Secretaria Especial de Comunicação
31º Encontro Empresarial Brasil-Alemanha reúne 2 mil pessoas em São Paulo
O prefeito Fernando Haddad, a presidente Dilma Rousseff, o governador Geraldo Alckmin e o presidente da Alemanha, Joachim Gauck, reuniram-se nesta manhã (13) com empresários brasileiros e alemães para a abertura da 31ª edição do Encontro Empresarial Brasil-Alemanha (EEBA 2013), em São Paulo. O evento, que marca o início das festividades do ano da Alemanha no Brasil, deve reunir até amanhã cerca de dois mil participantes com o objetivo de ampliar a cooperação econômica e a competitividade entre as empresas dos dois países.
“A parceria com a Alemanha não se dá apenas na área econômica. Os brasileiros conhecem a produtividade da empresa alemã, conhecem a competência dos empresários alemães e também são muito influenciados pela ciência, pela cultura alemã”, afirmou o prefeito. “Na área da convivência, da cultura, na área da ciência que nós podemos promover o encontro entre as nossas nações”.
Durante dois dias, os participantes irão discutir oportunidades de negócios para pequenas e médias empresas, Infraestrutura, inovação e ferramentas para o fortalecimento da base industrial dos países. O evento é promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com a Confederação Alemã da Indústria (BDI na sigla em alemão) e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), com o apoio da Câmara Brasil-Alemanha (AHK).
“Temos aqui a maior área da indústria alemã fora da Alemanha. Indústrias do setor automotivo, químico, farmacêutico, máquinas e equipamentos, finanças serviços. As empresas alemãs geram ao estado mais de 200 mil empregos de participação relevante para o nosso desenvolvimento”, disse o governador Geraldo Alckmin.
Em sua 31ª edição, o EEBA 2013 foi moldado com o lema “Cooperação Brasil-Alemanha para a Competitividade”. A programação conta com painéis que discutirão questões como os desafios à parceria estratégica e econômica dos dois países, competitividade, o fortalecimento da base industrial, e workshops para debater desafios relacionados às megacidades. “Celebro com otimismo este encontro, já que as parcerias com o Brasil estão cada vez mais estreitas e cada vez mais amistosas para ambas as nações”, afirmou o presidente da Alemanha, Joachim Guack.
A Alemanha é o principal parceiro europeu do Brasil e o quarto maior no mundo, atrás apenas de China, Estados Unidos e Argentina. Os alemães investem principalmente em pesquisa e inovação. Por este motivo, as parcerias com o Brasil estão normalmente relacionadas à solução dos problemas de produtividade brasileira.
“A nossa presença hoje testemunha a importância do relacionamento dos nossos países. Para o Brasil, esta edição do encontro demonstra um dado importante: este é um encontro econômico com maior número de edições já realizadas entre o Brasil e qualquer outro país. Mais um dado evidenciando que a relação econômica Brasil-Alemanha é um dos casos mais exitosos de relacionamento entre dois países, duas sociedades, empresários e governos. Estima-se que cheguem a 1.600 empresas alemãs instaladas no Brasil, algo extremamente significativo que mostra a presença de uma relação para além do intuito de cooperar”, destacou a presidente Dilma Rousseff.
Ano da Alemanha no Brasil
Para marcar o início da temporada da Alemanha no Brasil, a fachada frontal do Theatro Municipal de São Paulo irá receber uma iluminação especial. São cerca de 250 lâmpadas e 300 metros quadrados de plástico transparente colorido para a instalação de cores que representam as bandeiras do Brasil e da Alemanha. Esta iluminação poderá ser vista hoje e amanhã (14), a partir das 18 horas. O projeto de foi feito pelo artista de Hamburgo, Michael Batz.
No início da noite, o prefeito Fernando Haddad participou do lançamento do ‘Ano da Alemanha no Brasil’. Antes da cerimônia, o prefeito conheceu o Caminhão da Cultura, do Instituto Goethe, que passará por outras 16 cidades de todo o País, até março de 2014, levando mais de 600 títulos da literatura alemã, oficinas de artes plásticas, teatro e cinema. No itinerante, Haddad recebeu como homenagem uma obra de arte do pintor alemão Jim Avignon e o presidente alemão, Joachim Gauck, uma pintura feita pelo brasileiro Carlos Diaz.
Durante a abertura do evento, ao lado da ministra da Cultura, Marta Suplicy, o prefeito acompanhou ainda o concerto da Young Euro Classic Orquestra Brasil-Alemanha.
FOTOS
O crédito das fotos 1 a 4 devem ser Heloisa Ballarini/SECOM
Foto 1 - Maior evento de negócios entre Brasil e Alemanha será realizado na capital paulista esta terça-feira
Foto 2 – Encontro deve reunir até amanhã cerca de dois mil participantes
Foto 3 – Haddad destacou importância do encontro entre as nações
Foto 4 – O presidente da Alemanha, Joachim Guack, também participou da abertura
O crédito das fotos 5 e 6 devem ser Roberto Stuckert Filho/PR
Foto 5 – Haddad cumprimenta Joachim Guack
Foto 6 - Alemanha é o principal parceiro europeu do Brasil
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk