Secretaria Especial de Comunicação

Sexta-feira, 5 de Abril de 2013 | Horário: 13:45
Compartilhe:

Caminha Virtual incentiva o uso das redes sociais para interagir no Agita São Paulo

A programação celebra Dia Mundial da Atividade Física e tem como tema “Atividade física sem barreiras

A Secretaria Municipal de Esportes, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, apoia a realização, neste domingo (7), da tradicional Caminhada Agita Mundo. Com objetivo de evitar o sedentarismo, a ação ainda terá a presença de trios elétricos. Além disso, o projeto tem como destaque a Caminhada Virtual, que será a novidade da 12ª edição.

A fim de estimular a população a praticar exercícios físicos, o evento é coordenado com música e diversão para um público estimado de mais de 10 mil participantes. A caminhada terá início às 9h, com concentração a partir das 8h30, atrás do Museu de Arte de São Paulo (MASP), região central. O percurso de 3 km será orientado por monitores e tem como temam central “Atividade Física sem Barreiras”.

Além da Caminhada, no dia 6 de abril acontecerá a grande novidade do ano, um dos destaques da programação: a Caminhada Virtual. A partir das 10h, os participantes serão incentivados a consultar suas listas de contatos em diferentes redes sociais com mensagens que estimulam um estilo de vida mais saudável. O objetivo é, de forma viral, fazer com que os internautas interajam e participem do evento. A iniciativa foi idealizada pelo Dr. Victor Matsudo, coordenador geral do Agita São Paulo.

De acordo com o professor Luís de Oliveira, membro do Centro de Estudos de Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (Celafiscs), instituto parceiro do programa Agita São Paulo, a caminhada, ao acontecer pelas ruas de São Paulo, torna-se um verdadeiro exercício de cidadania.

“Hoje, mais de 80% dos participantes vão por adesão espontânea, o que demonstra que o evento já faz parte do calendário da cidade de São Paulo, da cultura da nossa metrópole”, ressalta o integrante do Celafiscs.

Sedentarismo
Segundo evidências científicas levantadas na Universidade de Harvard, Estados Unidos, o sedentarismo mata cerca de 5,3 milhões de pessoas por ano em todo o planeta. A doença é mais letal que a obesidade, diabetes e tabagismo, por exemplo.


 

collections
Galeria de imagens