Secretaria Especial de Comunicação

Terça-feira, 13 de Dezembro de 2005 | Horário: 09:38
Compartilhe:

Parceria deve melhorar acesso de pessoas com deficiência ao comércio de rua

Iniciativa inclui reserva de vagas para pessoas com deficiência em ruas comerciais, criação de rotas de acessibilidade e até concessão de ''selo'' para os lojistas.
A Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida e a Fecomercio (Federação do Comércio do Estado de São Paulo), por meio do Conselho das Ruas Comerciais, fazem parceria para ampliar o acesso das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida ao comércio de rua.

A formalização da parceria será feita durante visita da Secretária Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Mara Gabrilli, à rua João Cachoeira e logradouros vizinhos, no bairro do Itaim, Zona Oeste de São Paulo.

Durante a visita, a secretária realizará uma avaliação informal dos estabelecimentos quanto ao grau de acessibilidade para os deficientes. Mara estará acompanhada do presidente do Conselho das Ruas Comerciais de São Paulo, Felippe Naufel.

As primeiras ações dessa parceria englobam a criação de lei que obrigue a reserva de vagas para deficientes a cada 100 metros em ruas comerciais, a sensibilização dos comerciantes para a adaptação de acesso aos seus estabelecimentos para esse público - que também é consumidor - e a implantação das chamadas 'rotas de acessibilidade'.

Entre as iniciativas previstas a fim de incentivar a adesão dos lojistas ao projeto, está a criação de um selo que conferirá ao estabelecimento o status de local que garante o acesso a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Para se ter uma idéia, segundo o Censo Populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade de São Paulo tem, entre seus 10 milhões de habitantes, 10,32% de pessoas com deficiência.

Se incluirmos as que têm mobilidade reduzida, como idosos e obesos, esse número pode chegar a 3 milhões de paulistanos. Ou seja, é uma imensa população que sofre com a falta de acesso na cidade de São Paulo.

Embora a João Cachoeira tenha sido escolhida para sediar a oficialização da parceira - em virtude de ter sido pioneira na iniciativa de adaptar as calçadas para garantir o acesso dos deficientes - o projeto será estendido a todas as 18 ruas que compõem o Conselho da Fecomercio, estejam elas revitalizadas ou em processo.

Segundo Felipe Naufel, essa visita da secretária deve se repetir nas ruas 25 de Março, José Paulino, 12 de Outubro e Joaquim Nabuco. Essa iniciativa visa sensibilizar todos os lojistas a se adaptarem a receber qualquer pessoa, tenha ela alguma deficiência ou não.

collections
Galeria de imagens