Secretaria Especial de Comunicação
Cineclubes apresentam filmes de 16mm e fora de cartaz
Uma das melhores opções para os amantes da sétima arte em São Paulo são os cineclubes que funcionam na cidade com o apoio da Prefeitura. Os cineclubes Lanterninha e Ipiranga acontecem em três bibliotecas municipais, onde são exibidos filmes em 16 mm e fora de cartaz. Essas iniciativas foram viabilizados pelo Programa de Valorização de Iniciativas Culturais (VAI) e, sobretudo, pelos esforços de abnegados cinéfilos.
O professor universitário Vinícius Del Fiol é o programador do Cineclube Lanterninha, desde sua criação, em 2003. As sessões são realizadas às quintas e aos sábados, nas bibliotecas Presidente Kennedy e Benedito Bastos Barreto, respectivamente. Antes das exibições, há discussões sobre as temáticas abordadas: “Não quero que observem o filme com um olhar passivo. Quero que desenvolvam um olhar mais crítico. As pessoas podem chegar aqui para se divertir e saírem com uma reflexão”, completa.
Já o Cine Clube Ipiranga acontece aos sábados, às 19h, na Biblioteca Ministro Genésio de Almeida Moura. Foi criado há 13 anos por Archimedes Lombardi, presidente da Associação Brasileira de Colecionadores de Filmes 16 mm.
A seleção é feita de acordo com o interesse do público e cerca de dez colecionadores se revezam na exibição gratuita de suas coleções. São mais de mil cópias disponíveis. “O colecionador sente-se feliz ao exibir seus filmes e podemos utilizar o espaço para as pessoas trocarem informações, discutirem filmes, terem um pouco de alegria e entretenimento”, afirma Lombardi. Ele e Del Fiol trabalham como voluntários.
Confira a programação e serviço dos cineclubes no roteiro do fim de semana.
Clique aqui para ler outras notícias no portal da Prefeitura.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk