Secretaria Especial de Comunicação
Jovens conseguem emprego na Feira do Trabalho
Encerrada nesta sexta-feira (24), a terceira edição da Feira do Trabalho, realizada no Vale do Anhangabaú, atraiu cerca de 19 mil visitantes, dados ainda parciais, mas que estão dentro da meta da Secretaria do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE), que era entre 18 mil e 20 mil pessoas. A população teve acesso a 12 mil vagas, entre oportunidades oferecidas por 22 empresas que realizaram processo seletivo no local do evento e o cadastro do Centro de Apoio ao Trabalho - CAT.
Depois de oito meses desempregada, Suellen Cristina do Carmo, de 24 anos, não poderia imaginar que conseguiria um emprego de uma hora para outra. Na manhã da última quinta-feira (23), a jovem resolveu ir à Feira do Trabalho, iniciativa da Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE), no Vale do Anhangabaú, no Centro.
Ela se inscreveu em um processo seletivo e, depois de ter realizado uma prova de conhecimentos gerais e passado por uma entrevista, saiu com um contrato assinado - antes mesmo do fim da tarde. "Sabia que existia essa possibilidade, mas não achava que aconteceria comigo. Poder resolver tudo em um único dia é maravilhoso", afirmou.
A jovem foi contratada pela Teleperformance, empresa multinacional que presta serviços para outras companhias. Suellen vai trabalhar como atendente de suporte técnico para o Walmart.
Como Suellen, mais de 1.300 pessoas saíram da Feira do Trabalho empregadas e outras 4.300 foram encaminhadas para processos seletivos de empresas cadastradas no Centro de Apoio ao Trabalho (CAT). O evento teve início no dia 13 de maio e estende-se até esta sexta-feira (24). Mais de 3 mil vagas permanecem abertas. No total, cerca de 16 mil munícipes passaram pelo local e foram atendidas pelos funcionários do CAT.
Para o secretário Eliseu Gabriel (SDTE), a Feira do Trabalho, foi muito bem recebida pelo público. "Este evento já se tornou tradicional no mês do trabalho e as pessoas gostaram de encontrar em um mesmo local vários serviços. O munícipe tinha a chance de sair com emprego, além de ter acesso a outros serviços de relevância. A participação das empresas parceiras agrega valor ao evento e proporciona uma outra forma de relacionamento com a população", ressalta o secretário.
Histórias semelhantes tiveram Bruna Larissa de Souza, de 16, e Luciene Cezário da Silva, de 19. Bruna ainda não terminou o ensino médio, mas está contratada como atendente da rede de lanchonetes Burguer King. Está tudo certo, só lhe restar fazer os exames médicos e pegar uma autorização na escola em que estuda. "No início do ano, trabalhei em uma empresa de telemarketing que não me registrou e sequer me pagou. Fiquei super brava e abandonei. Achei que era hora de arranjar outra coisa", disse ela, que veio acompanhada de outras duas amigas, que também conseguiram emprego no evento.
Luciene foi uma das que saíram da feira com a carteira de trabalho assinada. A ex-funcionária de uma loja de roupas deixou o emprego temporário no dia 20 e no dia 23 já foi contratada pela Zafir, multinacional que treina colaboradores por três meses para o trabalho em grandes empresas de comércio, tal como Walmart e Leroy Merlin. Luciene será conferente, profissional responsável pela checagem de preços em lojas. "Já começo na segunda (27). Estou super feliz. Não achava que seria tão rápido a mudança de um emprego para outro", afirmou. "A feira é uma ótima oportunidade para aqueles que estão desempregados".
Expectativa
O jovem João Vitor da Silva Ribeiro, 18, chegou à Feira do Trabalho na tarde de quinta e inscreveu-se em um processo seletivo da rede de farmácias Drogasil. "Se der certo, será meu primeiro emprego. Os 18 anos chegaram e ,com isso, a cobrança em casa", afirmou o rapaz, que vive com o pais no Jardim Santa Terezinha, na Zona Leste da cidade.
João Vitor soube do evento pela TV e achou que essa poderia ser uma boa oportunidade. "São sempre muito concorridas essas seleções, mas estou confiante e espero passar", afirmou.
Processo Seletivo
Cerca de 5 mil pessoas que estiveram na Feira do Trabalho estão em processo seletivo, a ser concluído ao longo das próximas semanas. Já 1.510 saíram da Feira com o emprego garantido, alguns até com a carteira assinada pela empresa participante no próprio local do evento.
Mais de 1.600 visitantes participaram dos cursos de capacitação, oficinas de orientação e palestras. Para elaboração de currículos, mais de 440 pessoas e 1.196 participaram das oficinas realizadas diariamente durante toda a Feira.
A Feira do Trabalho se voltou também para o empreendedorismo. Com saldo de 480 atendimentos no ‘Espaço do Empreendedor ’, os visitantes procuram por serviços como abertura, encerramento ou manutenção do negócio. Dos 480 atendimentos, 57 se destinaram às formalizações do MEI (Microempreendedor Individual).
A organização da Feira do Trabalho também disponibilizou espaços para o público ter acesso ao INSS, CET, Poupatempo, Senac, Senai, Caixa Econômica Federal, entre outros.
FOTOS
Os arquivos ficarão disponíveis para download durante 1 mês. O crédito da foto deve ser Cesar Ogata / SECOM.
Foto 1 - Feira do Trabalho está localizada no Vale do Anahngabaú, próxima ao prédio antigo dos Correios
Foto 2 - Serviços como emissão de Carteira de Trabalho e habilitação ao seguro desemprego são oferecidos em 7 vans do CAT Móvel
Foto 3 - Feira do Trabalho já atendeu cerca de 16 mil pessoas
Foto 4 - Suellen Cristine do Carmo já assinou contrato com a empresa Teleperformance
Foto 5 - João Vitor da Silva Ribeiro está atrás de seu primeiro emprego
Foto 6 - Bruna Larissa de Souza está prestes a ser contratada como atendente do Burguer King
Foto 7 - A jovem Liciene Cezário da Silva já começa a trabalhar na Zafer na próxima segunda-feira (27)
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk