Secretaria Especial de Comunicação

Sábado, 30 de Março de 2013 | Horário: 12:08
Compartilhe:

Lollapalooza terá pesquisa para avaliar perfil do público

A SPTuris fará levantamento durante festival, que atrai milhares de pessoas de fora da cidade e mobiliza diversos setores. Em 2012, o festival levou um público de 135 mil pessoas ao Jockey

A capital paulista recebe no próximo fim de semana um grande festival de música, o Lollapalooza Brasil, que acontecerá no Jockey Club de São Paulo, de 29 a 31 de março, e tem apoio institucional da São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de turismo e eventos). O evento confirma a posição de destaque de São Paulo no circuito de shows e apresentações musicais de artistas nacionais e internacionais.
 
Com o intuito de saber o perfil das pessoas que frequentam o Lollapalooza e o impacto econômico e turístico para a cidade, o Observatório do Turismo (núcleo de estudos e pesquisas da SPTuris) fará um levantamento com dezenas de pesquisadores e cerca de 1,5 mil questionários a serem aplicados durante os três dias de evento. “Vamos identificar quem são as pessoas que vêm, quantos dias ficam, quanto gastam, o que mais fazem na cidade e outras características que nos ajudarão a entender melhor o público que frequenta esses shows e o impacto que têm para a cidade”, explica o presidente da SPTuris, Marcelo Rehder.
 
Este ano, estarão presentes bandas como Pearl Jam, The Killers, Planet Hemp e Franz Ferdinand, entre outros. Na edição anterior do festival – importado dos Estados Unidos -, a organização divulgou que 135 mil ingressos foram vendidos, dos quais 75% (mais de 100 mil) foram para pessoas de fora de São Paulo. Ainda segundo os promotores, em 2012, 56% da audiência era formada por jovens entre 18 e 34 anos.
 
Marcelo Rehder comenta a importância desse mercado para a cidade. “Os shows e festivais de música movimentam a economia paulistana porque atraem milhares de turistas, que viajam somente para ver os grupos e artistas preferidos. Eles ainda aproveitam a oferta gastronômica, cultural e de compras da cidade, além das demais opções de lazer”, afirma.
 
Perfil de público dos shows
 
A SPTuris, por meio do Observatório do Turismo, realiza pesquisas em grandes eventos para traçar perfil do público, dos turistas e o quanto movimentam na cidade. No segundo semestre de 2011, em iniciativa pioneira, o Observatório começou a realizar pesquisas nesse segmento de grandes shows musicais.
 
O primeiro estudo foi realizado durante a apresentação da banda Red Hot Chili Peppers no Anhembi, que teve público estimado pela organização de 30 mil pessoas, das quais 57% eram do sexo masculino. O perfil predominante foi de pessoas na faixa etária de 18 a 24 anos (74%), quase a metade (49%) era formada por estudantes, com ensino médio (41%) e renda mensal de 3 a 5 salários mínimos (42%).
 
Também foram feitas pesquisas nos shows da cantora Britney Spears, o festival Ultra Music Festival (UMF), do DJ David Guetta e da cantora Madonna. 
 
Para mais informações e detalhes sobre os materiais, acesse www.observatoriodoturismo.com.br
 

collections
Galeria de imagens