Secretaria Especial de Comunicação
Novo Instituto do Fígado atenderá pacientes do SUS
Nesta sexta-feira (15), autoridades e médicos se reuniram para inaugurar o Instituto do Fígado do Complexo Hospitalar da Beneficência Portuguesa, localizado a rua Maestro Cardim, nº 769, bloco 1, no distrito da Bela Vista. O instituto foi concebido para atender, prioritariamente, pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) de todo o Brasil, com um atendimento de qualidade individualizado e humanizado. A expectativa é que sejam realizados 100 transplantes de fígado ainda neste ano.
“Aqui irá funcionar um centro de excelência na área médica da cidade de São Paulo. Este é um grande desafio e simbolicamente nós estamos aqui com representantes do governo federal, estadual e municipal. O SUS é um pacto entre essas três esferas do governo para que nós possamos fazer com que mais situações como esta possa alcançar milhões de brasileiros. Este é o nosso compromisso, o nosso esforço e nós vamos trabalhar muito com ações integradas que serão realizadas nas próximas semanas para promover e garantir um avanço tecnológico na área de Saúde”, destacou o secretário municipal de Saúde, José de Filippi Junior.
O Instituto dispõe de uma equipe de 134 profissionais preparados para tratar todos os tipos de doenças hepáticas, como esteatose, cirrose, câncer, além de realizar transplantes. O Instituto possui uma estrutura com 32 leitos, sendo que outros 8 devem ser implantados nos próximos meses. “O Brasil é recordista mundial de transplantes públicos e gratuitos. Com um centro como este nós proporcionamos um atendimento com qualidade e tecnologia a todos os pacientes, inclusive os que são atendidos pelo SUS. Este é um grande esforço que o Ministério da Saúde faz em parceria com os Estados, com o Município e com hospitais filantrópicos como esse”, declarou Alexandre Padilha.
Os pacientes serão tratados com equipamentos de alta tecnologia, como o GPS do Fígado, aparelho inédito no Brasil utilizado em cirurgias de extração de câncer, mesmo os iniciais. O aparelho permite ao cirurgião visualizar o órgão em três dimensões, além de conseguir retirar tumores a partir de cortes com um centímetro de diâmetro, com precisão. Dependendo da localização do câncer, é possível que o procedimento seja feito com pequenos cortes com o diâmetro de uma agulha.
Também participaram da inauguração Ana Estela Haddad (primeira-dama da capital), José Manoel de Camargo Teixeira (secretário em exercício de Estado da Saúde) e Rubens Ermírio de Moraes (presidente da diretoria administrativa da Beneficência Portuguesa de São Paulo).
Fotos:
Os arquivos ficarão disponíveis para download durante 1 mês. O crédito da foto deve ser de Fernando Pereira / SECOM
Foto 1 - Filippi ressaltou importância de união entre governos para melhorias no SUS
Foto 2 - Médicos e autoridades dos governos Federal, Estadual e Municipal participaram da solenidade
Foto 3 - Paulina Kauffmann, passou por um transplante de fígado há três anos e hoje incentiva a doação de órgãos
Foto 4 - Alexandre Padilha lembrou que esforços com estados, municípios e hospitais filantrópicos proporcionam cada vez mais benefícios aos pacientes do SUS
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk