Secretaria Especial de Comunicação
Centro de Triagem desafoga Pronto-Socorro do Hospital do Campo Limpo
Em funcionamento experimental desde outubro, o serviço foi entregue oficialmente nesta quarta-feira (06/12). A capacidade de atendimento do Centro é de 360 pessoas/dia. O tempo de espera para a consulta é estimado em 30 minutos.
Mais rapidez na recepção e solução dos problemas simples de saúde, e melhora no atendimento de pronto-socorro. Estes são os maiores objetivos do novo Centro de Triagem recém-implantado no Hospital Municipal do Campo Limpo. Em funcionamento experimental desde outubro, o serviço foi entregue oficialmente nesta quarta-feira (06/12) pelo prefeito de São Paulo. A capacidade de atendimento do Centro de Triagem é de 360 pessoas/dia. O tempo de espera para a consulta é estimado em 30 minutos.
De acordo com o prefeito, o Centro de Triagem diferencia os casos de assistência médica primária daqueles de urgência e emergência. “Nessa primeira triagem, a estimativa é de que 70% dos casos sejam solucionados. Isso melhora o atendimento no Pronto-Socorro, que fica menos sobrecarregado. É o mesmo conceito que nós já temos nas AMAs (Assistências Médicas Ambulatoriais)”.
O Centro de Triagem é resultado de parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Hospital Israelita Albert Einstein. Durante a fase de implantação, o serviço realizou um número médio de 156 consultas/dia em clínica médica, e outras 110 consultas em pediatria. Cerca de mil pessoas passam diariamente pelo Pronto-Socorro do Hospital de Campo Limpo. Parte do atendimento é direcionada para os ambulatórios de especialidades.
A triagem é feita por equipes compostas por três clínicos-gerais e três pediatras. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Para o Centro de Triagem foram contratados 70 profissionais, todos treinados pelo Hospital Albert Einstein. São 21 médicos de clínica-geral, 21 pediatras, 20 enfermeiros e técnicos e oito profissionais administrativos.
O serviço conta com equipamentos necessários para agilizar o encaminhamento e garantir o atendimento adequado, tanto no Pronto-Socorro quanto nos ambulatórios. Entre os equipamentos disponíveis, carro de emergência para transporte de pacientes, balança, aparelhos para leitura de raio X, medidores para avaliar batimentos cardíacos, respiração, pressão, temperatura e peso.
A parceria entre a Prefeitura e o Hospital Albert Einstein tem como finalidade melhorar a qualidade dos serviços de saúde. Segundo Cláudio Luiz Lottemberg, presidente do hospital israelita, “o Centro de Triagem é uma extensão do nosso compromisso junto à cidade de São Paulo. Eu acho que é um privilégio porque, de alguma forma, a gente consegue aprimorar a qualidade da saúde prestada à população. A parceria é uma contribuição importante porque estimula outras instituições a fazer o mesmo”.
O novo serviço direciona os casos de menor complexidade, que podem ser solucionados na própria triagem. E diminui o tempo de espera para o atendimento de casos de urgência e de emergência no Pronto-Socorro. Também organiza a recepção de pacientes, que não ficam expostos a casos de doenças mais graves. Na prática, torna o encaminhamento mais ágil. Um exemplo são os casos de mal-estar. Depois de avaliadas e medicadas, as pessoas podem ser dispensadas. Não precisam ficar no hospital. Já aqueles que exigem procedimentos mais elaborados, são redirecionados para os setores afins.
Os resultados do serviço já começam a ser percebidos pelos pacientes. Getúlio da Silva afirmou que foi atendido rapidamente depois da implantação do Centro de Triagem. “Eu tive uma impressão muito boa, melhorou 90%”. A opinião é compartilhada por Oséias Matias Ferraz, dona-de-casa moradora da região. “O atendimento agora é rapidinho. Ficou bem melhor”.
