São Paulo como destino turístico começam a aparecer - e os números comprovam.

Uma das estratégias da São Paulo Turismo para estimular os turistas de negócios a aproveitar mais a cidade é o programa “Fique mais um dia”. Se cada um dos 4,5 milhões de turistas que aqui chegam a negócios permanecesse mais um dia na Capital, o valor injetado anualmente na economia da cidade seria de R$ 1,5 bilhão.

Este único dia a mais pode significar ainda cerca de R$ 15 milhões em arrecadação de ISS no ano. No site Cidade de São Paulo www.cidadedesaopaulo.com, a SP Turis sugere diversas opções de passeio para os turistas aproveitarem mais um dia na cidade.

Outros programas para incrementar o turismo na maior metrópole brasileira são o “São Paulo Tanque Cheio”, com descontos para quem vem de carro do interior do Estado ou do litoral, o Turismetrô, o SP Meu Destino, o projeto de Capacitação de Taxistas, o Super Weekend e Virada Cultural, evento que promove 24 horas de cultura nos mais diversos pontos da cidade e ajuda a consolidar a Capital como maior centro cultural do País.

Além disso, este ano São Paulo ganhou sua melhor colocação entre os destinos turísticos brasileiros desde que o prêmio VT, da revista Viagem & Turismo, da Editora Abril, foi criado. Foi da capital paulista a nota mais alta no quesito comida, 4,92 num máximo de 5. Mas essa não foi a única boa nova, segundo a revista. São Paulo atingiu também sua melhor colocação no ranking desde que o prêmio Viagem & Turismo foi criado.

“Depois de figurar em oitavo e sétimo lugar durante cinco anos, a cidade é a bola da vez”, afirmou a publicação. Passou à frente de Fortaleza, Salvador, Gramado e Natal, medalhões do turismo brasileiro, e cravou o terceiro lugar entre as melhores cidades brasileiras para fazer turismo. “Um reconhecimento da grande variedade de atrações” pelos leitores da revista, como a publicação afirma.

collections
Galeria de imagens