Secretaria Especial de Comunicação
Parceria amplia atendimento de pacientes com fissura labiopalatal
A Prefeitura anunciou nesta quarta-feira (29), em evento realizado no Hospital Municipal Infantil Menino Jesus, na Bela Vista, uma parceria para a reestruturação do Programa Municipal de Atendimento da Fissura Labiopalatal, dirigido a pacientes portadores de fenda palatina, malformação congênita conhecida como lábio leporino. O encontro foi aberto com uma palestra da primeira-dama do município, Ana Estela Haddad, que abordou o tema "Tecnologias Educacionais Interativas para Potencialização da Educação em Saúde".
”A gente mostrou como podemos trabalhar com as ferramentas educacionais interativas fortalecendo e favorecendo o processo de tele-assistência e tele-educação que temos que fazer com profissionais à distância, seja no município, no estado e no país. Isso com certeza melhora o atendimento que é prestado aos pacientes”, explicou Ana Estela.
Além da reformulação das instalações destinadas aos atendimentos, a reestruturação do programa permitiu ainda a aquisição de novos equipamentos, a implantação de uma rede informatizada e de elaboração de novos protocolos e a capacitação de profissionais. A iniciativa contou com doações do Ministério Público do Trabalho (MPT) da 2ª Região, do Instituto de Seguridade Social gerência Executiva São Paulo Centro, do Serviço de Saúde do Trabalhador Reabilitação Profissional e da AES Eletropaulo.
“Queremos promover a união de experiências e capacidades que vão permitir uma melhora eficaz no atendimento aos pacientes fissurados”, disse o pediatra Antônio Carlos Madeira, diretor executivo do Hospital Infantil Menino Jesus.
O evento contou ainda com a presença do secretário-adjunto municipal de Saúde, Paulo Puccini, do superintendente de Estratégia Corporativa do Hospital Sírio-Libanês, Paulo Chapchap; e de Margarita Vargas (Regional Development Associate da Operação Sorriso na América do Sul)
Hospital Menino Jesus
Desde 1984, o Hospital Municipal Infantil Menino Jesus oferece atendimento integral às crianças portadoras de fissura labial e tornou-se referência a partir da parceria com o Programa Mãe paulista da Prefeitura, que estabeleceu que todas as crianças nascidas com fissura labiopalatina em maternidades do SUS passem a ser encaminhadas à unidade. Em 2008 a instituição passou a ser administrado pelo Instituto responsabilidade Social Sírio-Libanês.
Atendimentos
Em 2010, com o Programa Mãe Paulistana, o número de atendimentos às crianças portadoras de fissura labiopalatal cresceu entre 10 e 12 casos novos por mês. Antes o número era entre 4 e 5 casos.
Atualmente, o ambulatório do hospital tem cerca de 1.000 pacientes, entre 0 e 18 anos, em tratamento. Além disso, são realizadas 500 consultas por mês.
Por ano, são feitos de 100 a 120 novos atendimentos no hospital, o que representa o número total de crianças nascidas com fissura labiopalatal nas maternidades SUS da cidade de São Paulo.
Fotos
Créditos: Luiz Guadagnoli/Secom
Fotos 1 - Hospital Menino Jesus anuncia parceria com o Programa Municipal de Atendimento de Fissura Labial
Fotos 2 - Durante o evento, a primeira-dama, Ana Estela Haddad, apresentou uma palestra sobre tecnologias educacionais para potencializar a educação em saúde
Fotos 3 - Dezenas de médicos e profissionais de saúde assistiram a apresentação da primeira-dama
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk