Secretaria Especial de Comunicação

Terça-feira, 5 de Dezembro de 2006 | Horário: 14:22
Compartilhe:

Hospital do Campo Limpo vai ganhar Centro de Triagem

A unidade foi implantada graças a uma parceria firmada entre a Secretaria de Saúde e o Hospital Albert Eistein e está em funcionamento experimental desde o início de outubro.
Uma boa notícia para os moradores do Campo Limpo e da Zona Sul da capital. Um Centro de Triagem passará a funcionar junto ao Hospital Municipal do Campo Limpo (HMCL). A unidade, implementada graças a uma parceria firmada entre a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e o Hospital Israelita Albert Einstein, começou a funcionar em fase experimental no início de outubro e será entregue aos paulistanos.

A implantação do Centro de Triagem tem como objetivo principal diferenciar a assistência médica primária, destinada às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e à Assistência Médica Ambulatorial (AMAs), dos casos pertinentes ao pronto-socorro, contribuindo para a agilização do atendimento das urgências e emergências.

De acordo com levantamento da SMS, o Pronto-Socorro do Hospital Municipal do Campo Limpo presta, em média, mil atendimentos ao dia, sendo 60% de casos clínicos (adultos e pediatria), fundamentalmente de pronto-atendimento.

Os profissionais observaram que este volume sobrecarrega a atenção de todas as equipes - médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, etc., comprometendo os recursos humanos e materiais que deveriam estar focados nos casos de urgência e emergência.

Com o Centro de Triagem, as equipes serão beneficiadas, permitindo-lhes um melhor rendimento no atendimento de urgências e emergências. O PS do Hospital Municipal do Campo Limpo atende em média 7,4 mil pacientes de clínica médica e 4,3 mil de pediatria a cada mês.

Com o funcionamento pleno da Unidade de Triagem é esperada uma diminuição de até 50% em seu atendimento.

A reforma das instalações que passam a abrigar o Centro de Triagem do Campo Limpo aconteceu entre setembro e outubro deste ano, com financiamento do Hospital Israelita Albert Einstein.

A unidade é conjugada ao complexo hospitalar do Campo Limpo, que atende 24 horas em várias especialidades (cirurgia-geral, ginecologia, obstetrícia, neurocirurgia, ortopedia, traumatologia, neonatologia, clinica médica, pediatria e psiquiatria). O Centro de Triagem deverá realizar um atendimento médio de 156 consultas ao dia em clínica médica e outras 110 em pediatria.

O atendimento será de 7h às 19h, de segunda a sexta-feira. A unidade, cujo custo da obra ficou em 80 mil reais, beneficiará os moradores da Subprefeitura M'Boi Mirim, com população de 2.138.729 habitantes, onde 70% da população depende exclusivamente do Sistema Único de Saúde (SUS) para ter acesso aos serviços médicos e ambulatoriais.

Outras áreas de abrangência são: Campo Limpo, Vila Andrade, Capão Redondo, Cidade Ademar, Pedreira, Grajaú, Jardim Ângela, Jardim São Luiz, Parelheiros, Marsilac, Santo Amaro, Cidade Dutra e Socorro. No local, trabalharão dezenas de profissionais, entre clínicos gerais, pediatras, enfermeiros, auxiliares administrativos, enfermeiros, auxiliares administrativos, técnicos e atendentes.

A estrutura física comportará uma recepção, seis consultórios, duas salas de medicação (adulto e infantil), duas salas de enfermagem com pré-consulta, dois banheiros e uma sala de expurgo.


collections
Galeria de imagens