Secretaria Especial de Comunicação

Sexta-feira, 14 de Junho de 2013 | Horário: 18:16
Compartilhe:

CET implanta mais quatro bolsões de espera para motos e bicicletas

Cruzamento da avenida Rebouças com avenidas Henrique Schaumann/Brasil terá caixas de acomodação nas quatro aproximações. Medida visa tornar espera pela abertura do semáforo mais segura para os condutores dos veículos sobre duas rodas

Para melhorar a segurança de motociclistas e ciclistas, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) executa projeto piloto com uma nova sinalização horizontal que delimita área exclusiva de espera para motos e bicicletas. Esta iniciativa faz parte da Operação Frente Segura, lançada no final de abril pela CET para criar espaço de acomodação mais seguro para os veículos sobre duas rodas ao pararem para aguardar a abertura do semáforo.

O mais recente bolsão foi criado quinta-feira (13) na interseção da avenida Rebouças com as avenidas Henrique Schaumann e Brasil. A ação tem como diferencial quatro bolsões sinalizados nas quatro aproximações deste macro cruzamento. De acordo com a CET, os bolsões da Henrique Schaumann e Brasil medem cinco metros. Já o bolsão da avenida Rebouças possui sete metros de extensão.

Além da sinalização de solo característica (pictogramas de bicicleta e motocicleta pintados no asfalto), a caixa de acomodação – que está situada entre a faixa de pedestres e os automóveis parados no vermelho do semáforo veicular - tem sua sinalização reforçada com placa educativa. Desta forma, evidencia que o espaço é destinado para a espera de motos e bikes.

Nos próximos dias, de acordo com a CET, a rua Líbero Badaró, na região central da cidade, também receberá a Operação Frente Segura próximo ao Viaduto do Chá e à travessia da Praça do Patriarca.

Critérios para definição dos locais
Os locais para implantação da Frente Segura são escolhidos, basicamente, em função de volume considerável de motocicletas e bicicletas que passam pelas vias e conflito veicular.

Iniciativa
Segundo a companhia, a iniciativa tem como objetivo proporcionar maior segurança para as motocicletas e ciclistas, assim, diminuir o conflito com autos no momento da largada no verde do semáforo.

Visa também aumentar o respeito das motos à linha de retenção e à faixa de travessia, dar maior visibilidade às motos junto às travessias de pedestres e também diminuir o número de acidentes envolvendo motos, ciclistas e pedestres no cruzamento.
 

collections
Galeria de imagens