Secretaria Especial de Comunicação
Capital dos negócios, São Paulo se destaca como destino de compras
Cidade tem mais de 7,5 mil lojas em 66 shoppings, 59 ruas de comércio especializado em 51 segmentos e feiras de artesanato e antiguidades, freqüentados por mais de 700 mil turistas que vêem na capital paulista uma oportunidade de encontrar tudo o que precisam.
A cidade de São Paulo é o paraíso de todos os tipos de compradores – dos que precisam de algum item específico ou simplesmente adoram comprar até os milhares de revendedores que desembarcam diariamente na capital paulista. Há produtos para qualquer necessidade, de um alfinete até um carro de alto luxo. Presentear amigos, familiares e companheiros de trabalho também é uma missão fácil para quem visita São Paulo. Não faltam opções, que atendem a todos os gostos e bolsos. Das grifes internacionais da Oscar Freire à rua 25 de março, a capital latino-americana dos negócios é um sucesso quando o assunto são as compras.
A cidade está repleta de bazares, feiras, shoppings, ruas temáticas e muito mais. Uma pesquisa realizada nas Centrais de Informações Turísticas (CITs), administradas pela São Paulo Turismo (SP Turis) – órgão municipal de turismo e eventos –, revelou que, dos turistas que procuram informações sobre compras nesses terminais, 48,98% estão interessados em shoppings, 24,49% nas ruas de comércio especializado e 20,41%, em feiras de arte e antiguidades. Essas atrações atraem multidões de visitantes que lotam esses centros de compras todas as semanas.
Segundo estudo da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) sobre turismo no Brasil, 7,8% das pessoas fazem suas viagens exclusivamente para compras, o que significaria, no caso de São Paulo, mais de 700 mil turistas por ano. Isso sem contar que quase a totalidade dos 9 milhões de visitantes que São Paulo recebe anualmente pára para fazer uma comprinha, mesmo que seja apenas para levar uma lembrança da metrópole ou um presente para um parente ou amigo.
De acordo com um levantamento da SP Turis, o gasto médio do turista que vem para eventos como a Parada do Orgulho GLBT, Adventure Sports Fair e Francal é de R$ 390 exclusivamente com compras, contando todo o período que permanece na cidade.
Semelhante às grandes metrópoles do planeta com todos esses números grandiosos, o centro de compras paulistano cresce a cada dia, oferecendo produtos do mundo inteiro e aumentando sua oferta para visitantes e moradores de todos os perfis.
Shoppings: templos para compras e diversão
São Paulo tem 66 shoppings e há por volta de outros cinco que serão construídos na cidade até o ano que vem. São mais de 7,5 mil lojas dentro deles, o que já demonstra a enorme variedade de preços e gostos. Mas não é à toa que a capital paulista é o maior pólo de shoppings do País.
Foi em São Paulo que aconteceu a inauguração do primeiro em território nacional: o Iguatemi, no bairro do Itaim, inaugurado em 1966. E também na capital paulista que está o shopping mais visitado do País: o Center Norte, em Santana, com 45 milhões de visitantes por mês. E há shoppings até em estações do metrô, como o Santa Cruz e o Tatuapé.
É possível escolher dos mais requintados aos mais populares. É um programa para o dia inteiro ou até vários dias, já que a maioria tem ótimas praças de alimentação, cinemas, teatros, academias de ginástica, atrações para a criançada e até exposições. E ainda vale a pena conhecer as decorações sazonais, como as de Natal que, aliás, este ano estão muito caprichadas.
De acordo com a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), esses templos de consumo recebem cerca de 45 milhões de visitantes por mês. E só um grande centro como a metrópole paulistana poderia ter um evento como o Liquida São Paulo, uma grande queima de estoque promovida pela Alshop em conjunto com mais de 20 shopping centers da capital e Grande São Paulo para movimentar as compras no final das estações. Durante esse período, os consumidores encontram preços até 70% menores do que no restante do ano.
E como a cidade atende a todos os gostos e bolsos, apesar de não ser considerada um shopping, a Daslu é um verdadeiro de templo de compras que reúne roupas e acessórios de algumas das mais aclamadas grifes, estilistas e designers do mundo. Numa só loja, que possui vários andares dedicados ao luxo, é possível comprar até charmosas peças de móveis, tudo de muito bom gosto e requinte.
Ruas de Comércio Especializado: do luxo ao popular
Achar o que precisa é rápido e fácil para paulistanos e visitantes. São Paulo tem 59 ruas temáticas, ou de comércio especializado, que concentram pontos de venda de produtos específicos que vão de artigos de couro ou discos raros até antiguidades. Pode-se investir alto e comprar uma camisa italiana autêntica ou partir para o popular em bairros como o Bom Retiro e Brás.
No Itaim, especialmente ao longo da rua João Cachoeira, e em Moema, na rua Bem-Te-Vi, ficam algumas pontas de estoque de alto nível. Dentre as mais requintadas, a mais famosa é a Oscar Freire, nos Jardins, eleita entre as oito mais luxuosas do mundo segundo o ranking da “Mystery Shopping Internacional”. É lá que estão reunidas algumas das mais renomadas grifes nacionais e internacionais.