O Hospital Municipal Dr. Fernando Mauro Pires da Rocha fica na rua Tereza Mouco de Oliveira, 32, Vila Maracanã, região do M´Boi Mirim, Zona Sul de São Paulo. É o segundo da cidade a contar com um Centro de Triagem. A outra Triagem, inaugurada em setembro, funciona no Hospital do Tatuapé, na Zona Leste. Lá, no período de um mês, constatou-se que 85% dos quase 10 mil casos atendidos no Pronto-Socorro precisavam, na verdade, de procedimentos ambulatoriais mais simples, e não de emergência.
Acompanharam o prefeito a secretária municipal de Saúde e os subprefeitos de M´Boi Mirim e do Campo Limpo.
De acordo com o prefeito, o Centro de Triagem diferencia os casos de assistência médica primária daqueles de urgência e emergência. “Nessa primeira triagem, a estimativa é de que 70% dos casos sejam solucionados. Isso melhora o atendimento no Pronto-Socorro, que fica menos sobrecarregado. É o mesmo conceito que nós já temos nas AMAs (Assistências Médicas Ambulatoriais)”.
O Centro de Triagem é resultado de parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Hospital Israelita Albert Einstein. Durante a fase de implantação, o serviço realizou um número médio de 156 consultas/dia em clínica médica, e outras 110 consultas em pediatria. Cerca de mil pessoas passam diariamente pelo Pronto-Socorro do Hospital de Campo Limpo. Parte do atendimento é direcionada para os ambulatórios de especialidades.
A triagem é feita por equipes compostas por três clínicos-gerais e três pediatras. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Para o Centro de Triagem foram contratados 70 profissionais, todos treinados pelo Hospital Albert Einstein. São 21 médicos de clínica-geral, 21 pediatras, 20 enfermeiros e técnicos e oito profissionais administrativos.
O serviço conta com equipamentos necessários para agilizar o encaminhamento e garantir o atendimento adequado, tanto no Pronto-Socorro quanto nos ambulatórios. Entre os equipamentos disponíveis, carro de emergência para transporte de pacientes, balança, aparelhos para leitura de raio X, medidores para avaliar batimentos cardíacos, respiração, pressão, temperatura e peso.
A parceria entre a Prefeitura e o Hospital Albert Einstein tem como finalidade melhorar a qualidade dos serviços de saúde. Segundo Cláudio Luiz Lottemberg, presidente do hospital israelita, “o Centro de Triagem é uma extensão do nosso compromisso junto à cidade de São Paulo. Eu acho que é um privilégio porque, de alguma forma, a gente consegue aprimorar a qualidade da saúde prestada à população. A parceria é uma contribuição importante porque estimula outras instituições a fazer o mesmo”.
O novo serviço direciona os casos de menor complexidade, que podem ser solucionados na própria triagem. E diminui o tempo de espera para o atendimento de casos de urgência e de emergência no Pronto-Socorro. Também organiza a recepção de pacientes, que não ficam expostos a casos de doenças mais graves. Na prática, torna o encaminhamento mais ágil. Um exemplo são os casos de mal-estar. Depois de avaliadas e medicadas, as pessoas podem ser dispensadas. Não precisam ficar no hospital. Já aqueles que exigem procedimentos mais elaborados, são redirecionados para os setores afins.
Os resultados do serviço já começam a ser percebidos pelos pacientes. Getúlio da Silva afirmou que foi atendido rapidamente depois da implantação do Centro de Triagem. “Eu tive uma impressão muito boa, melhorou 90%”. A opinião é compartilhada por Oséias Matias Ferraz, dona-de-casa moradora da região. “O atendimento agora é rapidinho. Ficou bem melhor”.
O Hospital Municipal Dr. Fernando Mauro Pires da Rocha fica na rua Tereza Mouco de Oliveira, 32, Vila Maracanã, região do M´Boi Mirim, Zona Sul de São Paulo. É o segundo da cidade a contar com um Centro de Triagem. A outra Triagem, inaugurada em setembro, funciona no Hospital do Tatuapé, na Zona Leste. Lá, no período de um mês, constatou-se que 85% dos quase 10 mil casos atendidos no Pronto-Socorro precisavam, na verdade, de procedimentos ambulatoriais mais simples, e não de emergência.
Acompanharam o prefeito a secretária municipal de Saúde e os subprefeitos de M´Boi Mirim e do Campo Limpo.
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