Mas para quem prefere investir em atacado, uma das mais conhecidas regiões em São Paulo é a rua 25 de Março e suas travessas, no Centro, onde tem de tudo – de bijuteria à louça, lojas de fantasias a artigos para enfeitar a casa no Natal. E os preços estão bem abaixo da média mais otimista.
Paraíso dos importados e badulaques, a rua 25 de Março é o lugar certo para compras mais acessíveis. Diariamente circulam cerca de 500 mil pessoas por ali. Em épocas próximas às datas especiais, como o Natal, esse número pode subir para mais de um milhão e meio. Vale enfrentar toda a movimentação para conseguir bom preço e presentes originais.
Recente pesquisa realizada pela SP Turis revelou que o Terminal Turístico de Compras 25 de Março, administrado pela empresa, gera uma receita mensal de R$ 32 milhões em compras. O estudo, feito com 140 entrevistados, mostrou que cerca de 600 ônibus utilizam o terminal todos os meses, totalizando cerca de 350 pessoas por dia com um gasto médio de R$ 1.800 por comprador. O levantamento revelou ainda que 40% dos compradores visitam São Paulo mensalmente, permanecem um dia na cidade e a grande maioria avalia como bom o atendimento oferecido no terminal.
Feiras de artesanato e antiguidades
Outro grande diferencial paulistano são as feiras de artesanato e antiguidades, que oferecem desde os artigos mais procurados até os mais inusitados. Para artes e artesanato, as mais famosas da capital paulista são a da praça da República, da praça da Liberdade e a do Trianon, essa última na avenida Paulista. A mais freqüentada delas, no entanto, é a da Benedito Calixto, que também possui antiguidades e outros artigos bem diferentes.
Outra que tem de tudo é a do Bixiga, na praça Dom Orione. Mas para quem procura antiguidades, há outras mais específicas, como a do Masp, também na Paulista, e a do Shopping Eldorado. O Mercado Mundo Mix é outra opção interessante. É uma mistura de feira e bazar “hype”, muito freqüentado por jovens e adeptos do estilo mais alternativo. Lá é possível encontrar coisas bem diferentes e descoladas, de roupas e acessórios a peças para a casa.
São dezenas de feiras espalhadas pela cidade, onde o visitante ou morador consegue encontrar de tudo.
Bazares: grifes off price
Dos bazares realizados em espaços menores, como ôBazar, aos mega eventos como o já tradicional QBazar, é possível comprar e se divertir ao mesmo tempo gastando bem menos do que o de costume. A lista de opções é interminável e todo dia aparece um novo. Estão em todas as regiões da cidade de São Paulo, acontecendo todos os meses do ano. Vários deles revertem suas rendas a instituições de caridade e campanhas beneficentes ou simplesmente ajudam a esvaziar os estoques das lojas de grife.
A vantagem é que, além do preço ser bem menor, a maioria deles reúne várias marcas no mesmo local, poupando o tempo do visitante e permitindo que tenha acesso a uma quantidade maior de opções.
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A cidade está repleta de bazares, feiras, shoppings, ruas temáticas e muito mais. Uma pesquisa realizada nas Centrais de Informações Turísticas (CITs), administradas pela São Paulo Turismo (SP Turis) – órgão municipal de turismo e eventos –, revelou que, dos turistas que procuram informações sobre compras nesses terminais, 48,98% estão interessados em shoppings, 24,49% nas ruas de comércio especializado e 20,41%, em feiras de arte e antiguidades. Essas atrações atraem multidões de visitantes que lotam esses centros de compras todas as semanas.
Segundo estudo da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) sobre turismo no Brasil, 7,8% das pessoas fazem suas viagens exclusivamente para compras, o que significaria, no caso de São Paulo, mais de 700 mil turistas por ano. Isso sem contar que quase a totalidade dos 9 milhões de visitantes que São Paulo recebe anualmente pára para fazer uma comprinha, mesmo que seja apenas para levar uma lembrança da metrópole ou um presente para um parente ou amigo.
De acordo com um levantamento da SP Turis, o gasto médio do turista que vem para eventos como a Parada do Orgulho GLBT, Adventure Sports Fair e Francal é de R$ 390 exclusivamente com compras, contando todo o período que permanece na cidade.
Semelhante às grandes metrópoles do planeta com todos esses números grandiosos, o centro de compras paulistano cresce a cada dia, oferecendo produtos do mundo inteiro e aumentando sua oferta para visitantes e moradores de todos os perfis.
Shoppings: templos para compras e diversão
São Paulo tem 66 shoppings e há por volta de outros cinco que serão construídos na cidade até o ano que vem. São mais de 7,5 mil lojas dentro deles, o que já demonstra a enorme variedade de preços e gostos. Mas não é à toa que a capital paulista é o maior pólo de shoppings do País.
Foi em São Paulo que aconteceu a inauguração do primeiro em território nacional: o Iguatemi, no bairro do Itaim, inaugurado em 1966. E também na capital paulista que está o shopping mais visitado do País: o Center Norte, em Santana, com 45 milhões de visitantes por mês. E há shoppings até em estações do metrô, como o Santa Cruz e o Tatuapé.
É possível escolher dos mais requintados aos mais populares. É um programa para o dia inteiro ou até vários dias, já que a maioria tem ótimas praças de alimentação, cinemas, teatros, academias de ginástica, atrações para a criançada e até exposições. E ainda vale a pena conhecer as decorações sazonais, como as de Natal que, aliás, este ano estão muito caprichadas.
De acordo com a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), esses templos de consumo recebem cerca de 45 milhões de visitantes por mês. E só um grande centro como a metrópole paulistana poderia ter um evento como o Liquida São Paulo, uma grande queima de estoque promovida pela Alshop em conjunto com mais de 20 shopping centers da capital e Grande São Paulo para movimentar as compras no final das estações. Durante esse período, os consumidores encontram preços até 70% menores do que no restante do ano.
E como a cidade atende a todos os gostos e bolsos, apesar de não ser considerada um shopping, a Daslu é um verdadeiro de templo de compras que reúne roupas e acessórios de algumas das mais aclamadas grifes, estilistas e designers do mundo. Numa só loja, que possui vários andares dedicados ao luxo, é possível comprar até charmosas peças de móveis, tudo de muito bom gosto e requinte.
Ruas de Comércio Especializado: do luxo ao popular
Achar o que precisa é rápido e fácil para paulistanos e visitantes. São Paulo tem 59 ruas temáticas, ou de comércio especializado, que concentram pontos de venda de produtos específicos que vão de artigos de couro ou discos raros até antiguidades. Pode-se investir alto e comprar uma camisa italiana autêntica ou partir para o popular em bairros como o Bom Retiro e Brás.
No Itaim, especialmente ao longo da rua João Cachoeira, e em Moema, na rua Bem-Te-Vi, ficam algumas pontas de estoque de alto nível. Dentre as mais requintadas, a mais famosa é a Oscar Freire, nos Jardins, eleita entre as oito mais luxuosas do mundo segundo o ranking da “Mystery Shopping Internacional”. É lá que estão reunidas algumas das mais renomadas grifes nacionais e internacionais.
Mas para quem prefere investir em atacado, uma das mais conhecidas regiões em São Paulo é a rua 25 de Março e suas travessas, no Centro, onde tem de tudo – de bijuteria à louça, lojas de fantasias a artigos para enfeitar a casa no Natal. E os preços estão bem abaixo da média mais otimista.
Paraíso dos importados e badulaques, a rua 25 de Março é o lugar certo para compras mais acessíveis. Diariamente circulam cerca de 500 mil pessoas por ali. Em épocas próximas às datas especiais, como o Natal, esse número pode subir para mais de um milhão e meio. Vale enfrentar toda a movimentação para conseguir bom preço e presentes originais.
Recente pesquisa realizada pela SP Turis revelou que o Terminal Turístico de Compras 25 de Março, administrado pela empresa, gera uma receita mensal de R$ 32 milhões em compras. O estudo, feito com 140 entrevistados, mostrou que cerca de 600 ônibus utilizam o terminal todos os meses, totalizando cerca de 350 pessoas por dia com um gasto médio de R$ 1.800 por comprador. O levantamento revelou ainda que 40% dos compradores visitam São Paulo mensalmente, permanecem um dia na cidade e a grande maioria avalia como bom o atendimento oferecido no terminal.
Feiras de artesanato e antiguidades
Outro grande diferencial paulistano são as feiras de artesanato e antiguidades, que oferecem desde os artigos mais procurados até os mais inusitados. Para artes e artesanato, as mais famosas da capital paulista são a da praça da República, da praça da Liberdade e a do Trianon, essa última na avenida Paulista. A mais freqüentada delas, no entanto, é a da Benedito Calixto, que também possui antiguidades e outros artigos bem diferentes.
Outra que tem de tudo é a do Bixiga, na praça Dom Orione. Mas para quem procura antiguidades, há outras mais específicas, como a do Masp, também na Paulista, e a do Shopping Eldorado. O Mercado Mundo Mix é outra opção interessante. É uma mistura de feira e bazar “hype”, muito freqüentado por jovens e adeptos do estilo mais alternativo. Lá é possível encontrar coisas bem diferentes e descoladas, de roupas e acessórios a peças para a casa.
São dezenas de feiras espalhadas pela cidade, onde o visitante ou morador consegue encontrar de tudo.
Bazares: grifes off price
Dos bazares realizados em espaços menores, como ôBazar, aos mega eventos como o já tradicional QBazar, é possível comprar e se divertir ao mesmo tempo gastando bem menos do que o de costume. A lista de opções é interminável e todo dia aparece um novo. Estão em todas as regiões da cidade de São Paulo, acontecendo todos os meses do ano. Vários deles revertem suas rendas a instituições de caridade e campanhas beneficentes ou simplesmente ajudam a esvaziar os estoques das lojas de grife.
A vantagem é que, além do preço ser bem menor, a maioria deles reúne várias marcas no mesmo local, poupando o tempo do visitante e permitindo que tenha acesso a uma quantidade maior de opções.
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